icone-site-vestindo-autoestima
paleta de cores do guarda roupas

Dica para definir a paleta de cores do seu guarda-roupas

Um dos benefícios da consultoria de estilo é aprender a fazer compras inteligentes, incluindo peças novas para fazer o guarda-roupas das clientes  funcionar melhor, e uma das formas de fazer isso é entender a paleta de cores do guarda-roupas delas e pensar em grupos coesos de cores.

Mas esse texto é para quem não pode fazer uma consultoria de estilo agora, ou tem só essa dúvida em específico mas já está resolvida com o seu estilo pessoal. Eu também compartilho outros conteúdos gratuitos de qualidade lá no meu instagram.

Dica para definir a paleta de cores do seu guarda-roupas

Uma das primeiras etapas da consultoria de estilo é identificar uma  paleta de cores que faz com que a cliente fique mais bonita (que é a etapa de análise de coloração pessoal) e depois pensa em todas as outras cores que ficam mais legais junto com essas primeiras, pra que assim, ao longo da vida, enquanto ela estiver construindo o guarda-roupas dela, ela saiba comprar peças nessas cores todas, e tudo combinar com tudo.

Quando eu atendo as clientes da consultoria de estilo online, passo um exercício (como um inventário) pra elas entenderem melhor o guarda-roupas, e que você também pode fazer aí na sua casa, e planejar as futuras compras de peças coloridas.

Dica para ter um guarda-roupas funcional com a sua paleta de cores

Pega um bloquinho e uma caneta, vai pra frente do guarda-roupas e começa a anotar todas as partes de baixo e as partes de cima que você tem, e do lado, abre uma outra coluna e escreve as cores dessas partes de baixo e das partes de cima. Quando você já tiver duas listas de cores, separa tudo para saber quantas peças são em cores neutras e quantas em cores coloridas. Assim:

12 partes de baixo : 8 em cores neutras e 4 em cores coloridas
20 partes de cima : 18 em cores neutras e 2 em cores coloridas
Nesse exemplo, vemos que esse guarda-roupas está muito carente de partes de cima coloridas, percebe? E  aí essa cliente (ou você) pode se programar para procurar partes de cima coloridas nas próximas compras, e se ela sabe as cores da sua coloração pessoal e as cores que combinam com essas cores, essas compras saem melhor que a encomenda.

Vamos ver um outro exemplo, tipo esse:

15 partes de baixo : 10 coloridas e 5 neutras
12 partes de cima : todas coloridas
Aqui a ideia seria planejar futuras compras de mais partes de cima do que partes de baixo, e as partes de cima novas poderiam ser em cores mais neutras, pra fazer render esse monte de parte de baixo colorida. Entendeu?

É claro que isso não é uma fórmula que funcione pra todo mundo, porque tem gente que é mais colorida (como essa cliente das fotos abaixo, do serviço de malas inteligentes), e tem gente que é mais neutra, mas a ideia desse texto não é falar sobre a melhor quantidade de peças coloridas ou neutras, e sim que você saiba o que tem para fazer compras boas, como eu faço com as clientes na etapa de compras (personal shopper).

E aí, se você quiser saber a sua coloração pessoal, é só me mandar um email e comprar as cores que mais te valorizam. Se não tiver interesse, lê esse texto aqui pra saber como coordenar cores usando o círculo cromático, que vai te ajudar a saber que cores combinam com as cores que você mais gosta e usa!

Isso é consumo consciente, raciocinado, inteligente, que faz o seu dinheiro render e tornar o seu guarda-roupas mais funcional!

Aliás, no dia dessa foto aqui embaixo, que eu postei no instagram, a cliente comentou que tinha achado engraçado o fato de que ela poderia comprar todas as peças e elas combinarem entre si, e só depois que ela acabou de falar que percebeu que eu tinha separado aquelas peças de forma proposital, de acordo com a coloração pessoal dela e com o que faltava no seu guarda-roupas!

E se você quiser fazer um inventário mais completo ainda, você pode dividir essa lista em peças de frio e calor, em cores claras e escuras, em peças estampadas e peças lisas, em formal e informal, e outras mil variações.

Todas elas vão direcionar você pra construção funcional do seu guarda-roupas, além de ajudar a pensar em muitas idéias novas de coordenação de cores, com a ajuda do círculo cromático!

E se você fizer esse exercício, volta aqui pra me contar o resultado nos comentários! Tenho certeza que vai dar suuuuper certo! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!