Consultoria de estilo

Armário cápsula para o inverno

Armário cápsula para o inverno

Em Janeiro do ano passado eu fiz um texto explicando como montar um armário cápsula, e como esse assunto continua super atual e muita gente ainda tem dúvida, resolvi fazer esse texto com dicas para você montar um armário cápsula para o inverno.

Quem já me acompanha sabe que eu moro no Rio de Janeiro e odeio frio, e que mesmo o frio do Rio de Janeiro é demais pra mim, então, a primeira coisa que eu posso falar sobre o seu armário cápsula para o inverno é que não existe regras sobre tipos e quantidade de peças. Vou explicar:

Se eu for fazer um armário cápsula para o inverno vai ser completamente diferente do da maioria das minhas amigas aqui do Rio, por exemplo, porque elas geralmente estão de vestidinho quando eu estou de casaco, ou só com uma blusa de manga comprida enquanto eu estou com sobreposição de peças, e por isso as peças que eu preciso são diferentes das peças que elas precisam para passar o inverno no Rio de Janeiro! As pessoas são diferentes, e as necessidades também. Entendeu? 🙂

Armário cápsula para o inverno

O conceito de armário cápsula fez (e ainda faz) muito sucesso porque é um pedaço do armário que funciona super bem, que as peças combinam entre si e rendem várias coordenações, mesmo com poucas peças.

Na semana passada eu tomei café com uma mulher que queria me contratar (e me contratou!) e ela disse que adora o conceito do armário cápsula mas que não saberia viver com 37 peças, que é o número que ficou famoso. E eu expliquei pra ela que na consultoria de estilo ela vai ter um armário que funciona nas 4 estações! 🙂

Outra analogia que eu falei com ela é que o armário cápsula é uma grande mala de viagem. Quando você faz a mala, pensa nas coordenações que vai fazer com cada peça, com a sua programação da viagem, o clima que vai fazer no lugar, e quanto tempo vai ficar fora, e que por isso a mala funciona – e o armário cápsula também!

Obs: Se você não sabe fazer mala, veja aqui sobre o meu serviço de malas inteligentes!

Como montar um armário cápsula para o inverno?

Para montar um armário cápsula para o inverno você vai precisar descer as peças de inverno que ficam dobradinhas na parte de cima do seu guarda-roupas (porque não usa no resto do ano), e deixar mais à vista, para que você lembre que essas peças existam e elas fiquem disponíveis para o uso. Essas peças também podem ficar separadas numa arara, ou numa porta do guarda-roupas, caso você não tenha muito espaço.

Como eu falei, o inverno e a sensação de frio de cada pessoa pode variar bastante, então, considere a variação de temperatura de onde você mora, e que tipo de roupa você vai usar quando as temperaturas estiverem no seu mínimo e no seu máximo. Isso vai te ajudar a não deixar aquele vestido de alcinha e nem o trench coat de fora!

Quanto mais coordenáveis forem as peças que você vai deixar no armário cápsula para o inverno, mais looks você vai conseguir montar. Se você já sabe a sua cartela de coloração pessoal, por exemplo, vai ser ótimo, porque todas as cores combinam entre si e combinam com você! Mas, se você ainda não sabe e nem quer (ou não pode) fazer essa análise comigo agora, esse texto aqui te ajuda a definir uma paleta de cores que vai fazer o seu armário cápsula funcionar mais facilmente.

Uma coisa que eu sempre falo sobre cores é que todas as cores neutras coloridas combinam com tudo e são muito mais interessantes que preto e branco, então, ter algumas peças em tons neutros coloridos também vai te ajudar a montar mais looks.

Nesse vídeo que eu postei lá no instagram eu ensino a fazer a montagem de looks, que vai te ajudar a saber se as peças combinam entre si e quantas combinações você consegue fazer com cada peça, então, dá uma olhadinha porque vai te ajudar a fazer o armário cápsula para o inverno:

Por último, mas não menos importante: O ideal é que no seu guarda-roupas inteiro não tenha peças que só rendam uma coordenação, ou seja, que você só possa usar de um jeito específico, então, na hora de montar um armário cápsula ou mala, não inclua esse tipo de peça!

Não esqueça dos acessórios, que também vão ajudar a multiplicar os looks!

Quantas peças precisa ter um armário cápsula?

Como falei no início desse texto, não existe uma quantidade de peças para um armário cápsula funcionar, e a ideia não é se prender a um número, e sim exercitar a sua criatividade tendo apenas uma parte das roupas que você tem no guarda-roupas inteiro.

Separe partes de baixo diferentes entre si, seja por cor, modelagem ou tecido, e depois pense nas partes de cima que combinem com cada peça de baixo. A parte de cima que combina com o máximo de partes de baixo possíveis são as melhores, e vai ajudar a ter uma quantidade pequena de peças com grande variedade de looks.

 

 

Facebook Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *