icone-site-vestindo-autoestima
consultoria-de-estilo

Benefícios da consultoria de estilo

Falar dos benefícios da consultoria de estilo é muito fácil pra mim, porque eu vejo as pessoas se beneficiarem do serviço o tempo todo desde 2014, mas não basta listar eles aqui sem explicar, e é isso que eu vou fazer nesse texto.

Os benefícios da consultoria de estilo são pra quem?

Desde criança a gente escolhe as nossas roupas. Seja entre as opções que a nossa mãe mostra em cima da cama com as peças que ela já comprou, ou na loja, pra ela saber o que você gostou mais.

Essas escolhas são feitas a partir da nossa personalidade e valores pessoais (estímulos internos) e das referências que a gente recebe da mídia, das pessoas que convivemos e lugares que frequentamos (estímulos externos).

Esses estímulos que ajudam a construir o estilo de cada pessoa são chamados na consultoria de estilo (na metodologia que eu me formei) de prioridade de alma e prioridade de vida, que eu explico nesse texto aqui.

Por conta dessa experiência em comprar roupas e escolher as roupas que vai usar desde sempre, muitas pessoas acreditam que não precisam de ajuda profissional, e que a consultoria de estilo é um serviço fútil ou não pode oferecer benefícios pra todo mundo, e nesse texto eu vou explicar porque você não deve pensar assim.

Essa explicação vai muito além de querer defender o meu “ganha pão”. Como a consultoria de estilo é uma profissão relativamente nova e tem uma fama ruim construída em programas de TV como o “Esquadrão da Moda”, muita gente nem sabe que precisa e como poderia se beneficiar com esse serviço, e é sobre isso que eu vou falar hoje.

Benefícios da consultoria de estilo

Independente do motivo que faz alguém contratar o meu trabalho, o resultado é sempre o mesmo e os benefícios da consultoria de estilo são os mesmos. A pessoa fica com mais:

A consultoria de estilo é um treinamento. Depois que você aprende tudo que precisa saber, você não tem problemas com roupas nunca mais!

E apesar de ter esses textos falando sobre cada um desses benefícios da consultoria de estilo, eu vou falar mais sobre cada um deles a seguir.

1º Benefício da consultoria de estilo: Imagem coerente

O nosso estilo muda o tempo todo, de acordo com as demandas da nossa rotina (dress code de trabalho, atividades do final de semana, grupo de amigos que andamos, temperatura da cidade que moramos, entre outras) e às vezes essas influências parecem conflitantes com o nosso gosto pessoal e com a nossa personalidade, e a gente só percebe depois que a peça fica parada no guarda-roupas.

Nesse texto aqui eu explico as etapas da consultoria de estilo e a primeira delas é descobrir quem é a cliente: Como é a sua rotina e quais são as suas prioridades?

Preciso saber disso para indicar peças e acessórios que possam traduzir melhor quem a cliente é, para que ela consiga se reconhecer no espelho mesmo que tenha que obedecer à dress code, e para que as outras pessoas entendam a imagem que ela quer passar sem ela precisar dizer nada.

Na imagem abaixo, juntei as prioridades de alma e de vida dessa cliente (sutileza e adequação) para ela poder se reconhecer enquanto obedece ao dress code do trabalho (semi-formal). Também considerei que ela trabalha numa área criativa, que permite um pingo de ousadia e modernidade.

2º Benefício da consultoria de estilo: Mais autoestima

Muitas mulheres deixam de sair de casa porque se acham feias no espelho, e isso é culpa da mania que a gente tem de olhar mais pro que a gente não gosta do que pro que a gente gosta.

É normal a gente querer que a barriga fosse um pouco menor, que acordasse sem olheira, que a bunda fosse um pouco maior… mas a gente é muito mais que isso, né?

A barriga é grande? Então chama a atenção pros seus seios, para as suas pernas, pro seu rosto… Seus ombros são mais largos que os quadris? Existem formas de aumentar a parte de baixo e equilibrar a silhueta, pra parecer melhor no espelho e te deixar mais satisfeita com o que você vê (e os outros também).

Essa também é uma demanda de mulheres que mudaram o seu corpo por conta de prótese de silicone, cirurgia de redução de estômago, ter engordado ou emagrecido muito, e não saber exatamente como vestir (e como se reconhecer) nesse novo corpo.

Nesse texto aqui eu falo sobre a importância de saber o que você gosta no seu corpo ao invés de tentar descobrir se ele é oval, triângulo invertido ou ampulheta, por exemplo.

Autoestima vai além do corpo

Apesar de a maior queixa ser referente ao corpo, é importante dizer que a autoestima vai além da estética.

Além da segurança com o corpo, não podemos deixar de lado o fato de a gente se sentir mais confiante quando a gente sabe que está vestida adequadamente – independente do seu conceito de adequado e inadequado.

Quanto mais confiante você estiver, melhor a imagem que tem de você e do seu potencial = autoestima nas alturas!

Na imagem abaixo, tem o depoimento de duas das minhas clientes, na minha página profissional do Superela.

O feedback que eu mais recebo é sobre a melhora da autoestima, e de vez em quando eu posto alguns feedbacks como esse de uma cliente lá da Suíça lá no meu instagram também:

3º Benefício da consultoria de estilo: Mais possibilidades com menos roupas

A consultoria de estilo não é sinônimo de gostar de moda e nem de fazer muitas compras no shopping. Muito pelo contrário!

Quase 100% das minhas clientes me procuram para otimizar a sua rotina (para não perderem tempo escolhendo o que vestir todo dia pela manhã) e porque querem fazer funcionar as suas roupas, aprender a usar mais as peças que tem.

Um armário lotado pode atrapalhar mais que ajudar e muitas vezes as compras são feitas por impulso, sem pensar nas peças que você já tem em casa. Resultado? Peças que só combinam com uma única outra peça, que são usadas como se fossem um conjuntinho, um uniforme.

A consultoria de estilo explica tudo que você precisa pensar na hora da compra e nas várias maneiras de coordenar as peças, de acordo com as cores, prioridades e estilo, fazendo cada peça render pelo menos três looks diferentes e inéditos, ou seja, que você nunca testou antes de me contratar!

Nessa imagem abaixo, mostrei pra cliente que o vestido também podia ser usado como blusa, por dentro de uma saia, pra ficar com outra cara e ser usado mais vezes!

Lá no instagram eu também sempre mostro a multiplicação de looks com as roupas das clientes, como fiz com essa cliente da consultoria de estilo online:

Na etapa de montagem de looks uma das peças que trabalhamos foi esse blazer colorido que ela adorava, mas não sabia como combinar! Isso gerou mais looks, e o blazer “se pagou”, porque começou a ser usado!

Nesse texto aqui, que eu escrevi em 04/2020, eu falo sobre como a criatividade pode te libertar do consumismo. Vale a pena ler e entender um pouco mais sobre esse benefício.

Mas, vou falar de economia à seguir:

4º Benefício da consultoria de estilo: Menos tempo nas compras e na hora de se vestir

Depois da consultoria de estilo a relação com as roupas fica muito mais fácil, e isso se reflete na economia de tempo no shopping procurando aquela peça ideal, e na frente do guarda-roupas todo dia antes de sair pra trabalhar, escolhendo o que se vestir. E como tempo é dinheiro, é economia duas vezes!

5º Benefício da consultoria de estilo: Economia

Muitas mulheres têm a sensação de “não ter roupa” mesmo tendo o guarda-roupas lotado porque compram peças que não combinam com ela e com a sua rotina, e cada vez que surge um compromisso, precisam comprar algo novo, porque nada ali parece adequado.

Isso é mais que insegurança e não estar acostumada a um tipo de situação (como um casamento ou um jantar num restaurante chique, por exemplo). Isso fala de quem compra peças que ficam bem na sua melhor amiga (que tem um corpo, estilo e rotina diferentes da sua) ou porque estão na moda, ou porque estão na promoção, ou porque um dia você pode precisar….

Além disso, eu mostro sempre feedback de clientes lá no instagram falando sobre a quantidade de peças que comprou por um preço baixo por que eu sempre levo as clientes em brechó na etapa de personal shopping, pra economia ser ainda maior.

Abaixo, o feedback de uma cliente que comprou no Repassa, que é um brechó online, quando estava na etapa de compras na consultoria de estilo online:

Nesse texto aqui eu falo sobre os 3 tipos de brechós, pra você saber onde procurar as roupas que você precisa ou quer comprar.

Diferença entre custo e investimento

Também é importante dizer que a diferença entre custo e investimento é o valor dado ao produto ou serviço, e ao benefício que ele oferece.

Eu sempre ensino as clientes à calcular o custo benefício das peças que compra. Isso ajuda a entender se a peça vale a pena ou não, e se vai ser um custo ou investimento.

Da mesma forma, vale a pena entender que investir na consultoria de estilo é uma forma de reduzir os custos com “roupas erradas”, ou seja, que não funcionam pra você.

Você vai economizar pro resto da vida porque só vai comprar:

  • peças que você vai usar muito e que valham a pena
  • roupas e acessórios que sejam coerente com o seu estilo e com a sua rotina
  • itens que você realmente precisa e que renda bastante

E aí, mesmo tendo poucas roupas, nunca mais vai ter a sensação de “não ter o que vestir”.

Na imagem abaixo, a cliente que me contratou no comecinho da gravidez queria comprar peças que ela pudesse continuar usando depois que o bebê nascesse (beijo, Pedrinho <3).

Não dá pra comprar roupa que só vai durar 9 meses e nem dá pra se vestir de forma diferente de quem a gente é só porque está grávida, né? Eu falo sobre isso aqui.

E aqui, a gente junta todos os benefícios da consultoria de estilo: As prioridades dela, a autoestima elevada, mais economia e mais looks com poucas peças! Uma beleza, né? 🙂

A consultoria de estilo é um serviço mais barato que a maioria das pessoas pensa. Se esses benefícios da consultoria de estilo te chamaram a atenção, me peça um orçamento presencial para o Rio ou online pro Brasil todo entrando em contato comigo por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!