Consultoria de estilo

Perguntas que vão te fazer repensar o seu guarda-roupa

Perguntas que vão te fazer repensar o seu guarda-roupa

Mês passado, quando eu postei esse vídeo abaixo no meu instagram mostrando a quantidade de peças que saíram do guarda-roupa da cliente na etapa de revitalização, a repercussão foi enorme, principalmente depois que eu falei que a maioria das peças eram novas, boas e caras. Mas a verdade é que nessa etapa da consultoria de estilo, eu falo essas perguntas para a cliente repensar o guarda-roupa dela e a gente decide juntas o que fica e o que sai, então no texto de hoje, vou fazer 8 perguntas que vão te fazer repensar o seu guarda-roupa, e talvez você “se livre” de muitas coisas também!

Tudo que você tem te faz se sentir LINDA?

Sabe aquela roupa que você sempre veste quando quer arrasar? Que quer se sentir linda e dar uma levantada na sua autoestima?? Já pensou em ter um guarda-roupa que só tenha peças que causem esse efeito?

Já pensou em ter um guarda-roupa que mesmo tendo que obedecer a um dress code pra trabalhar que não tem muito a ver com o seu estilo, você goste do que vê no espelho? E se eu te falar que isso é possível? Se você me contratar, pessoalmente aqui no Rio ou online pro Brasil todo, eu posso te ajudar. Se você quiser fazer isso sozinha, tira peça por peça e vista cada uma. Se o olho não brilhar, se o resultado for “mais ou menos” ou “dá pro gasto”, pense na possibilidade de viver sem essa peça!

Também vale pensar se você compraria essa peça de novo se ao invés de estar vendo ela no seu cabide, estivesse vendo ela na arara de uma loja! Funciona fazer essa reflexão! 🙂

Tudo que você tem no guarda-roupa serve pra sua vida atual?

Quando eu conheço a cliente nova, uma das primeiras coisas que eu preciso conhecer é a rotina dela, pra saber se ela tem roupas para cada necessidade dela ou se ela tem peças para a vida que ela tinha ou gostaria de ter (muita roupa de balada da época de solteira ou pra quando tiver mais vida social, peças mais sociais pra quando for promovida, etc.), o corpo dela (pra saber se o guarda-roupas tem roupas demais para o corpo que ela já teve ou quer ter um dia, ou se as peças vestem bem o corpo que ela tem hoje), e se as roupas passam uma mensagem coerente com a mensagem que ela quer passar atualmente.

Uma roupa pode ter sido perfeita em uma época no passado, de acordo com as nossas prioridades de vida naquela época, e hoje não fazerem mais sentido nenhum. E aí, também não faz sentido manter ela no guarda-roupas (é claro que tem peças que valem a pena manter pra sempre, mas aí é assunto pra outro texto).

Tudo que você tem fala bem do seu estilo e personalidade?

Eu já postei isso lá no meu instagram, e a verdade é que as suas roupas falam sobre você. Mesmo que você odeie moda, a mensagem vai ser passada através da roupa que você usar. E dependendo da sua escolha, elas podem falar bem ou mal do seu estilo e da sua personalidade. Então, que tal ficar só com o que fala bem de quem você é?

Tudo que você tem está em boas condições?

As primeiras peças que eu tiro do guarda-roupas da cliente na etapa de revitalização são as peças que já estão gastas, que estão manchadas, com bolinha, sem elástico, esgarçadas (eu explico aqui que malha cresce e que deve ficar guardada dobrada e não no cabide).

Aqui também vale dizer que roupas que não estão em boas condições também não servem pra andar em casa, dormir ou ir para a academia. Ela já se pagou, já cumpriu o papel dela na Terra, então tira ela do guarda-roupas de vez e deixe que ela descanse em paz!

Você usa tudo que tem?

Sempre que eu pergunto o percentual de roupas que a cliente não usa, varia de 40% a 70% e mesmo que fosse apenas 10% eu ia achar muito, porque roupa parada é dinheiro parado, que poderia ter sido gasto com algo mais útil, que você iria usar.

Roupa é pra usar muito, pra usar sempre, pra repetir de várias formas diferentes. Então, pega tudo que você não usa e começa a tentar entender os motivos de a peça ficar parada no guarda-roupas. Tenta fazer novas coordenações com ela, saber o que comprar pra fazer ela funcionar, ver se faz sentido manter ela lá.

O armário cápsula virou sucesso porque apesar de ser um guarda-roupa enxuto, tudo funciona. E isso é possível na “vida real”. Eu juro! 🙂

Quantas coordenações diferentes cada peça rende?

Eu já falei aqui que o ideal é que cada peça renda cinco looks diferentes, mas que se você conseguir montar ao menos 3 looks, já pode considerar essa peça versátil e com um bom custo benefício.

Na etapa de montagem de looks, eu faço esse exercício com a cliente, mostrando lições de coordenação de cores, de estilo, prioridades e de silhueta para ela aprender todas as possibilidades que cada peça tem, e conseguir multiplicar os looks sem precisar comprar mais peças. Consultoria de estilo é investimento que gera economia! 🙂

No dia da montagem de looks, que é a última etapa da consultoria de estilo (e que também pode ser contratada separadamente ) eu monto pelo menos 5 looks com cada parte de baixo, para a cliente saber o que pensar quando comprar novas peças, porque essa é a proporção ideal do guarda-roupas. ⚠ Quanto mais combinações a peça render, mais ela vale a pena. 💪 E pra peça render, ela precisa ser a sua cara, combinar com o seu estilo e ser de uma cor que combine bem com as outras que você tem. 😉 Sem esses requisitos, você só consegue usar a peça sempre do mesmo jeito, fazendo dela um uniforme sem graça e sem potencial! 👎 #consultoriadeestilo #personalstylist #montagemdelooks #lookdacliente #vestindoautoestima #dicadeestilo

A post shared by Vestindo Autoestima (@vestindoautoestima) on

Você tem mais peças clássicas ou mais peças “da moda”?

Quem gosta mais de peças clássicas pode gastar menos com roupa do que quem gosta de peças da moda, porque não precisa atualizar o guarda-roupa sempre.

Nem um e nem o outro tipo de guarda-roupa é certo ou errado. Você não precisa ser clássica para economizar, e nem deixar de usar roupas que estão na moda. Essa pergunta é só parte de conhecer o seu estilo, os seus gostos e as suas necessidades!

De qualquer forma, eu falo aqui sobre como a mulher de cada estilo usa as chamadas “peças essenciais” e no meu instagram tem um vídeo mostrando um pouco de como eu uso as minhas:

Como é a paleta de cores do seu guarda-roupa?

Nem todo mundo pode ou consegue fazer uma análise de coloração pessoal para saber quais são as cores que mais a favorecem e que cores deve ter no guarda-roupas, mas ainda assim, é importante saber que cores você mais usa, para saber que cores você deve comprar para conseguir coordenar com o que você já tem. Usa mais cores neutras? Usa cores neutras coloridas? Tem muitas peças coloridas e estampadas?

Usar o círculo cromático é importante, salva ele no celular e consulta sempre que precisar!

Conhecer a sua paleta de cores também ajuda a resolver a sua mala de viagem de maneira mais rápida.

Todas essas dicas estão explicadas em mais detalhes (como olhar pra cada peça, o que avaliar, como desapegar mais facilmente e até mesmo como organizar o guarda-roupa depois dessa faxina), eu te explico no meu E-BOOK GRATUITO “Otimizando o seu guarda-roupas para otimizar a sua rotina”, que você recebe clicando aqui!

Facebook Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *