icone-site-vestindo-autoestima
consultoria de estilo no Rio de Janeiro

Como é fazer consultoria de estilo no Rio de Janeiro?

Os cariocas em geral têm fama de não se preocuparem muito com o que vai vestir, de ir a qualquer lugar de biquíni e chinelo, e de ser tão informal na vestimenta quanto é no modo de falar.

Mas a verdade é que nós, cariocas temos estilos diferentes, também trabalhamos muito, em vários tipos de emprego e que demandam vários tipos de guarda-roupas, com dress codes diferentes (independente de estar um calor de 50 graus), e nem todos moram na beira da praia ou podem ir à praia todos os dias.

Então, vou aproveitar a pergunta de uma seguidora lá do instagram e responder como é fazer consultoria de estilo no Rio de Janeiro comigo.

Como é fazer consultoria de estilo no Rio de Janeiro? Veja:

Mesmo com essa ideia de que no Rio de Janeiro as pessoas não se preocupam com roupa, eu sempre trabalho bastante, desde 2014, porque as pessoas já entenderam que a consultoria de estilo tem muito pouco a ver com roupa e está muito mais relacionada com autoestima e imagem pessoal, e que um dos benefícios da consultoria de estilo é a economia que esse processo vai gerar depois, ou seja, que ao invés de continuar comprando errado pela vida toda, vale a pena investir num aprendizado e economizar pra sempre, comprando certo e não deixando mais roupa parada no guarda-roupas!

Etapas da consultoria de estilo no Rio de Janeiro

Para entender melhor como é a consultoria de estilo no Rio de Janeiro, é importante entender como são as etapas do processo, e eu falei melhor sobre cada uma dessas etapas nesse texto aqui.

Fazer consultoria de estilo no Rio de Janeiro é caro?

Por falar em economia, eu já expliquei nesse texto aqui que eu cobro um valor muito abaixo do mercado por ideologia, por querer que a consultoria de estilo seja um serviço acessível a toda mulher que queira ter a sua autoestima resgatada, que queira gostar do que vê no espelho sem precisar gastar rios de dinheiro pra contratar uma boa profissional ou para fazer compras.

Aliás, eu já mostrei lá no meu instagram que sempre levo as minhas clientes ao shopping Outlet Premium, principalmente quando elas precisam comprar muitas peças de marcas mais caras, já que lá o preço é bem menor e vale muito a pena ir lá, apesar da distância!

consultoria de estilo no Rio de Janeiro

Eu também levo as clientes em lojas de departamento, brechós, lojas de fábrica e garimpo na parte OFF das lojas, porque a qualidade das roupas nem sempre está associada às etiquetas que a maioria das pessoas vê (a etiqueta da marca e do preço), e sim da etiqueta interna da peça, que fala do tecido, do modo de cuidar da peça e de onde ela foi fabricada!

consultoria de imagem e estilo no Rio de Janeiro

Pra entender mais sobre a etapa de compras e do serviço de personal shopper, que pode ser contratado separadamente, é só ler esse texto aqui.

Lifestyle carioca na consultoria de estilo

Uma das minhas primeiras clientes da consultoria de estilo no Rio de Janeiro, lá em 2014 (bem antes de eu começar a atender online) me contratou porque queria se vestir como uma carioca.

Ela estava morando no Rio há pouco tempo, e tinha a sensação de que as pessoas percebiam que ela não era carioca mesmo antes de abrir a boca e mostrar o sotaque do interior de São Paulo, e o resultado foi um guarda-roupas mais colorido e estampado, pra ela ter essa sensação que ela queria (parecer carioca) e continuar adequada e respeitando o dress code e o estilo dela, mesmo em momentos mais informais. Essas são algumas fotos da etapa de montagem de looks dela:

montagem de looks personal stylits

O importante aqui é mostrar que passar por uma consultoria de estilo no Rio de Janeiro é um processo muito personalizado, e que por trás do pedido de “parecer carioca” que a cliente fala, o meu papel é entender o que “ser carioca” significa pra ela e que seja coerente com quem ela é, com a rotina dela, a profissão, e o estilo dela.

Uma cliente é diferente da outra, e o que faz sentido pra uma, não serve pra outra, e por isso não tem uma proposta única que funcione pra todo mundo – inclusive a minha. E cada cliente que eu atendo desde 2014 me ensina mais sobre pessoas, sobre ouvir, e sobre uma infinidade de possibilidades!

Para outra cliente, que eu atendi na consultoria de estilo no Rio de Janeiro e é carioca, e que tinha um vestido bem colorido e estampado no guarda-roupas e completamente fora da coloração pessoal e do estilo dela, eu pedi que ela “defendesse a peça” na etapa de revitalização do guarda-roupas, ou seja, que me explicasse porque aquela peça deveria continuar no seu guarda-roupas, mesmo com tantos pontos negativos.

Ela me dizer que ama a peça, ou que se acha linda nela é uma resposta que justifica qualquer peça, porque TODA PEÇA que você tem no guarda-roupas precisa ser por esses motivos, mas ela disse que era “a peça para fazer programas cariocas, como tomar uma água de coco no calçadão da praia”. E aquele vestido não representava quem ela era, mas era uma fantasia de carioca. Depois de tirar aquele vestido do guarda-roupas dela, essas foram as opções que eu sugeri pra ela se sentir mais carioca, de acordo com o estilo dela, com as roupas que ela já tinha:

consultoria de estilo no Rio de Janeiro

Eu postei o resultado da revitalização do guarda-roupas dela no meu instagram, e no meio de um monte de peças de cores mais neutras, dá pra ver o tal vestido (amarelo e estampado) lá no meio das peças que saiu nessa etapa!

Nem a cliente que queria parecer carioca, nem a carioca que só usava esse vestido pra parecer mais carioca em situações específicas precisa se fantasiar de carioca. O meu trabalho é entender o que essa demanda significa pra cada cliente e dar opções que sejam coerentes pra cada uma delas.

Porque eu adoro atender clientes da consultoria de estilo no Rio de Janeiro

Trabalhar em home office e atender clientes do Brasil todo é muito gostoso, mas ter clientes da consultoria de estilo no Rio de Janeiro permite o contato pessoal, que é muito diferente do que acontece na consultoria de estilo online.

Além disso, eu já conheço pessoalmente a maioria das marcas cariocas, dos vendedores dos shoppings, os melhores brechós, o clima, os lugares que as clientes frequentam, e isso tudo me dá um repertório muito maior de opções para oferecer para a cliente.

Isso sem falar que ter clientes da consultoria de estilo no Rio de Janeiro me permite atender clientes que morem em lugares LINDOS, ou que eu precise passar por vários pontos turísticos até chegar na casa dela, como essa que mora bem de frente pra Lagoa Rodrigo de Freitas:

Ou como essa outra cliente da consultoria de estilo no Rio de Janeiro, que consegue ver o bondinho do pão de açúcar da janela da sala, e ainda me rendeu uma foto tipo blogueira no dia que eu fui conhecer o guarda-roupas dela hahaha

Porque o Rio de Janeiro tem muitos problemas SIM, mas sempre vai ser a cidade maravilhosa que eu amo – e que me apresenta clientes maravilhosas também! Sem contar que é ótimo empoderar mulheres do Rio de Janeiro inteiro com o meu trabalho, porque não tem nada mais empoderador que ter acesso à informações, né?

E é importante dizer que eu também atendo homens na consultoria de estilo no Rio de Janeiro, e contei como funciona a consultoria de estilo masculina aqui também.

Carioca se preocupa com o que vestir?

O carioca tem sim um jeito mais informal de se vestir, que combina com o jeito de se relacionar com as pessoas (o que eu AMO), mas é um mito achar que carioca só usa chinelo e biquíni ou que as pessoas que moram aqui no Rio de Janeiro não se preocupam com o que vestir.

A consultoria de estilo no Rio de Janeiro me permiti atender, desde 2014, pessoas de profissões bem diversas (desde a contadora de uma empresa pequena à uma gerente da área de marketing de uma multinacional, passando por advogadas, psicólogas, consultoras de estilo, servidoras públicas de órgãos diversos, juízas, etc), mulheres de idades e lugares diferentes do Rio de Janeiro, ou seja, pessoas com estilos, corpos e tipos de dress code completamente diferentes, com demandas e desejos de imagem completamente diferentes, como eu mostro nessas fotos e lá no meu instagram:

consultoria de imagem no Rio de Janeiro

Pra falar da consultoria de estilo no Rio de Janeiro, eu trouxe o exemplo da cliente que queria looks para parecer carioca em situações mais informais, mas a grande maioria das minhas clientes me contrata pensando em roupa de trabalho, para passar uma boa imagem profissional, sem deixar de lado quem elas são, e os meus 12 anos de experiência em Recursos Humanos me ajuda muito nisso também.

Consultoria de estilo no Rio de Janeiro pra quem mora no subúrbio

Eu já falei aqui várias vezes que a consultoria de estilo não é uma coisa só para ricos e famosos, e uma prova disso é o fato de eu já ter atendido várias clientes da consultoria de estilo no subúrbio do Rio de Janeiro, e até mesmo na Baixada Fluminense, e não apenas pessoas que moram na Zona Sul e na Barra.

consultoria de estilo RJ

O que eu nunca falei aqui é que apesar de atualmente morar na Zona Sul, eu já morei bastante tempo no subúrbio do Rio de Janeiro, o que também me faz entender o lifestyle da carioca de diferentes lugares do Rio de Janeiro, além de marcas de bairro, brechós e os shoppings.

Consultoria de estilo nos shoppings do Rio

A maioria das vendedoras já sabem como funciona o serviço de consultoria de estilo no Rio de Janeiro e me ajudam bastante no processo, já que eu chego 2 horas antes da cliente no dia da etapa de compras e separo tudo do tamanho, cor e estilo dela, e a vendedora me ajuda com a reserva das peças, dá atenção, e às vezes traz água e café! <3

Os shoppings do subúrbio e da baixada fluminense também têm muitas opções de lojas boas, mas assim como acontece com as clientes da Zona Sul e Barra da Tijuca, a escolha de onde vai ser a etapa de compras depende do que ela precisa comprar.

Eu contei nesse texto aqui como eu faço a curadoria das lojas, tanto para as clientes da consultoria de estilo no Rio de Janeiro quanto para a consultoria de estilo online.

personal shopper no Rio de Janeiro

Esperando a vendedora trazer as peças que eu separei previamente para a cliente experimentar, na loja Oh, Boy! do shopping Nova América, que gentilmente deixou eu registrar um pouco do meu trabalho com essas fotos, pra mostrar aqui!

Consultoria de estilo no Rio de Janeiro e compra nos brechós

Quem me acompanha lá no instagram sabe que eu adoro brechós e sou incentivadora do consumo consciente e da roupa de segunda mão, e como moradora do Rio, eu conheço a maioria dos brechós e levo as minhas clientes para comprar roupa em brechós e economizar ainda mais na etapa de compras.

brechó na etapa de compras da consultoria de estilo

Quando a cliente gosta de comprar em brechós, ou nunca comprou por ter preconceito mas topa conhecer os brechós que eu indico, eu faço uma curadoria no brechó perto da casa dela (ou onde tem o que ela precisa / está procurando) também.

Como fazer a consultoria de estilo no Rio de Janeiro comigo

Se você gostou da forma como eu apresentei o meu trabalho, e quer fazer consultoria de estilo no Rio de Janeiro comigo, entra em contato, pede o orçamento, e vamos tomar um café pra eu te explicar melhor o processo e entender como vou te ajudar!

5 comentários

  1. Olá, Priscila. Gostaria de mais informações sobre o serviço de consultoria de estilo presencial, por exemplo: valor, quantidade de encontros e finalidades, se trabalha com visagismo e quanto recomenda ter de reserva para o investimento em compras (imagino que deva variar, mas gostaria de saber uma média).
    Sou moradora da zona oeste do Rio e gostaria de me organizar para realizar esse investimento ainda esse ano.
    Abs.

  2. Gostaria de informação sobre a consultoria presencial como orçamento, numero de encontros, reserva para investimento em roupas etc. Moro em Niterói, sou biológa, trabalho de uniforme e tenho dificuldade em compor look fora desse ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!