Consultoria de estilo

A diferença entre consultoria de estilo, consultoria de imagem e consultoria de moda

A diferença entre consultoria de estilo, consultoria de imagem e consultoria de moda

Muitas pessoas me pedem orçamento para uma consultoria de imagem ou uma consultoria de moda, e como eu não sei se a pessoa acha que é tudo a mesma coisa ou se quer um serviço diferente do que eu ofereço (consultoria de estilo), sempre acabo explicando qual é a diferença entre Consultoria de Estilo, Consultoria de Imagem e Consultoria de Moda.

Se você também acha que é tudo a mesma coisa, ou não sabe qual desses profissionais pode te ajudar, veja o texto de hoje!

Diferença entre moda e estilo

Para explicar essa diferença, vale começar citando o conceito de moda e estilo, segundo o dicionário:

Moda: é efêmera e universal, fruto de tendências de mercado. O que importa aqui é o “de fora pra dentro”. Ou seja, é aquilo que de certa forma, uniformiza as pessoas e deixa todo mundo igual – na moda.

Estilo: é intrínseco, fruto da formação pessoal, ou seja, se expressa de dentro para fora. Resumindo, é a expressão da personalidade, sua singularidade. É o que faz as pessoas diferentes – mesmo usando as mesmas roupas!

Agora sim, vamos ver como trabalha o profissional de cada uma dessas profissões:

Consultor de Moda

É um profissional especializado em tendências. Ele analisa a moda e as novidade e traduz para os lojistas e donos de marcas a visão dos estilistas para fazer roupas mais comerciais (transforma a roupa de passarela em roupa do dia-a-dia).

O consultor de moda geralmente é formado em moda e está sempre ligado nos lançamentos e no que está acontecendo nas passarelas, e trabalham em editoriais de moda, revistas, em marcas ou lojas.

Nesses quase 4 anos que trabalho como consultora de estilo, NENHUM cliente me contratou por gostar de moda. . . . As demandas são diferentes, mas em geral falam mais sobre a pessoa que sobre a roupa: querem se vestir melhor, querem se sentir mais bonitas, querem se sentir adequadas, querem parecer mais profissionais, ou mais sexy, ou mais nova, ou mais velha… querem estar confortáveis, elegantes… . . . Tudo isso diz respeito à sensações que as pessoas querem sentir, e a roupa é apenas uma ferramenta para chegar a isso. 😉 . . #consultoriadeestilo #vestindoautoestima #consultoriadeestiloonline #personalstylist #consultoriadeestiloémaisqueroupa #estilopessoal #consultoriadeestilomasculina #autoestima

A post shared by Vestindo Autoestima (@vestindoautoestima) on

Consultor de Imagem

Muitos profissionais que trabalham com estilo pessoal usam a nomenclatura “Consultoria de estilo e imagem” para falar de seus serviços, mas o que eu aprendi e entendo é que a imagem é independente do estilo e das roupas que usamos, porque imagem é o que é visto pelas outras pessoas, e as pessoas nos vêem (e nos julgam!!) de acordo com os seus conceitos e a sua personalidade.

Exemplo: Você se veste acreditando estar super elegante, mas alguém acha que você está sexy demais, vulgar demais, casual demais, ou qualquer que seja a imagem que essa pessoa tenha de você – e que nem você, e nem eu, como consultora de estilo, temos controle.

O consultor de imagem pode trabalhar para pessoas e empresas, fazendo um trabalho muito ligado à necessidade de comunicação de uma imagem, que muitas vezes é usada como sinônimo de “reputação”.

Esse trabalho é muito feito por políticos, e também na hora de criar um dress code profissional para uma empresa, para que os clientes vejam os funcionários com a imagem que o dono / patrão gostaria que essas pessoas comunicassem. E, esse trabalho vai mudar a forma como as pessoas se vestem, mas pode não mudar a forma como as pessoas a veem (ou nem todo mundo), mas vão refletir a a filosofia da empresa.

Consultor de Estilo

É um profissional especializado em pessoas, estilo de vida e personalidade (que eu já era especializada desde 2010, quando me formei em Psicologia), e que usam ferramentas para que a pessoa se vista de forma coerente com quem ela é, e da forma como ela gostaria de se ver.

O processo é feito conduzindo a cliente ao autoconhecimento para melhorar a sua autoestima (e por isso eu uso o nome VESTINDO AUTOESTIMA), porque te dá mais segurança, e muda a forma como as outras pessoas te veem e te tratam – porque é um processo de dentro pra fora, e fala mais de personalidade que de reputação. Entende?

Para o consultor de estilo, a moda e as tendências são apenas ferramentas, sendo a pessoa e o seu estilo, a sua personalidade, a sua rotina, a sua profissão, o seu corpo e a forma como ela se relaciona com o seu corpo (o que gosta mais e o que gosta menos) as coisas mais importantes no trabalho.

Como o objetivo desse texto é explicar a diferença entre Consultoria de Estilo, Consultoria de Imagem e Consultoria de Moda, eu não vou me alongar falando de como é o meu trabalho, mas eu falo de todas as etapas da consultoria de estilo aqui, e dos benefícios que esse serviço pode oferecer aqui.

Você também achava que Consultoria de Estilo, Consultoria de Imagem e Consultoria de Moda eram a mesma coisa? Conseguiu ver a importância e a diferença entre cada uma dessas profissões? Se ainda tem dúvida, deixa aqui nos comentários, que eu respondo!

 

Facebook Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *