icone-site-vestindo-autoestima
terceira-peça

Por que usar uma terceira peça no calor

Falar em sobreposição de peças no calor morando no Rio de Janeiro parece brincadeira, mas não é! Nesse texto eu vou te convencer que incluir uma terceira peça no calor é possível e pode fazer verdadeiros milagres pelo seu estilo, e também eu vou te mostrar por que.

Usar terceira peça no calor

Incluir uma terceira peça no calor é um truque de styling maravilhoso para dar um UP instantâneo à sua produção, deixando qualquer jeans e camiseta mais interessante. Muitas pessoas dizem que no inverno as pessoas ficam mais elegantes e se vestem melhor, e boa parte disso é porque o usa de uma terceira peça nos dias frios é super comum (e necessária), mas essa terceira peça não precisa ser necessariamente um casaco.

Nos dias de calor é possível usar um lenço (que pode estar amarrado no cós da calça ou na alça da bolsa, por exemplo) ou um colete feito de materiais leves, que não acrescentam calor, como o linho.

como usar terceira peça no calor

O colete jeans também pode funcionar bem (e está super na moda), dependendo do seu estilo, e apesar de ser mais pesado, também pode ser usado sem grandes problemas no calor. A gente não deixa de usar calça jeans nos dias mais quentes, né?

Isso acontece porque o jeans é feito de algodão, que é uma fibra natural e um dos melhores tecidos para o calor. Tem que olhar a etiqueta de composição na hora de comprar a terceira peça que vai usar no calor, para comprar uma que seja feita com esses tecidos indicados para os dias de verão!

Benefícios da terceira peça no calor

Perceba que apesar de os looks que eu trouxe aqui serem simples, parece que a pessoa teve cuidado ao se vestir e que gastou mais tempo na produção e não apenas cobriu a parte de baixo e a parte de cima do corpo. O mesmo acontece quando você inclui um maxi colar à dupla jeans e camiseta. Fica mais interessante na hora, e você nem perdeu muito tempo pra isso.

acessórios maxi colar

Veja abaixo os benefícios de usar a terceira peça no calor.

Terceira peça deixa o look mais formal

Já percebeu que quanto mais formal é a empresa ou a profissão, mais comum é o uso de terceiras peças? (Eu falo sobre os níveis de formalidade das empresas e o dress code nesse texto aqui)

Se a ideia é deixar o look mais formal (mesmo usando jeans), ou quebrar um pouco a informalidade do look (mesmo em uma situação mais descontraída), vale acrescentar uma terceira peça, seja ela qual for.

opções de terceira peça no calor

Terceira peça “emagrece”

Coloquei entre aspas porque existem várias opções de terceira peça, em várias cores, formas, modelos, texturas e volumes diferentes, e o efeito emagrecedor dela pode variar ou até mesmo não existir, dependendo da peça e da forma como você a usar.

Quem me segue lá no instagram sabe que eu não gosto dessas regras ou verdades absolutas, e eu gosto de passar isso para quem lê o que eu escrevo na internet e para as minhas cientes da consultoria de estilo, para que se sintam mais livres e tenham mais repertório!

Esse efeito emagrecedor se dá porque o vão que se forma ao longo do corpo com as abas da terceira peça abertas cria uma linha vertical que chama atenção pro centro do corpo e tira a importância (visual) das bordas do corpo, principalmente se a terceira peça for de cor mais neutra, mais opaca ou mais escura que a cor da parte de dentro do look.

terceira peça alonga a silhueta

O colar comprido também ajuda a alongar a silhueta e “emagrecer”, mas precisa tomar cuidado com o comprimento dele: Colar que para na altura da barriga chama a atenção para essa parte do corpo!! O ideal é que ele fique um pouco abaixo dos seios!

Terceira peça para criar cintura

Além de emagrecer, a terceira peça também cria um efeito visual de cintura, principalmente se você escolhe uma parte de dentro bem sequinha, mais ajustada, que caia próxima da pele (sem grudar!), e uma terceira peça retinha MAS ACINTURADA, porque o que mais vai aparecer aos olhos de quem te vê (e aos seus, no espelho) é a forma que a terceira peça cria na silhueta!

sobreposição no calor

Se o colete for longo, também vai ajudar a disfarçar o quadril, equilibrando as proporções da silhueta. Se você tiver barriguinha, evite usar uma terceira peça terminando na altura da barriga porque além de não ajudar na cintura, aumenta visualmente a barriga. Isso acontece porque puxa o olhar para essa região, como eu falei lá em cima sobre o colar mais comprido!

Terceira peça alonga a silhueta

O mesmo vão criado pela terceira peça aberta que emagrece também alonga a silhueta, já que corta a silhueta do pescoço até abaixo da cintura (dependendo da altura da terceira peça) na vertical, atraindo olhares de cima pra baixo e de baixo pra cima — e não de um lado pro outro, na horizontal, e esse é um motivo extra pra usar terceira peça no calor (mas não esqueça de olhar a etiqueta de composição, pra escolher o tecido certo e não passar calor)!

Esse efeito é ainda maior se a cor da peça de dentro é mais viva, mais clara ou mais colorida e a terceira peça é mais opaca, mais escura ou mais neutra, porque cria o efeito de contraste!

truque de estilo com terceira peça

Eu adoro usar terceira peça no calor, e espero que vocês tenham se inspirado! Se precisar da minha ajuda, lembre que eu sou consultora de estilo e posso te ajudar presencialmente aqui no Rio de Janeiro ou online no mundo todo. Clica aqui pra entrar em contato comigo e saber mais sobre os meus serviços!

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!