Autoestima, Consultoria de estilo

Como a consultoria de estilo pode ajudar na sua autoestima

Como a consultoria de estilo pode ajudar na sua autoestima

Eu sempre falo que a metodologia que eu uso no meu trabalho como consultora de estilo fala mais sobre a mulher que veste a roupa do que da roupa que veste a mulher, mas talvez eu nunca tenha explicado diretamente como que passar pelo processo de consultoria de estilo pode ajudar na sua autoestima como vou falar nesse texto.

Quando as clientes que estão com problema com a autoestima me procuram com um problema no guarda-roupas ou no estilo delas, tudo que elas sabem é que não gostam da imagem que vêem no espelho. Sabem que nenhuma roupa faz elas se sentirem bonitas, ou seguras, ou sexies o suficiente, e que o que funcionava antes já não faz mais sentido.

Elas querem voltar a se reconhecer em frente ao espelho, a se gostar, a gostar do que veem, e nesse momento eu junto todo o meu conhecimento sobre gente (que eu aprendi na faculdade de Psicologia) e sobre moda e estilo com tudo que a cliente fala sobre ela e sobre o que ela quer para juntar as peças e treinar essa mulher a fazer escolhas mais coerentes, compras mais inteligentes, e a se olhar com mais carinho.

O que é autoestima?

Autoestima é a imagem que você tem de si mesma e o valor que você atribui a quem você é. Não diz respeito à opinião alheia sobre você, e por isso, a única responsável por aumentar ou diminuir a sua autoestima é você mesma.

Mas então, como que a consultoria de estilo ajuda na autoestima? Vou explicar:

Se você acorda se achando uma pessoa de pouco valor, se olha no espelho e não consegue ver nada bonito no seu corpo e acha que ninguém te acha bonita ou interessante, o mais provável é que você não se esforce ao se vestir, e use roupas para se esconder do resto do mundo, para passar despercebida, para não chamar a atenção. E o que acontece é que essa falta de cuidado ao se vestir é reconhecida pelos outros, que também te olharão da mesma forma como você se viu, e te tratarão da mesma forma. Isso confirma o que você pensava sobre você, e reforça a sua autoestima baixa.

O contrário também acontece. Quando você se gosta, você se cuida e investe tempo em você, e as pessoas percebem que você se tratou com carinho, e também olharão pra você com carinho. Isso reforça o seu valor e aumenta a sua autoestima.

É CLARO que tem pessoas muito cruéis no mundo, e que por mais que você se goste e se cuide, vão tentar te diminuir e te fazer se sentir mal, e é aqui a grande diferença. Uma mulher que tem a autoestima bacana, mesmo mal vestida ou vestida de forma inadequada, ao atrair todos os olhares vai pensar “tô arrasando, eu sou linda!”, enquanto uma mulher com a autoestima baixa, mesmo bem vestida e bonita, ao ser olhada com admiração vai pensar “tá todo mundo me achando ridícula, quero me esconder num buraco, sabia que não devia ter vindo”.

Como psicóloga eu sei que esse processo é interno e muito mais complexo que escolher uma roupa, mas um longo caminho começa com o primeiro passo, e o primeiro passo pode ser fácil como substituir o pijama por uma roupa de andar em casa no domingo, e depois tentar usar um batom, e aos poucos, aumentando o nível de dedicação e esforço, para reconhecer (e comemorar) pequenas vitórias, até que elas se tornem grandes.

O que a consultoria de estilo faz pela autoestima?

A consultoria de estilo é um treinamento. E esse treinamento não fala só sobre roupas e acessórios, como usar, o que usar e como coordenar as peças. Esse treinamento mostra como valorizar os seus pontos fortes e a disfarçar os seus pontos fracos.

No texto que eu fiz sobre como escolher a calça jeans eu explico um pouco sobre como a consultoria de estilo pensa na silhueta da cliente, e isso é importante porque mulheres com o mesmo tipo de corpo podem ter sensações diferentes sobre o seu corpo.

Uma mulher que odeia a sua barriga saliente quando está com a autoestima abalada esquece que ela tem outros pedaços de corpo além da barriga. Se ela veste uma roupa e a barriga está marcando, ela se acha horrorosa e desiste de sair, ou sai se achando horrorosa e nem consegue produzir no trabalho ou se divertir. Na consultoria de estilo a cliente entende que ela está com a barriga saliente sim, mas que ela tem seios bonitos, ou pernas lindas, ou o rosto bonito, o cabelo maravilhoso, e aprende a focar no que ela gosta mais ao invés de focar no que ela gosta menos. Não é isso que você faria com a sua melhor amiga que reclamasse da barriga dela? “Ai amiga, olha como suas pernas são lindas, para de reclamar dessa barriga, nem tá tão grande assim!”.

E então, eu entro com opções de peças com cores, tecidos, caimentos, texturas e detalhes que vão chamar mais a atenção pra parte do corpo que ela gosta mais do que das partes que ela gosta menos. Isso vai funcionar pra ela na frente do espelho e para os outros, quando olharem pra ela. E ao se sentir mais bonita, ela se sentirá mais segura, e isso refletirá na sua postura, e fará com que as pessoas também mudem a forma de olhar e de tratar essa mulher.

A consultoria de estilo só ajuda na autoestima em relação ao corpo?

Não. O objetivo da consultoria de estilo é fazer você ter uma imagem coerente com quem você é e com a imagem que você quer que as pessoas tenham de você. A roupa que vestimos fala sobre quem a gente é, e a consultoria de estilo cuida para que a sua roupa só fale bem sobre você! Se você quiser se sentir mais madura ou profissional no trabalho, saber a roupa certa vai te ajudar a se sentir mais segura na hora de apresentar um resultado ou falar numa reunião, por exemplo.

A consultoria de estilo é um processo quase artesanal, feito sob medida de acordo com as demandas da cliente. O que eu faço é entender quem a cliente é, e a mensagem que ela quer transmitir (as prioridades dela) e indicar elementos visuais (roupas e acessórios) que vão ajudar a formar essa imagem.

Na minha página profissional no Superela (site que eu sou colunista de estilo) você pode ler o depoimento de algumas das minhas clientes. Clica aqui. E se quiser a minha ajuda, já sabe. Entra em contato e a gente faz o processo da consultoria de estilo pessoalmente aqui no Rio ou online via Skype se você morar em qualquer outro lugar do Brasil (ou do mundo, e falar português hahaha).

 

Facebook Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *