icone-site-vestindo-autoestima
look casual masculino

Looks masculinos pra trabalhar em empresa casual

Apesar de a grande maioria dos meus posts serem voltados para as mulheres (porque a grande maioria dos meus atendimentos é pra mulheres) eu também atendo homens na consultoria de estilo, e já falei mais sobre a consultoria de estilo masculina nesse texto aqui.

Em Janeiro eu comecei a atender dois clientes que tinham a mesma demanda: saber quais os melhores looks masculinos para trabalhar em empresa casual, e por isso trouxe o assunto pra cá.

Looks masculinos pra trabalhar em empresa casual

Numa empresa casual existem duas possibilidades, igualmente perigosas e ruins para a imagem profissional: se arrumar demais, ou parecer muito desleixado.

Os meus dois clientes tinham idades e estilos diferentes, além de um deles morar no Rio e o outro lá no Paraná (cliente da consultoria online), e por isso, as dicas variavam um pouco para atender melhor a cada um deles, mas se você é homem e não quer ou não pode me contratar (porque acha que é caro, bobinho rsrs), vai poder se aproveitar das dicas mais genéricas que vou dar no texto de hoje:

Que camisa usar?

A camisa social é uma boa opção para deixar o look de trabalho mais adequado, mesmo em empresa casual. Pode ser com manga curta ou longa, com estampas mais clássicas ou lisas, de cores neutras ou mais coloridas (ou neutras coloridas, que são ainda mais interessantes), desde que esteja no tamanho certo, ou seja, nem larga demais e nem justa demais.

O tamanho certo para a camisa masculina é o ajustado, ou seja, aquela que acompanha a silhueta de forma confortável, como essa imagem aqui:

Calça de sarja é uma boa opção nos looks masculinos pra trabalhar em empresa casual

A calça de sarja é uma peça coringa nos looks masculinos para trabalhar em empresa casual, e você pode usar substituindo a calça jeans tanto com camisetas quanto com camisas.

Apesar de esse texto aqui ter só imagens femininas, a teoria também serve para os homens na hora de usar cores neutras coloridas. Vale a pena passar lá e ler!

Calça jeans escura

O calça jeans pode ser a calça de trabalho todos os dias, desde que ela seja escura, ou seja, sem lavagens e sem manchas, porque ela é a mais “formal” e arrumadinha dentro das calças jeans, e mesmo que você use ela com uma camiseta ou um tênis, ela vai deixar o look mais sério.

Blazer

Mesmo que você não precise usar um terno (conjunto de calça, paletó e às vezes, colete), um bom blazer pode te deixar com um ar mais arrumadinho. Para fugir do preto, que é sempre mais formal e sério, vale investir em um blazer azul marinho, marrom, cinza ou marfim, que são cores neutras coloridas.

Se quiser um look mais informal, também vale investir em um blazer de moletom, de sarja ou jeans – que vai substituir a jaqueta jeans ou de couro de forma mais elegante.

Suéter

Tanto para o cliente do Paraná, que pega temperaturas mais baixas, quanto para o cliente daqui do Rio, eu indiquei o suéter para usar por cima da camisa e deixar os looks masculinos informais na medida certa.

Acessórios masculinos para o trabalho

Além dos acessórios mais comuns, como o relógio, cordão e pulseira, um acessório que pode te deixar mais estiloso no ambiente de trabalho numa empresa informal é a bolsa ou mochila de couro, que é um material menos esportivo.

Nesse “antes e depois” aqui embaixo dá pra ver a diferença que os acessórios fizeram no look do meu cliente aqui do Rio:

Sapatos masculinos para trabalhar em empresa casual

A maioria dos homens considera o sapatênis como um sapato ideal para o trabalho, mas a verdade é que ele nada mais é que um tênis mais arrumadinho, e tênis não é bem o sapato ideal para o trabalho (mesmo em uma empresa informal), considerando, é claro, o ramo da sua empresa e o seu cargo, já que existem algumas exceções, que permitem um look casual de verdade, com direito a usar bermuda e chinelo e tudo!

Os sapatos que eu mais indico para trabalhar em empresa casual sem ficar muito arrumadão nem muito desleixado são o Dockside e o Mocassim:

Vale a pena investir em dois modelos de sapatos para ficar variando, e ter um look elegante e que transmita seriedade sem te deixar arrumado ou sério demais.

Também vale usar aquela bota ou até mesmo tênis (desde que não seja aquele tênis de academia).

Bermuda masculina no trabalho

Como eu citei ali em cima a possibilidade de usar bermuda no trabalho, acho que vale a pena citar o caso do Bermuda Sim, um movimento criado em 2014 por 3 cariocas para facilitar a aceitação do uso de bermudas no ambiente de trabalho.

A proposta busca a utilização de trajes mais confortáveis e típicos para o clima brasileiro. “A ideia surgiu em dezembro. Começamos a reparar que tinha muita gente reclamando de trabalhar de terno e de calça. Com o verão começando, pensamos em criar um movimento para ajudar os nossos amigos”, afirma Ricardo Ruliére, um dos idealizadores do Bermuda Sim.

Nessa foto, os homens do Portal Terra, que libera o uso de bermudas desde 2012 e acredita que a permissão para usar roupas mais confortáveis melhora a qualidade do trabalho. “Quanto mais liberdade e comodidade se dá para o funcionário trabalhar, melhor ele responde. É um estímulo positivo para criação de novos projetos e geração de ideias”, disse, em nota, a empresa.

Como dá pra ver na foto, as bermudas são mais compridas, em jeans ou sarja e em cores mais neutras, que dão uma carinha menos informal mesmo num ambiente de trabalho mais casual, para não ficar parecendo que você está indo pra praia – especialmente se você mora numa cidade como o Rio de Janeiro.

Dica bônus: Invista em meias coloridas

Para completar, vale lembrar que combinar o cinto com o sapato é legal, e que meias brancas são usadas APENAS para fazer exercícios físicos – mesmo se você for trabalhar de tênis!

Olha o feedback do meu cliente do Rio (que eu postei lá no instagram) depois que ele aderiu à minha dica sobre as meias coloridas durante a consultoria:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!