Consultoria de estilo

Como é fazer consultoria de estilo no Rio de Janeiro?

Como é fazer consultoria de estilo no Rio de Janeiro?

Os cariocas em geral têm fama de não se preocuparem muito com o que vai vestir, de ir a qualquer lugar de biquíni e chinelo, e de ser tão informal na vestimenta quanto é no modo de falar, mas a verdade é que cariocas também trabalham muito, em vários tipos de emprego e que demandam vários tipos de guarda-roupas, com dress codes diferentes (independente de estar um calor de 50 graus), e nem todos moram na beira da praia ou podem ir à praia todos os dias. Então, vou aproveitar a pergunta de uma cliente da consultoria de estilo e responder como é fazer consultoria de estilo no Rio de Janeiro.

Como é fazer consultoria de estilo no Rio de Janeiro?

Mesmo com toda a crise no Brasil (e especialmente no Rio de Janeiro), eu continuo trabalhando bastante, porque as pessoas já começaram a entender que consultoria de estilo tem muito pouco a ver com roupa e está muito mais relacionada com autoestima e imagem pessoal, e que um dos benefícios da consultoria de estilo é a economia que vai gerar depois, ou seja, que ao invés de continuar comprando errado pela vida toda, vale parar, investir num aprendizado e economizar pra sempre, comprando certo e não deixando mais roupa parada no guarda-roupas!

Eu dei uma entrevista para o Superela (clica aqui pra ler) que eu explico que cobro um valor muito abaixo do mercado por ideologia, por querer que esse serviço seja acessível a toda mulher que queira ter a sua autoestima resgatada, que queira gostar do que vê no espelho sem precisar gastar rios de dinheiro pra contratar uma boa profissional (sim, eu sou boa no que eu faço, e isso não é arrogância, é autoestima profissional!!) ou para fazer compras.

Aliás, eu já mostrei lá no meu instagram que sempre levo as clientes ao Outlet Premium, principalmente quando elas precisam comprar muitas peças de qualidade, já que lá o preço é bem menor e vale a pena – apesar da distância!

Eu também levo as clientes em lojas de departamento, brechós, lojas de fábrica e garimpo na parte OFF das lojas, porque a qualidade das roupas nem sempre está associada às etiquetas que a maioria das pessoas vê (a etiqueta da marca e do preço), e sim da etiqueta interna da peça, que fala do tecido, do modo de cuidar da peça e de onde foi fabricada!

Pra entender mais sobre a etapa de compras e do serviço de personal shopper, que pode ser contratado separadamente, é só ler esse texto aqui.

Lifestyle carioca na consultoria de estilo

Uma das minhas primeiras clientes da consultoria de estilo no Rio de Janeiro, lá em 2014 (bem antes de eu começar a atender online) me contratou porque queria se vestir como uma carioca.

Ela estava morando no Rio há pouco tempo, e tinha a sensação de que as pessoas percebiam que ela não era daqui mesmo antes de abrir a boca e mostrar o sotaque do interior de São Paulo, e o resultado foi um guarda-roupas mais colorido e estampado, pra ela estar adequada e respeitando o dress code e o estilo dela, que é mais clássica, professora universitária e com mais de 40 anos, mesmo em momentos mais informais. Essas são algumas fotos da etapa de montagem de looks dela:

O importante aqui é mostrar que a consultoria de estilo é um processo muito personalizado, e que por trás do pedido “parecer carioca” que a cliente fala, o meu papel é entender o que a carioca tem que seja coerente com quem ela é, com a rotina dela, a profissão, a idade, o estilo dela. Uma cliente é diferente da outra, e o que faz sentido pra uma, não serve pra outra. E cada cliente que eu atendo me ensina mais sobre pessoas, sobre ouvir, e sobre uma infinidade de possibilidades!

Esse mês eu atendi uma cliente (carioca) que tinha um vestido bem colorido e estampado no guarda-roupas e como era completamente fora da coloração pessoal e do estilo dela, eu pedi que ela “defendesse a peça” na etapa de revitalização do guarda-roupas, ou seja, que me explicasse porque aquela peça deveria ficar ali. Ela me dizer que ama a peça, ou que se acha linda nela é uma resposta que justifica qualquer peça, porque TODA PEÇA que você tem no guarda-roupas precisa ser por esses motivos, mas ela disse que era “a peça para fazer programas cariocas, como tomar uma água de coco no calçadão da praia”. E aquele vestido não representava quem ela era, mas era uma fantasia de carioca. E essas foram as opções pra ela se sentir mais carioca, de acordo com o estilo dela:

Eu postei o resultado da revitalização do guarda-roupas dela no meu instagram, e no meio de um monte de peças de cores mais neutras, dá pra ver o tal vestido (amarelo e estampado) lá no meio das peças!

Porque eu adoro atender clientes da consultoria de estilo no Rio de Janeiro

Trabalhar em home office e atender clientes do Brasil todo é muito gostoso, mas ter clientes da consultoria de estilo no Rio de Janeiro permite o contato pessoal, que é muito diferente do que acontece na consultoria de estilo online. Além disso, eu já conheço pessoalmente a maioria das marcas, o clima, os lugares que as clientes frequentam, o que me dá um repertório muito maior de opções para oferecer para a cliente escolher.

Isso sem falar que ter clientes da consultoria de estilo no Rio de Janeiro me permite atender clientes que morem em lugares LINDOS, ou que eu precise passar por vários pontos turísticos até chegar na casa da cliente, como essa que mora bem de frente pra Lagoa Rodrigo de Freitas:

Ou como essa outra cliente, que consegue ver o bondinho do pão de açúcar da janela da sala, e ainda rendeu uma foto tipo blogueira hahaha

Porque o Rio de Janeiro tem muitos problemas SIM, mas sempre vai ser a cidade maravilhosa que eu amo!

Carioca se preocupa com o que vestir?

O carioca tem sim um jeito mais informal de se vestir e de se relacionar com as pessoas (o que eu AMO), mas é um mito dos maiores achar que carioca só usa chinelo e biquíni ou que as pessoas que moram aqui no Rio de Janeiro não se preocupam com o que vestir.

A consultoria de estilo no Rio de Janeiro me permitiu atender pessoas de profissões bem diversas, desde a contadora de uma empresa pequena, a gerente da área de marketing de uma multinacional, advogadas, psicólogas, consultoras de estilo, servidoras públicas de órgãos diversos, até uma juíza, ou seja, pessoas com tipos de dress code completamente diferentes, com demandas completamente diferentes, como eu mostro nessas fotos:

Como falei no começo, eu já atendi cliente que queria looks para parecer carioca em situações mais informais, mas a grande maioria das minhas clientes me contrata pensando em roupa de trabalho, para passar uma boa imagem profissional, sem deixar de lado quem elas são.

Consultoria de estilo no subúrbio do Rio de Janeiro

Eu já falei aqui várias vezes que a consultoria de estilo não é uma coisa só para ricos e famosos, e uma prova disso é o fato de eu já ter atendido várias clientes da consultoria de estilo no subúrbio do Rio de Janeiro, e até mesmo na Baixada Fluminense, e não apenas pessoas que moram na Zona Sul e na Barra.

O que eu nunca falei aqui é que eu moro no subúrbio do Rio de Janeiro. E apesar de uma cliente ter me falado uma vez que eu não deveria falar isso porque as pessoas associam a zona norte com pobreza e pobre com mal gosto “e ninguém vai contratar uma consultora de estilo com mal gosto”, eu não acho que meu gosto tenha piorado depois que saí da Zona Sul (eu me formei em Consultora de estilo enquanto morava lá), e a crise e a decisão de não ter mais vínculo com empresas e salário fixo me trouxeram pra cá. E sim, essa cliente ficou super satisfeita com o trabalho da consultora de estilo suburbana dela, e provavelmente mudou a forma de pensar! 🙂

Mas, se não tiver mudado a opinião dela, também não tem problema. Eu não quero ser contratada pelo meu estilo ou gosto pessoal, porque eles não são parâmetro pro meu trabalho (o que conta é o que a cliente gosta), mas isso é assunto pra outro texto ou não. Mas eu falei disso nessa foto aqui, lá no instagram.

E foi no instagram que eu registrei um dos meus encontros com uma cliente que também é consultora de estilo, também morava no Subúrbio e que foi minha assistente por um tempo. Fernanda, eu te AMO!!!

Consultoria de estilo nos shoppings do Rio

A maioria das vendedoras já sabem como funciona o serviço de consultoria de estilo e são uma parte importante no processo, já que eu chego horas antes da cliente no dia de compras e separo tudo do tamanho, cor e estilo dela, e a vendedora reserva, ajuda, dá atenção, traz água e café! <3

Os shoppings do subúrbio também tem muitas opções de lojas boas, mas mesmo quando a cliente mora no subúrbio do Rio e precisa de peças que a gente não encontra por perto da casa dela, a gente vai em shoppings que permitam que a gente encontre o que ela precisa. Sem contar que é ótimo empoderar mulheres do Rio de Janeiro inteiro com o meu trabalho, porque não tem nada mais empoderador que ter acesso à informações, né?

Esperando a vendedora trazer as peças que eu separei previamente para a cliente experimentar, na loja Oh, Boy! do shopping Nova América, que gentilmente deixou eu registrar um pouco do meu trabalho com essas fotos, pra mostrar aqui! Fotógrafa: Millena

Se você quer fazer consultoria de estilo no Rio de Janeiro, entra em contato, pede o orçamento, e vamos tomar um café!

Facebook Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *