icone-site-vestindo-autoestima
consultoria de estilo e autoestima

Como a consultoria de estilo ajuda na autoestima

Eu sempre falo que a metodologia que eu uso no meu trabalho como consultora de estilo fala mais sobre a mulher que veste a roupa do que da roupa que veste a mulher, mas talvez eu nunca tenha explicado diretamente como a consultoria de estilo ajuda na autoestima como vou falar nesse texto.

Como eu também sou psicóloga é importante dizer que eu sei que a autoestima fala de muito mais coisas do que a imagem pessoal, mas é dessa parte que eu cuido, entendo e falo no meu trabalho, tá?

E a forma como a gente se vê e se sente podem sim, interferir na melhora ou na piora da autoestima em geral, e por isso que a consultoria de estilo é uma ferramenta para dar um UP na sua autoestima.

Saiba como a consultoria de estilo ajuda na autoestima

Quando as clientes que estão com problema com a autoestima me procuram, o que elas dizem que têm um problema no guarda-roupas ou no estilo delas, porque tudo que elas sabem é que não gostam da imagem que vêem no espelho. Sabem que nenhuma roupa faz elas se sentirem bonitas, ou seguras, ou adequadas, ou sexies o suficiente, e que o que funcionava antes já não faz mais sentido.

Elas procuram o serviço de consultoria de estilo porque querem voltar a se reconhecer em frente ao espelho, a se gostar, a gostar do que veem, e é nesse momento que eu junto todo o meu conhecimento sobre gente (que eu aprendi na vida e na faculdade de Psicologia) e sobre moda e estilo com tudo que a cliente fala sobre ela e sobre o que ela quer.

Ao juntar essas peças eu consigo dar mais repertório para essa mulher, e ensiná-la a fazer escolhas mais coerentes, compras mais inteligentes, e a se olhar com mais carinho.

consultoria de estilo e autoestima

O que é autoestima?

Antes de falar sobre como a consultoria de estilo pode ajudar na sua autoestima, é importante explicar o conceito de autoestima, que é a imagem (interna e externa) que você tem de si mesma e o valor que você atribui a quem você é. Não diz respeito à opinião alheia sobre você, e por isso, a única responsável por aumentar ou diminuir a sua autoestima é você mesma.

o que é autoestima

Mas então, como que a consultoria de estilo ajuda na autoestima? Vou explicar:

Se você acorda se achando uma pessoa de pouco valor, se olha no espelho e não consegue ver nada bonito no seu corpo e acha que ninguém te acha bonita ou interessante, o mais provável é que você não se esforce ao se vestir, e use roupas para se esconder do resto do mundo, para passar despercebida, para não chamar a atenção.

E o que acontece é que essa falta de cuidado ao se vestir é reconhecida pelos outros, que também te olharão da mesma forma como você se viu, e te tratarão da mesma forma. Isso confirma o que você pensava sobre você, e reforça a sua autoestima baixa.

O contrário também acontece. Quando você se gosta, você se cuida e investe tempo em você, e as pessoas percebem que você se tratou com carinho, e também olharão pra você com carinho. Isso reforça o seu valor e aumenta a sua autoestima.

consultoria de estilo ajuda na autoestima

Eu sempre posto feedback de clientes mostrando que a consultoria de estilo ajuda na autoestima sim, e tem um destaque só com os feedbacks lá no meu instagram – além de posts no feed, como esse aqui, de uma cliente que ganhou a consultoria da filha e voltou a ter vontade de se arrumar depois de ficar viúva:

É CLARO que tem pessoas muito cruéis no mundo, e que por mais que você se goste e se cuide, vão tentar te diminuir e te fazer se sentir mal, e é aqui a grande diferença.

Uma mulher que tem a autoestima bacana, mesmo mal vestida ou vestida de forma inadequada, ao atrair todos os olhares vai pensar “tô arrasando, eu sou linda!”, enquanto uma mulher com a autoestima baixa, mesmo bem vestida e bonita, ao ser olhada com admiração vai pensar “tá todo mundo me achando ridícula, quero me esconder num buraco, sabia que não devia ter vindo”.

Como psicóloga eu sei que esse processo é interno e muito mais complexo que escolher uma roupa, mas um longo caminho começa com o primeiro passo, e o primeiro passo pode ser fácil como substituir o pijama por uma roupa de andar em casa no domingo, e depois tentar usar um batom, e aos poucos, aumentando o nível de dedicação e esforço, para reconhecer (e comemorar) pequenas vitórias, até que elas se tornem grandes.

O que a consultoria de estilo faz pela autoestima?

A consultoria de estilo é um treinamento. E esse treinamento não fala só sobre roupas e acessórios, como usar, o que usar e como coordenar as peças. Esse treinamento mostra como valorizar os seus pontos fortes e a disfarçar os seus pontos fracos.

No texto que eu fiz sobre como escolher a calça jeans eu explico um pouco sobre como a consultoria de estilo pode ajudar a escolher a peça certa de acordo com a forma como a cliente vê o seu corpo, e eu também já contei aqui que não faço análise de silhueta justamente pra fazer esse processo ser sobre a cliente, e não sobre regras gerais!

representatividade Barbie

Mulheres com o mesmo tipo de corpo podem ter sensações diferentes sobre o seu corpo, e por isso, melhor que indicar “calça jeans pra quem tem o quadril largo”, é indicar “calça jeans pra quem quer disfarçar o quadril largo” ou “calça jeans pra quem quer evidenciar o quadril largo”. Mesmo tipo de corpo mas com objetivos diferentes demanda roupas diferentes – ou a pessoa vai continuar achando que o problema está nela e no corpo dela, e não na escolha roupa!

Autoestima e autoimagem na consultoria de imagem e estilo

Uma mulher que odeia a sua barriga saliente quando está com a autoestima abalada esquece que ela tem outros pedaços de corpo além da barriga. Se ela veste uma roupa e a barriga está marcando, ela se acha horrorosa e desiste de sair, ou sai se achando horrorosa e nem consegue produzir no trabalho ou se divertir.

Na consultoria de estilo a cliente entende que ela está com a barriga saliente sim, mas que ela tem seios bonitos, ou pernas lindas, ou o rosto bonito, o cabelo maravilhoso, e aprende a focar no que ela gosta mais ao invés de focar no que ela gosta menos. Não é isso que você faria com a sua melhor amiga que reclamasse da barriga dela? “Ai amiga, olha como suas pernas são lindas, para de reclamar dessa barriga, nem tá tão grande assim!”.

E então, eu entro com opções de peças com cores, tecidos, caimentos, texturas e detalhes que vão chamar mais a atenção pra parte do corpo que ela gosta mais do que das partes que ela gosta menos. Isso vai funcionar pra ela na frente do espelho e para os outros, quando olharem pra ela. E ao se sentir mais bonita, ela se sentirá mais segura, e isso refletirá na sua postura, e fará com que as pessoas também mudem a forma de olhar e de tratar essa mulher.

A consultoria de estilo só ajuda na autoestima em relação ao corpo?

Não. O objetivo da consultoria de estilo é fazer você ter uma imagem coerente com quem você é e com a imagem que você quer que as pessoas tenham de você. A roupa que vestimos fala sobre quem a gente é, e a consultoria de estilo cuida para que a sua roupa só fale bem sobre você!

Se você quiser se sentir mais madura ou profissional no trabalho, saber a roupa certa vai te ajudar a se sentir mais segura na hora de apresentar um resultado ou falar numa reunião, por exemplo.

consultoria de estilo e autoestima

A consultoria de estilo é um processo quase artesanal, feito sob medida de acordo com as demandas da cliente. O que eu faço é entender quem a cliente é, e a mensagem que ela quer transmitir (as prioridades dela) e indicar elementos visuais (roupas e acessórios) que vão ajudar a formar essa imagem.

Se quiser a minha ajuda, já sabe: Entra em contato e a gente faz o processo da consultoria de estilo pessoalmente aqui no Rio ou online via Skype se você morar em qualquer outro lugar do Brasil (ou do mundo, e falar português hahaha).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!