Consultoria de estilo masculina, Dress code

Looks masculinos pra trabalhar em empresa casual

Looks masculinos pra trabalhar em empresa casual

Apesar de a grande maioria dos meus posts serem voltados para as mulheres (porque a grande maioria dos meus atendimentos é pra mulheres) eu também atendo homens na consultoria de estilo, e em Janeiro eu comecei a atender dois clientes que tinham a mesma demanda: saber quais os melhores looks masculinos para trabalhar em empresa casual.

Numa empresa casual existem duas possibilidades, igualmente perigosas e ruins para a imagem profissional: se arrumar demais, ou parecer muito desleixado.

Os meus dois clientes tinham idades e estilos diferentes, além de um deles morar no Rio e o outro lá no Paraná (cliente da consultoria online), e por isso, as dicas variavam um pouco para atender melhor a cada um deles, mas se você é homem e não quer ou não pode me contratar (porque acha que é caro, bobinho rsrs), vai poder se aproveitar das dicas mais genéricas que vou dar no texto de hoje:

Camisa

A camisa social é uma boa opção para deixar o look de trabalho mais adequado, mesmo em empresa casual. Pode ser com manga curta ou longa, com estampas mais clássicas ou lisas, de cores neutras ou mais coloridas (ou neutras coloridas, que são ainda mais interessantes), desde que esteja no tamanho certo, ou seja, nem larga demais e nem justa demais.

O tamanho certo para a camisa masculina é o ajustado, ou seja, aquela que acompanha a silhueta de forma confortável, como essa imagem aqui:

Calça de sarja

A calça de sarja é uma peça coringa nos looks masculinos para trabalhar em empresa casual, e você pode usar substituindo a calça jeans tanto com camisetas quanto com camisas.

Apesar de esse texto aqui ter só imagens femininas, a teoria também serve para os homens na hora de usar cores neutras coloridas. Vale a pena passar lá e ler!

Calça jeans escura

O calça jeans pode ser a calça de trabalho todos os dias, desde que ela seja escura, ou seja, sem lavagens e sem manchas, porque ela é a mais “formal” e arrumadinha dentro das calças jeans, e mesmo que você use ela com uma camiseta ou um tênis, ela vai deixar o look mais sério.

Blazer

Mesmo que você não precise usar um terno, um bom blazer pode te deixar com um ar mais arrumadinho. Para fugir do preto, que é sempre mais formal e sério, vale investir em um blazer azul marinho ou marfim!

Se quiser um look mais informal, também vale investir em um blazer de moletom, de sarja ou jeans – que vai substituir a jaqueta jeans ou de couro de forma mais elegante.

Suéter

Tanto para o cliente do Paraná, que pega temperaturas mais baixas, quanto para o cliente daqui do Rio, eu indiquei o suéter para usar por cima da camisa e deixar os looks masculinos informais na medida certa.

Acessórios masculinos para o trabalho

Além dos acessórios mais comuns, como o relógio, cordão e pulseira, um acessório que pode te deixar mais estiloso no ambiente de trabalho numa empresa informal é a bolsa ou mochila de couro, que é um material menos esportivo.

Nesse “antes e depois” aqui embaixo dá pra ver a diferença que os acessórios fizeram no look do meu cliente aqui do Rio:

Sapatos masculinos para trabalhar em empresa casual

A maioria dos homens considera o sapatênis como um sapato ideal para o trabalho, mas a verdade é que ele nada mais é que um tênis mais arrumadinho, e tênis não é bem o sapato ideal para o trabalho (mesmo em uma empresa informal), considerando, é claro, o ramo da sua empresa e o seu cargo, já que existem algumas exceções, que permitem um look casual de verdade, com direito a usar bermuda e chinelo e tudo!

Os sapatos que eu mais indico para trabalhar em empresa casual sem ficar muito arrumadão nem muito desleixado são o Dockside e o Mocassim:

Vale a pena investir em dois modelos de sapatos para ficar variando, e ter um look elegante e que transmita seriedade sem te deixar arrumado ou sério demais.

Também vale usar aquela bota ou até mesmo tênis (desde que não seja aquele tênis de academia).

Dica bônus: Meias coloridas

Para completar, vale lembrar que combinar o cinto com o sapato é legal, e que meias brancas são usadas APENAS para fazer exercícios físicos – mesmo se você for trabalhar de tênis! Olha o feedback do meu cliente do Rio, que aderiu à minha dica durante a consultoria:

Na montagem de looks de hoje: Sai ➡meia branca e entra ⬅ meia colorida nos looks do cliente! 💪 . . Homens: Meia branca é só pra praticar esportes! 🏃 Ainda que o seu estilo não seja tão ousado quanto o do @justinptrudeau que foi eleito o político mais estiloso do mundo 👍 graças às suas meias, vale a pena trocar o modelo mais esportivo por alguns pares mais neutros, com estampas mais discretas, como as do meu cliente de hoje, que aprovou a ousadia proposta! 😁 . . . #consultoriadeestilo #personalstylist #estilo #estilopessoal #vestindoautoestima #meias #dicadeestilo #lookdocliente #meiascoloridas #justintrudeaustyle #homensestilosos #ootd #consultoriadeestilomasculina #feedback #cor #neutroscoloridos #coresneutras #marrom

A post shared by Vestindo Autoestima (@vestindoautoestima) on

Facebook Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *