Consultoria de estilo

Benefícios da consultoria de estilo

Benefícios da consultoria de estilo

Desde criança a gente escolhe as nossas roupas. Seja entre as opções que a nossa mãe mostra em cima da cama com as peças que ela já comprou, ou na loja, pra ela saber o que você gostou mais. Essas escolhas são feitas a partir da nossa personalidade e valores pessoais (estímulos internos) e das referências que a gente recebe da mídia, das pessoas que convivemos e lugares que frequentamos (estímulos externos).

Esses estímulos que ajudam a construir o estilo de cada pessoa são chamados na consultoria de estilo (na metodologia que eu me formei) de prioridade de alma e prioridade de vida, que eu explico nesse texto aqui.

Por conta dessa experiência em comprar roupas desde sempre e escolher as roupas que vai usar desde sempre, muitas pessoas acreditam que não precisam de ajuda profissional, e que a consultoria de estilo é um serviço fútil, e nesse texto eu vou explicar porque você não deve pensar assim.

Essa explicação vai muito além de querer defender o meu “ganha pão”. Como a consultoria de estilo é uma profissão relativamente nova e tem uma fama ruim construída em programas de TV como o “Esquadrão da Moda”, muita gente nem sabe que precisa e como poderia se beneficiar com esse serviço, além de achar que é coisa de rico ou de gente famosa. E é isso que eu vou explicar hoje.

Benefícios da consultoria de estilo

Independente do motivo que faz alguém contratar uma consultora de estilo, o resultado é sempre o mesmo:

A consultoria de estilo é um treinamento. Depois que você aprende tudo que precisa saber, você não tem problemas com roupas nunca mais!  Apesar de ter esses textos falando sobre cada benefício, eu vou falar mais sobre cada um deles a seguir.

Benefício da consultoria de estilo: Imagem coerente

O nosso estilo muda o tempo todo, de acordo com as demandas da nossa rotina (dress code de trabalho, atividades do final de semana, grupo de amigos que andamos, temperatura da cidade que moramos, entre outras) e às vezes essas influências parecem conflitantes com o nosso gosto pessoal e com a nossa personalidade, e a gente só percebe depois que a peça fica encalhada no guarda-roupas.

Nesse texto aqui eu explico as etapas da consultoria de estilo e a primeira delas é descobrir quem é a cliente, como é a sua rotina e quais são as suas prioridades, justamente para indicar peças e acessórios que possam traduzir melhor quem a cliente é, para que ela consiga se reconhecer no espelho mesmo que tenha que obedecer à dress code, e para que as outras pessoas entendam a imagem que ela quer passar sem ela precisar dizer nada.

Na imagem abaixo, juntei as prioridades de alma e de vida dela (mulherzinha e adequação) para ela poder se reconhecer enquanto obedece ao dress code do trabalho, que é semi-formal, e ela trabalha numa área criativa, que permite um pingo de ousadia e modernidade.

Benefício da consultoria de estilo: Mais autoestima

Muitas mulheres deixam de sair de casa porque se acham feias no espelho, e isso é culpa da mania que a gente tem de olhar mais pro que a gente não gosta do que pro que a gente gosta. É normal a gente querer que a barriga fosse um pouco menor, que acordasse sem olheira, que a bunda fosse um pouco maior… mas a gente é muito mais que isso, né? A barriga é grande? Então chama a atenção pros seus seios, para as suas pernas, pro seu rosto… Seus ombros são mais largos que os quadris? Existem formas de aumentar a parte de baixo e equilibrar a silhueta, pra parecer melhor no espelho e te deixar mais satisfeita com o que você vê (e os outros também).

Essa também é uma demanda de mulheres que mudaram o seu corpo por conta de prótese de silicone, cirurgia de redução de estômago, ter engordado ou emagrecido muito, e não saber exatamente como vestir (e como se reconhecer) nesse novo corpo. Nesse texto aqui eu falo sobre a importância de saber o que você gosta no seu corpo ao invés de tentar descobrir se ele é oval, triângulo invertido ou ampulheta, por exemplo.

Além da segurança com o corpo, não podemos deixar de lado o fato de a gente se sentir mais confiante quando a gente sabe que está vestida adequadamente – independente do seu conceito de adequado e inadequado. Quanto mais confiante você estiver, melhor a imagem que tem de você e do seu potencial = autoestima nas alturas!

Na imagem abaixo, tem o depoimento de duas das minhas clientes, na minha página profissional do Superela.

Benefício da consultoria de estilo: Mais possibilidades com menos roupas

A consultoria de estilo não é sinônimo de gostar de moda e nem de fazer muitas compras no shopping. Muito pelo contrário! Quase 100% das minhas clientes me procuram para otimizar a rotina (para não perderem tempo escolhendo o que vestir todo dia pela manhã) e porque querem fazer funcionar as suas roupas, aprender a usar mais as peças que tem.

Um armário lotado pode atrapalhar mais que ajudar e muitas vezes as compras são feitas por impulso, sem pensar nas peças que você já tem em casa. Resultado? Peças que só combinam com uma única outra peça, que são usadas como se fossem um conjuntinho, um uniforme.

A consultoria de estilo explica tudo que você precisa pensar na hora da compra e nas várias maneiras de coordenar as peças, de acordo com as cores, prioridades e estilo, fazendo cada peça render pelo menos três looks diferentes e inéditos, ou seja, que você nunca testou antes de me contratar!

Nessa imagem abaixo, mostrei pra cliente que o vestido também podia ser usado como blusa, por dentro de uma saia, pra ficar com outra cara e ser usado mais vezes!

Benefício da consultoria de estilo: Economia

Muitas mulheres têm a sensação de “não ter roupa” mesmo tendo o guarda-roupas lotado porque compram peças que não combinam com ela e com a sua rotina, e cada vez que surge um compromisso, precisam comprar algo novo, porque nada ali parece adequado. Isso é mais que insegurança e não estar acostumada a um tipo de situação (como um casamento ou um jantar num restaurante chique, por exemplo), e sim comprar peças que ficam bem na sua melhor amiga (que tem um corpo, estilo e rotina diferentes da sua) ou porque estão na moda, ou porque estão na promoção, ou porque um dia você pode precisar….

A diferença entre custo e investimento é o valor dado ao produto ou serviço, e ao benefício que ele oferece. Além de a consultoria de estilo ser um serviço mais barato que a maioria das pessoas pensa (me peça um orçamento presencial para o Rio ou online pro Brasil todo aqui), você vai economizar pro resto da vida, só comprando peças que você vai usar muito, que valham a pena, que sejam coerente com o seu estilo e com a sua rotina, para que você tenha peças que você realmente precisa e que mesmo tendo poucas roupas nunca mais tenha a sensação de “não ter o que vestir”.

Na imagem abaixo, a cliente que me contratou no comecinho da gravidez queria comprar peças que ela pudesse continuar usando depois que o bebê nascesse (beijo, Pedrinho <3), porque não dá pra comprar roupa que só vai durar 9 meses e nem dá pra se vestir de forma diferente de quem a gente é só porque está grávida, né? Eu falo sobre isso aqui.

Se você quiser me contratar, entre em contato por aqui. Eu atendo pessoalmente no Rio de Janeiro e online pro Brasil todo! 🙂

 

Facebook Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *