icone-site-vestindo-autoestima
cores claras nos dias frios

Como usar roupa clara no frio?

Um dos maiores problemas na etapa de compras (ou personal shopper, que eu expliquei nesse texto aqui) com as minhas clientes da consultoria de estilo, aqui no Rio ou online, é encontrar peças na cartela de cores delas fora da estação delas – principalmente peças de frio.

Isso acontece por que as marcas acreditam que as pessoas devem usar cores mais claras e vivas no verão, cores acobreadas e terrosas no outono, flores na primavera e cores escuras no inverno. E aí a pergunta que fica é: Como usar roupa clara no frio?

Como não posso mudar a estratégia das marcas, o texto de hoje é pra mostrar que sim e te inspirar a usar cores claras no frio. E aí, quem sabe, tendo uma demanda, as marcas começam a perceber que nem todo mundo é igual, né?

Como usar roupa clara no frio

Uma das minhas clientes da consultoria de estilo no Rio falou que não usava roupa clara no frio, assim como não usava roupas de outono (como verde militar e vinho, por exemplo) nos dias mais quentes, e isso não é uma particularidade dela.

Tem muita gente que ainda associa roupas escuras aos dias frios e roupas claras nos dias mais quentes (tirando o preto, claro, que para algumas pessoas pode ser usado todos os dias).

Usar roupa clara nos dias frios deveria ser uma opção bem mais fácil, mas como consultora de estilo eu sei como é difícil encontrar um casaco em cores diferentes das cores que estão na moda ou de tons mais fechados e escuros, e isso dificulta não só a etapa de compras com as clientes que tem a coloração pessoal mais suave e clara, como dificulta o estilo de quem quer parecer diferente das outras pessoas.

Como toda coordenação de cores, o segredo está no círculo cromático, que é a ferramenta que te ajuda a saber que cor combina com outra, mas para te ajudar ainda mais nessa tarefa, vou colocar algumas composições que você pode repetir aí na sua casa e ficar quentinha e estilosa nos dias mais frios!

Usar cores neutras coloridas no frio

Quem acompanha o meu trabalho sabe que eu AMO cores neutras coloridas, e além de incentivar trocar o preto por essas cores no dia-a-dia, vale a pena usar cores neutras coloridas no frio, especialmente os tons mais claros.

Total white é uma opção de roupa clara no frio

Não tem como falar de tons neutros sem falar de branco, e o look total white é um monocromático ainda mais elegante que o look total black, especialmente nos dias frios.

Vale investir nas texturas e camadas de tamanhos diferentes para deixar o look total white ainda mais interessante. Tem algumas dicas pra fazer sobreposição nesse texto aqui.

Nesse texto aqui eu estou explicando que branco não fica bem em todo mundo, e não está em todas as cartelas de coloração pessoal. Se é o seu caso, vale a pena ver as dicas que eu dou lá!

Usar tons claros no frio

Se o branco não é a sua cor favorita, também vale investir em outros looks monocromáticos em tons claros para deixar os dias frios mais elegantes:

Você também pode usar mais cores claras para deixar o look mais criativo, fazendo um color block com cores em tons suaves ou pastéis, respeitando o seu estilo.

Essa minha cliente da consultoria de estilo online e mora lá na Alemanha tem uma cartela de coloração pessoal super clarinha (verão suave) e postei algumas peças de frio na coloração dela lá no instagram:

Usar rosa e vermelho no frio

O vermelho é a cor do inverno 2018, e a coordenação análoga com o rosa é uma das mais elegantes, que você pode apostar nos dias mais frios.

Quem me acompanha no instagram viu que usei um casaco de pêlos (fake, claro!) num aniversário que fui no sábado, por cima de uma blusa vermelha, e essa coordenação fica boa com qualquer tom de rosa ou de vermelho, e com qualquer material, justamente pra combinar com o seu estilo e com a temperatura de onde você mora.

Essas foram as combinações com vermelho e rosa que eu fiz no dia de montagem de looks pra cliente que não usava roupa clara ou colorida no frio:

Outras combinações de cores análogas também ficam muito boas no frio:

Essas são apenas algumas dicas para acabar com o mito de que não dá pra usar roupa clara no frio. Espero que tenham gostado e que experimentem sair da zona de conforto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!