Consultoria de estilo

Consultoria de estilo é pra quem se veste mal?

Consultoria de estilo é pra quem se veste mal?

Semana passada eu postei essa foto lá no meu instagram com uma cliente nova, e ao compartilhar ela na minha página do facebook, uma seguidora questionou: “Se a consultoria de estilo não é pra quem se veste mal, qual o objetivo então?”. E então, eu resolvi que isso deveria virar um texto aqui pra esclarecer essa dúvida pra todo mundo, já que a consultoria de estilo é uma profissão razoavelmente nova e cheia de mitos envolvidos.

O que é se vestir mal?

A primeira coisa que eu preciso esclarecer é que “se vestir mal” assim como “se vestir bem” é um conceito que pode variar de pessoa pra pessoa. Ninguém agrada a todo mundo o tempo todo, porque as pessoas têm conceitos, valores e gostos diferentes. Então, alguém que se veste mal pra você, com certeza acha que se veste bem, e provavelmente alguém acha isso também.

Consultoria de estilo não é esquadrão da moda

O pior desserviço que existe para a divulgação da consultoria de estilo são os programas tipo “Esquadrão da moda”, porque não tem absolutamente NADA a ver com o que é passado lá. Não existe a possibilidade de uma consultora de estilo falar que uma roupa da cliente é horrorosa, ou vulgar, ou fazer piadinhas e ridicularizar a cliente, e muito menos deixar que o seu gosto pessoal interfira na imagem da cliente.

Nesse vídeo, que eu também postei no meu instagram, eu falo dos motivos que as roupas foram descartadas do guarda-roupas da cliente. Note que em momento nenhum eu uso adjetivos pesados, falo mal das peças ou da cliente, e nem faço brincadeiras de mal gosto.

Essas peças estavam PARADAS no guarda-roupas dela, porque ela nunca usava, não sabia combinar, não fazia ela se sentir bonita ou adequada, não fazia mais sentido na vida atual dela, estavam apertadas demais, largas demais, velhas demais…

Quem aí assiste o Esquadrão da Moda, já percebeu que as pessoas que participam do programa saem todas com a cara da Isabella Fiorentino (a apresentadora)? Eu não quero servir de inspiração pra ninguém, e nem que a cliente mude o estilo dela. TODO MUNDO TEM ESTILO, e o meu estilo é meu, e o da cliente é o da cliente. O dela não é melhor e nem pior que o meu, e vice-versa!

Tem roupa bonita que não serve?

Essa cliente do vídeo só tirou roupas boas e bonitas do guarda-roupa. Marcas caras, peças em bom estado, coisas que ela conseguiria vender a um preço bom e conseguir uma grana boa para usar na reposição das peças no guarda-roupas dela, mas ela preferiu doar tudo. <3

E se as peças eram bonitas, boas, caras e estavam em boas condições, porque nós tiramos? Simples: Por que não combinava mais com ela. Talvez combinasse quando ela comprou, mas agora não fazia mais sentido. Talvez ficasse bonita na amiga dela, ou na manequim do lookbook da loja, ou na atriz da TV, mas nela não ficou. Só estava enchendo o guarda-roupas e as gavetas, e dando aquela sensação de que “não tenho nada pra vestir” mesmo com o guarda-roupas lotado! Porque ela realmente não tinha nada pra vestir. Ela não tinha nenhuma dessas peças porque elas não eram uma opção pra ela!

Porque alguém que se veste bem precisa de consultoria de estilo?

Você deve estar se perguntando: Se uma pessoa já se veste bem, porque então ela precisaria de uma consultoria de estilo? Nesse texto aqui eu falo sobre os benefícios da consultoria de estilo, e note que em nenhum momento eu cito “descobrir seu estilo”, “mudar seu estilo” ou “aprender a se vestir”.

Uma pessoa que se veste bem precisa de consultoria de estilo para:

  • aprender a comprar melhor (peças que ela realmente vai usar, que combine com ela e com a rotina dela, avaliar caimento, tecido, custo benefício, etc);
  • saber combinar as peças;
  • aprender a multiplicar as possibilidades de looks com as roupas que ela já tem;
  • saber como valorizar o que ela gosta mais no corpo dela e esconder aqueles “defeitinhos” que só ela vê mas que incomoda na frente do espelho ou quando veste um tipo específico de roupa;
  • se sentir mais segura ao ouvir de uma profissional que as suas roupas são adequadas para um determinado evento / dress code / tipo de corpo;
  • melhorar a autoestima;
  • saber combinar cores;
  • economizar tempo ao se vestir;
  • economizar dinheiro comprando só o que vale a pena, combina com ela, é coerente, vai fazer ela se sentir linda, vai render muitos looks.

E se você acha que se veste bem, mas precisa aprender alguma dessas coisas, mas acha que a consultoria de estilo completa é muito mais do que você precisa, pode me contratar para fazer qualquer uma das etapas da consultoria de estilo separadamente! Tanto presencialmente aqui no Rio quanto online! Me manda um email e a gente conversa! 🙂

 

 

Facebook Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *