Como usar, Consultoria de estilo

Como combinar cores

Como combinar cores

No ano passado eu falei sobre os 7 estilos universais para te ajudar a descobrir o(s) seu(s), e se você já sabe, é hora de saber como combinar cores de forma coerente com a mensagem que você quer transmitir sobre o seu estilo e sua personalidade.

Cor é o elemento que mais chama a atenção num look. Além disso, as cores causam efeitos na nossa silhueta (fazendo parecer maior ou menor a área que cobre)! Eu falei mais sobre a importância das cores aqui.

Para ajudar nesse processo, vamos usar o círculo cromático, que pode ter 6 ou 12 cores. com tonalidades e intensidades diferentes.

Esse modelo tem 12 cores, sendo 3 cores primárias (azul, vermelho e amarelo), 3 cores secundárias (verde, laranja e violeta) e 6 cores terciárias (vermelho-violeta, vermelho-alaranjado, amarelo-alaranjado, amarelo-esverdeado, azul-esverdeado e azul-violeta).

O círculo cromático é muito usado por profissionais que trabalham com cores, como profissionais de moda, designers e decoradores, por exemplo, e apesar de eu usar SEMPRE o círculo cromático no meu serviço como consultora de estilo, eu não tenho essa sequência memorizada. A dica que eu sempre dou para as minhas clientes é imprimir (ou comprar numa papelaria) e colar na porta do guarda-roupas, para facilitar o processo na hora de escolher as roupas.

Como combinar cores usando o círculo cromático

Existem 3 formas de combinar cores diferentes usando o círculo cromático, e cada uma passa uma imagem diferente, e por isso, é ideal para tipos de estilos diferentes e situações diferentes.

Como combinar cores complementares

Combinar cores complementares causam um impacto maior, e transmitem a mensagem de ousadia, criatividade, poder e de mais informalidade também. Para fazer esse tipo de coordenação, você deve usar cores que ficam em lados opostos no círculo cromático, como o verde e o vermelho, ou o azul e o amarelo, por exemplo.

Combinações complementares são ideais para quem tem os estilos criativo, moderno/dramático e sexy. Para mais inspirações, siga minha pasta sobre cores complementares no Pinterest.

Como combinar cores análogas

A combinação de cores análogas rende looks elegantes com uma pitada de jovialidade e criatividade a mais que nas coordenações monocromáticas. Cores análogas são as cores vizinhas no círculo cromático, e por isso contrastam pouco, mesmo quando usadas em tons diferentes, e esse baixo contraste transmite doçura e delicadeza. Exemplos de cores análogas: Azul e Verde, Vermelho e Rosa, Amarelo e Laranja, etc.

A coordenação de cores análogas é ideal para quem tem os estilos clássico/tradicional, romântico e elegante. Se quiser mais inspirações, siga minha pasta no Pinterest que fala sobre cores análogas, aqui.

Como combinar cores em tríade

Esse é o nível mais avançado de coordenação de cores, feito com três cores que estão separadas pela mesma distância no círculo cromático. Exemplo: Laranja + Verde + Roxo, que estão separadas por três cores entre elas!

Combinações em tríade são ideais para quem tem o estilo criativo. Para mais inspirações, siga minha pasta no Pinterest.

Como combinar cores monocromáticas

Além dessas, existe a coordenação monocromática, que é a que mais alonga a silhueta, e também é a mais elegante, dando um ar refinado aos looks – mesmo os mais informais. Você pode fazer combinar cores monocromáticas usando peças de uma cor só, no mesmo tom ou em tom-sobre-tom, ou usando cores diferentes no mesmo tom (na mesma linha do círculo cromático – como azul marinho e vinho, por exemplo).

Combinações em tríade são ideais para quem tem os tipos de estilos clássico/tradicional, elegante, romântico e esportivo/natural. Para mais inspirações desse tipo de coordenação, siga minha pasta no Pinterest.

Você também pode combinar cores entre uma peça de roupa e um acessório, ou sapato também. A forma como você vai usar depende do seu estilo. Se precisar de ajuda, entre em contato!

Facebook Comments