icone-site-vestindo-autoestima
marcar cintura

11 truques de estilo para marcar a cintura

Se você AMA a sua cintura (ou a proporção dela com os quadris) mas acha que a única forma de valorizar, evidenciar ou ressaltar essa parte do corpo é com o cinto, você vai se surpreender com esses 11 truques de estilo para marcar a cintura que eu separei nesse texto e vou te ensinar agora, como mostro lá no meu instagram e ensino para as minhas clientes da consultoria de estilo online e presencial.

11 truques de estilo que vão marcar a cintura

Marcar a cintura deixa o look mais feminino, e ainda dá a sensação de silhueta menor, já que a cintura, o tornozelo e o antebraço são as partes mais finas do corpo, e quando estão marcadas ou evidenciadas, ajudam a criar a ilusão de silhueta toda menor! 🙂

1. Usar blusas mais curtas

Se você precisava de um motivo para aderir aos tops croppeds, tá aí: Usar blusas mais curtas ajuda a marcar a cintura, principalmente se for de uma cor contrastante com a parte de baixo, como o look que eu montei com essa cliente no dia de compras / personal shopper:

2. Usar peças de cores contrastantes

Pegando uma carona na dica anterior, vale lembrar que usar peças de cores contrastantes faz uma linha vertical na altura da cintura, evidenciando essa parte do corpo. Mas atenção: se você tiver aquela barriguinha que te incomoda, dá uma olhada no espelho pra ver se essa coordenação de cores não acentua a barriga, já que chama a atenção para essa área.

Nesse texto aqui eu explico como combinar cores usando o círculo cromático!

3. Colocar a blusa toda pra dentro

Nessa foto aqui, de uma cliente da consultoria de estilo no Rio de Janeiro (presencial) eu mostro a diferença que faz na silhueta usar a blusa toda por dentro da saia. Além de ajudar a marcar a cintura, ainda deixa o visual mais elegante. E na legenda eu falo uma coisa que você deve se lembrar sempre: Se vestir é mais que colocar a roupa sobre o corpo!

É importante dizer que esse truque funciona melhor com peças de baixo (shorts, saia ou calça) mais largas, mas você deve observar o resultado na frente do espelho e saber se gosta ou não e se funciona para o seu corpo e o seu estilo!

4. Prender só a frentinha da blusa

Se tem um truque de estilo que eu AMO e que dá resultado, é prender só a frentinha da blusa! Ele ajuda a marcar a cintura, a diminuir o quadril e a barriga e ainda deixa o look mais arrumadinho. E isso tudo em segundos!!

Sou fã desse truque de estilo para marcar a cintura e muitas das minhas clientes da consultoria de estilo (fotos abaixo) viraram também! rsrs

truques de estilo para marcar a cintura

5. Usar uma terceira peça aberta

Eu já falei aqui de vários motivos para usar usar uma terceira peça mesmo no calor, e todo mundo já sabe que isso é um truque aliado de quem quer parecer mais magra, e isso acontece por causa do vão que a terceira peça faz no centro do corpo.

Esse efeito é ainda maior se a terceira peça for mais sequinha / ajustada, que vista sequinha nas costas e nos ombros, ou seja acinturada.

Esse efeito é ainda maior se a terceira peça for em cores mais escuras ou neutras, e forem usadas abertas e sobrepostas a blusas em cores mais coloridas, mais claras ou estampadas.

Ah! Se você tiver barriguinha mais saliente e isso te incomodar, presta atenção nas terceiras peças que terminam exatamente ali no ponto do “problema”. Nesse caso, prefira as peças mais compridinhas, que terminam na altura do quadril.

6. Usar peças acinturadas

Como eu falei aqui em cima, as peças acinturadas podem ajudar muito a marcar a cintura, e isso vale mesmo para as peças mais larguinhas. Para saber se uma peça é acinturada ou reta, feche os botões ou zíper e pendure a peça no cabide para observar melhor as suas linhas.

montagem de looks na consultoria de estilo para marcar a cintura e disfarçar a barriga

7. Fechar só os botões do meio

Se você for usar a terceira peça fechada, experimente fechar só os botões do meio, e deixar os botões da altura dos seios e do quadril abertos. Isso funciona com cardigãs, jaquetas, casacos e blazers, que ficam com a modelagem mais acinturada, o que ajuda a marcar a cintura.

É só um minuto pra abotoar o botão, e mudar a silhueta… e o sorriso da cliente aumentar! 🙂

terceira peça para marcar a cintura

8. Arregaçar a manga

Dobrar a manga do blazer ou do casaco na altura do cotovelo ou usar uma blusa ou vestido com manga 3/4 também é ótimo para marcar a cintura, já que também faz visualmente uma linha vertical na altura da cintura e do quadril.

Se você se incomoda com a manga caindo toda hora, olha esse truque de estilo simples e rápido que eu ensinei pra uma cliente da consultoria de estilo e mostrei lá no meu instagram:

9. Investir em peças de tecido plano

Nesse texto aqui eu falo sobre a diferença de malha e tecido plano, e quando o assunto é tecido, o tecido plano tem um caimento muito melhor, principalmente para quem tem barriguinha. E aí, você não precisa “escolher” entre marcar a barriga ou marcar a cintura.

Dá pra fazer as duas coisas ao mesmo tempo: Uma blusa ou vestido de tecido plano vai cair melhor no corpo, acompanhando a silhueta sem marcar demais!

10. Usar blusas e vestidos transpassados

Eu vivo falando que não existe peça que toda mulher tem que ter, mas agora eu vou me contradizer: Toda mulher deveria ter um vestido envelope. Ô peça democrática e que tem o poder de deixar mulher de todos os tipos de corpo bonita!

vestido envelope para disfarçar a barriga

O mesmo efeito é causado pelas blusas transpassadas, que além de afinar a cintura, deixa o colo mais bonito.

11. Lingerie também ajuda a marcar a cintura

Usar a lingerie errada pode comprometer o look inteiro, já que ela pode marcar o que não deveria, fazer sobrar gordurinhas que não existem, e modificar a silhueta. Então, fechando essas 11 dicas, vale lembrar que para marcar a cintura, não basta olhar apenas para as peças que você veste na região da cintura, e sim para o conjunto todo.

Se o sutiã deixa o peito no lugar certo, e a calcinha também cobre a barriga e cintura do jeito ideal para a roupa que está usando, a cintura recuada (com medida menor que as medidas de ombro e de quadril) aparece e é evidenciada!

Nesse texto aqui eu falo da lingerie de cada estilo, e em breve, vou deixar um texto aqui com dicas de lingerie para quem tem o peito pequeno e pra quem tem peitão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!