icone-site-vestindo-autoestima
análise de coloração pessoal online

Dá pra fazer análise de coloração pessoal online?

Muitas consultoras de imagem e estilo dizem que não fazem a análise de coloração pessoal online, mas é um dos serviços que eu mais faço separadamente desde 2015 (além de fazer também das minhas clientes da consultoria de estilo online), e então eu resolvi fazer esse texto pra explicar que é possível fazer a análise de coloração pessoal online sim.

E é bom explicar que esse texto não tem a intenção de falar do trabalho dos outros, e sim do meu trabalho, e da metodologia que eu uso desde 2015 e depois de muito estudo, pesquisas e testes!

Dá pra fazer análise de coloração pessoal online mesmo?

A análise de coloração pessoal é um serviço onde a gente avalia o sub tom da pele da cliente, avaliando a temperatura, a profundidade, a intensidade e o contraste, no método sazonal expandido, que é o método que eu trabalho.

Muitas consultoras de estilo dizem que não dá pra fazer essa análise online (que também é chamada de análise de coloração pessoal digital) por causa das interferências que podem acontecer por causa da luz, do equipamento que a cliente usar para tirar as fotos e até mesmo por conta do monitor que eu uso para olhar as fotos enviadas.

É claro que esses requisitos são importantes sim. Mas, existem consultoras de imagem e estilo que:

  • usam luz artificial e outras que só usam luz natural para a análise (como eu!)
  • usam o material completo e outras que usam só as bandeiras
  • não fazem a análise de coloração pessoal sozinha porque não confiam nem mesmo no seu olhar
análise de coloração pessoal

Então, a minha resposta para essa pergunta é: Sim! Dá pra fazer análise de coloração pessoal online / análise de coloração pessoal digital, desde que você tenha um método, e a cliente confie no seu trabalho – que é o meu caso, desde 2015!

Como é feita a análise de coloração pessoal online?

A análise de coloração pessoal online é feita com base nas três fotos que a cliente tira e me envia de acordo com as instruções que eu envio (não pode estar maquiada, tem que estar de frente para a luz natural e tirar as fotos no mesmo dia / horário / local e ângulo), além de estarem usando tecidos de cores que eu sugiro, que vão reagir com a sua pele, de acordo com a temperatura da sua pele, e configurar o celular para não fazer a alteração automática da luz.

Nessas fotos abaixo, uma cliente da consultoria de estilo online lá do Mato Grosso (que autorizou a postagem no meu instagram) usa um tecido de cor quente e um tecido de cor fria para a avaliação da temperatura da pele:

análise de coloração pessoal online

Comparando as duas fotos você consegue ver que:

  • o tecido amarelo (cor quente) deixou o rosto dela mais escuro, com manchas e marcas de expressão, com um ar mais pesado
  • o tecido roxo (cor fria) deixou a pele dela mais limpa, sem manchas e uma corzinha mais saudável

Isso acontece porque o tom da pele (a camada mais externa) reage à temperatura da cor do tecido (por que cor é luz), mostrando que a pele dela é fria. Em seguida fazemos a avaliação do subtom da pele, que vai falar sobre a intensidade e a profundidade.

subtom de pele na coloração pessoal

Inclusive, é importante dizer que muitas pessoas que fazem a análise de coloração pessoal digital não usa o método sazonal expandido, e só analisa a temperatura da pele, e o resultado é dizer que a sua cartela é outono ou primavera (se a pele for quente) e inverno ou verão (se a pele for fria).

O que é visto na análise de coloração pessoal digital?

Tanto no atendimento presencial quanto na online (também chamada de análise de coloração pessoal digital) eu uso o método sazonal expandido, que tem 12 cartelas, que usa a teoria das cores e suas três características (temperatura, intensidade e profundidade), que eu vou explicar a seguir.

Temperatura da pele

A pele dessa cliente ter reagido melhor ao tecido roxo significa que a pele dela é fria ou neutra fria, e isso já direciona a minha avaliação para a metade das cartelas, já que coloração é sobre harmonia.

Por ela ter a pele mais fria, isso direciona o meu olhar para duas estações (Inverno e Verão), já que as outras duas (Primavera e Outono) são quentes.

temperatura das cores na coloração pessoal

Ao analisar as fotos dela, eu já estou tendendo às cartelas de inverno, já que as cartelas de verão são mais opacas, e as de inverno mais intensas. Vê como as possibilidades vão diminuindo e as características da pele dela vão me levando para a cartela? Seja por confirmação das características, ou eliminação! 🙂

Leia o meu texto sobre cores quentes e cores frias também, pra você entender melhor sobre temperatura das cores.

Contraste pessoal

Depois da análise de temperatura das cores, seguimos para o próximo passo da análise de coloração pessoal digital (que também é feito na presencial), que é a análise de contraste pessoal.

A análise de contraste é feita pessoalmente com tecidos específicos, que funcionam pra mostrar com que tipo de estampa a pele fica mais harmônica (porque cada tecido tem um tipo de contraste). Eu fiz um vídeo com uma cliente da consultoria completa e mostrei lá no instagram:

A análise de contraste pessoal do jeito que foi ensinado pelas minhas professoras do curso de formação em consultoria de imagem e estilo é a única coisa que você consegue fazer sozinha: passar a foto para preto e branco e ver como as cores claras e as cores escuras se contrastam:

contraste pessoal na coloração pessoal online

Na escala de contraste pessoal, ela fica entre 6 e 8, ou seja, médio pra alto contraste… o que significa que a cartela dela é de Inverno, já que o contraste médio para alto elimina as cartelas de Verão, que são sempre de baixo ou médio contraste!

As cartelas de Inverno são:

  • Inverno Frio / Puro: Cartela que tem a temperatura como a característica mais importante
  • Inverno Brilhante / Intenso: Quando a intensidade é a característica mais importante
  • Inverno Escuro / Profundo: Cartela com a profundidade como a característica mais importante

Eu explico melhor o que é contraste pessoal nesse texto aqui.

Intensidade e Profundidade das cores

E ao analisar as suas outras duas características (intensidade e profundidade das cores) e perceber o que chama mais a atenção da beleza dela (sua característica principal, que é o que vai dar o nome à cartela), eu chego ao resultado final da análise de coloração pessoal online (ou coloração pessoal digital)!

No caso dessa cliente, a cartela dela é a Inverno Escuro / Inverno Profundo, o que significa que a pele dela é neutra fria, tem intensidade e sua característica principal é a profundidade escura – assim como a minha.

profundidade das cartelas de coloração pessoal

Com método, informação, e principalmente, com a certeza de que estou entregando um trabalho bem feito para quem confia no meu trabalho, desde 2015! 🙂

Método Natural Colors na análise de coloração pessoal feita à distância

Além do método sazonal expandido, que é o mais conhecido, eu também utilizo o método Natural Colors para complementar a análise de coloração pessoal que eu faço à distância.

O método Natural Colors também trabalha com a harmonia das cores pessoais, mas não usa as bandeiras para chegar a uma cartela específica.

Como esse método é pouco conhecido no Brasil, merece um texto específico falando sobre ele, que vai sair em breve aqui no site.

Eu fiz um IGTV lá no instagram falando desse processo de coloração pessoal online também:

A análise de coloração pessoal online funciona?

Sim, a metodologia que eu uso na análise de coloração pessoal online funciona mesmo, e é por isso que eu tenho tantas clientes desde 2015!!!

Nos destaques do meu instagram tem vários feedbacks de clientes sobre todos os meus serviços. Esse é um dos que eu recebi sobre a análise de coloração pessoal online:

Outro feedback lindão que eu recebi de uma cliente da análise de coloração pessoal online virou até esse texto sobre pele oliva, por que ela descobriu fazendo a coloração pessoal digital comigo, e resolveu os problemas com maquiagem e cor de cabelo.

pele oliva cor de cabelo

Se você também quiser fazer a sua análise de coloração pessoal online comigo, me manda um email por aqui!

7 comentários

    • O metódo sazonal expandido ajuda a definir a característica principal da cartela (se é a intensidade, a temperatura ou a profundidade) e isso que define o nome da cartela! 🙂

  1. Gostaria de fazer a análise de coloração pessoal, se você puder entrar em contato comigo. Moro no exterior e achei interessante essa opção de fazer online 🙂

  2. Olá, quando clico no “me envie um email” a pagina não abre.
    Poderia entrar em contato comigo?
    Gostaria de saber sobre a análise de coloracao pessoal.
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!