Como usar, Estilo

O sapato precisa combinar com a bolsa?

O sapato precisa combinar com a bolsa?

“O sapato precisa combinar com a bolsa?” é uma das maiores dúvidas das pessoas, principalmente as que curtem regrinhas de estilo. Mas afinal, o que é o certo? Usar bolsas e sapatos combinadinhos ou descombinados? Eu sempre falo a mesma coisa nos meus textos, mas vale repetir: Certo é você usar a moda de acordo com o seu estilo, com o que você gosta, pra você se olhar no espelho e gostar do que vê! Mas, ainda que essa seja uma boa regra e te dê liberdade, o meu trabalho como consultora de estilo é facilitar essa tarefa, independente do que é importante para a cliente – e para quem lê o que eu escrevo na internet. Então, vamos aprender como combinar ou descombinar bolsas e sapatos:

Como combinar o sapato e a bolsa pela cor

Se você gosta de combinar bolsa e sapato pela cor, mas quer sair do básico, ao invés de usar a bolsa e o sapato da mesma cor, você pode usar o círculo cromático para ver que cores combinam melhor. Eu fiz um texto aqui só sobre como combinar cor, mas vou repetir:

As formas mais fáceis de combinar cores de forma interessante é combinar cores análogas (vizinhas no círculo cromático) ou cores complementares (de lados opostos no círculo cromático). Então, se você tem um sapato vermelho, ao invés de combinar com uma cor neutra e tirar toda a ousadia e interessância do sapato ou da mesma cor do sapato, que tal combinar com uma bolsa verde, que é a sua cor complementar?

Se o sapato ou a bolsa for estampada é fácil também: A outra peça pode ser lisa, usando uma das cores que aparece na peça estampada, ou pode ser estampada no mesmo tema (animal print com animal print, por exemplo), ou ainda pode ser de uma cor neutra, lembrando que neutro é mais que preto, branco e marrom: Teste o cinza, vinho, marinho, bege…

Há também quem prefira um look mais monocromático ou neutro e ouse nos acessórios para incluir pontos de cor. Só que todo ponto de cor “puxa o olhar” das outras pessoas, então, se o seu look é todo preto e o sapato é vermelho, pode ser que as pessoas nem saibam quem era a dona do sapato vermelho na festa, porque não olharam para o seu rosto!

Como combinar o sapato e a bolsa pelo estilo

Assim como você não vai de mochila para um casamento, você não vai de scarpin para a academia. Mas, em algumas situações, a gente não precisa seguir protocolos e pode usar o que quiser. Se o seu estilo é mais criativo / moderno, você vai se sentir muito bem usando tênis com blazer e maxi bolsa de couro. E não tem nada de errado nisso – acredite!! Mas, se você gosta de estar “adequada”, cumprindo regras, anota essas dicas:

*Se for usar uma espadrilhe de corda, por exemplo, opte por uma bolsa de couro, lona ou de outro material rústico, como a palha, porque combinam mais do que com peças clássicas como um scarpin de pelos ou de camurça, por exemplo.

* Peças mais clássicas, como aquelas bolsas de alças compridas ficam bem com outras peças clássicas, como scarpin.

Como combinar o sapato e a bolsa com outros “neutros”

A gente convencionou que neutro é tudo que combina com tudo, mas cada pessoa pode definir os seus próprios neutros. O seu neutro pode ser um sneaker vermelho, um tênis de animal print, um oxford metalizado, uma mochila de veludo ou uma bolsa de franja. Uma cliente de BH só tem uma bolsa, e é de animal print. Pra onde ela vai, com a roupa que for, ela usa a mesma bolsa, porque pra ela, a bolsa combina com tudo mesmo. É o neutro dela! Os meus são um mocassim rosa e um slipper de zebra!

Você não precisa ter uma bolsa de cada cor pra combinar com cada sapato, e nem comprar só bolsas de cores neutras pra combinar com tudo. Conheça as suas prioridades e o seu estilo, e combine (ou descombine) do seu jeito!

Facebook Comments