icone-site-vestindo-autoestima
armário cápsula para o inverno

Armário cápsula para o inverno

Em Janeiro do ano passado eu fiz um texto explicando como montar um armário cápsula, e como esse assunto continua super atual e muita gente ainda tem dúvida, resolvi fazer esse texto com dicas para você montar um armário cápsula para o inverno.

Quem já me acompanha sabe que eu moro no Rio de Janeiro e odeio frio, e que mesmo o frio do Rio de Janeiro é demais pra mim, então, a primeira coisa que eu posso falar sobre o seu armário cápsula para o inverno é que não existe regras sobre tipos e quantidade de peças. Vou explicar:

Se eu for fazer um armário cápsula para o inverno vai ser completamente diferente do da maioria das minhas amigas aqui do Rio, por exemplo, porque elas geralmente estão de vestidinho quando eu estou de casaco, ou só com uma blusa de manga comprida enquanto eu estou com sobreposição de peças.

Por isso as peças que eu preciso são diferentes das peças que elas precisam para passar o inverno no Rio de Janeiro! As pessoas são diferentes, e as necessidades também. Entendeu? 🙂

Armário cápsula para o inverno

O conceito de armário cápsula fez (e ainda faz) muito sucesso porque é um pedaço do armário que funciona super bem, que as peças combinam entre si e rendem várias coordenações, mesmo com poucas peças.

Na semana passada eu tomei café com uma mulher que queria me contratar (e me contratou!) e ela disse que adora o conceito do armário cápsula mas que não saberia viver com 37 peças, que é o número que ficou famoso.

E eu expliquei pra ela que na consultoria de estilo ela vai aprender a ter um armário que funciona nas 4 estações! 🙂

Outra analogia que eu falei com ela é que o armário cápsula é uma grande mala de viagem. Quando você faz a mala, você pensa:

  • nas coordenações que vai fazer com cada peça
  • na sua programação da viagem
  • o clima que vai fazer no lugar
  • quanto tempo vai ficar fora

É que por isso a mala funciona – e o armário cápsula também! Essa foto é de uma cliente da consultoria de estilo online, que fez a mala pra viajar para um lugar frio com o aprendizado de combinação de cores e tecidos da consultoria!

Obs: Se você não sabe fazer mala, veja aqui sobre o meu serviço de malas inteligentes!

Como montar um armário cápsula para o inverno?

Para montar um armário cápsula para o inverno você vai precisar descer as peças de inverno que ficam dobradinhas na parte de cima do seu guarda-roupas (porque não usa no resto do ano), e deixar mais à vista, para que você lembre que essas peças existam e elas fiquem disponíveis para o uso.

Essas peças também podem ficar separadas numa arara, ou numa porta do guarda-roupas, caso você não tenha muito espaço.

Como eu falei, o inverno e a sensação de frio de cada pessoa pode variar bastante, então, considere a variação de temperatura de onde você mora, e que tipo de roupa você vai usar quando as temperaturas estiverem no seu mínimo e no seu máximo.

Isso vai te ajudar a não deixar aquele vestido de alcinha e nem o trench coat de fora, considerando o tecido das peças de frio!

Dê preferência para as peças que rendem mais looks

Quanto mais coordenáveis forem as peças que você vai deixar no armário cápsula para o inverno, mais looks você vai conseguir montar. Se você já sabe a sua cartela de coloração pessoal, por exemplo, vai ser ótimo, porque todas as cores combinam entre si e combinam com você!

Mas, se você ainda não sabe e nem quer (ou não pode) fazer essa análise comigo agora, esse texto aqui te ajuda a definir uma paleta de cores que vai fazer o seu armário cápsula funcionar mais facilmente.

Uma coisa que eu sempre falo sobre cores é que todas as cores neutras coloridas combinam com tudo e são muito mais interessantes que preto e branco, então, ter algumas peças em tons neutros coloridos também vai te ajudar a montar mais looks.

Nesse texto aqui eu também dou algumas sugestões para usar cores claras no frio, porque não precisa usar cores escuras só porque as temperaturas baixaram, né?

Como fazer a montagem de looks

Depois que separar as peças para o seu armário cápsula para o inverno, vai precisar pensar nos looks, e por isso é importante aprender algumas técnicas.

Nesse vídeo que eu postei lá no instagram (me segue lá!) eu ensino a fazer a montagem de looks, que vai te ajudar a saber se as peças combinam entre si e quantas combinações você consegue fazer com cada peça.

Dá uma olhadinha porque vai te ajudar a fazer o armário cápsula para o inverno:

Por último, mas não menos importante: O ideal é que no seu guarda-roupas inteiro não tenha peças que só rendam uma coordenação, ou seja, que você só possa usar de um jeito específico, então, na hora de montar um armário cápsula ou mala, não inclua esse tipo de peça!

Não esqueça dos acessórios, que também vão ajudar a multiplicar os looks!

Vale lembrar que todas as etapas da consultoria de estilo podem ser feitas separadamente, e se você não consegue pensar em looks diferentes com as peças que já tem, entra em contato que eu posso te ajudar.

Quantas peças precisa ter um armário cápsula para o inverno?

Como falei no início desse texto, não existe uma quantidade de peças para um armário cápsula funcionar, e a ideia não é se prender a um número, e sim exercitar a sua criatividade tendo apenas uma parte das roupas que você tem no guarda-roupas inteiro.

Separe partes de baixo diferentes entre si, seja por cor, modelagem ou tecido, e depois pense nas partes de cima que combinem com cada peça de baixo.

A parte de cima que combina com o máximo de partes de baixo possíveis são as melhores, e vai ajudar a ter uma quantidade pequena de peças com grande variedade de looks.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!