icone-site-vestindo-autoestima
bombinar-bolsa-sapato

O sapato precisa combinar com a bolsa?

“O sapato precisa combinar com a bolsa?” é uma das maiores dúvidas das pessoas, principalmente as que curtem regrinhas de estilo. Mas afinal, o que é o certo? Usar bolsas e sapatos combinadinhos ou descombinados?

Eu sempre falo a mesma coisa nos meus textos, mas vale repetir: Certo é você usar a moda de acordo com o seu estilo, com o que você gosta, pra você se olhar no espelho e gostar do que vê!

Mas, ainda que essa seja uma boa regra e te dê liberdade, o meu trabalho como consultora de estilo é facilitar essa tarefa, independente do que é importante para a cliente – e para quem lê o que eu escrevo na internet. Então, vamos aprender como combinar ou descombinar bolsas e sapatos:

Como combinar o sapato e a bolsa pela cor

Se você acha que o sapato precisa combinar com a bolsa usando a cor como referência, mas quer sair do básico, ao invés de usar a bolsa e o sapato da mesma cor, você pode usar o círculo cromático para ver que cores combinam melhor. Eu fiz um texto aqui só sobre como combinar cor, mas vou repetir:

o sapato precisa combinar com a bolsa?

As formas mais fáceis de combinar cores de forma interessante é combinar cores análogas (vizinhas no círculo cromático) ou cores complementares (de lados opostos no círculo cromático). Então, se você tem um sapato vermelho, ao invés de combinar com uma cor neutra e tirar toda a ousadia e interessância do sapato ou da mesma cor do sapato, que tal combinar com uma bolsa verde, que é a sua cor complementar?

Se o sapato ou a bolsa for estampada é fácil também: A outra peça pode ser lisa, usando uma das cores que aparece na peça estampada, ou pode ser estampada no mesmo tema (animal print com animal print, por exemplo), ou ainda pode ser de uma cor neutra, lembrando que neutro é mais que preto, branco e marrom: Teste o cinza, vinho, marinho, bege…

a bolsa precisa combinar com o sapato?

Há também quem prefira um look mais monocromático ou neutro e ouse nos acessórios para incluir pontos de cor. Só que todo ponto de cor “puxa o olhar” das outras pessoas, então, se o seu look é todo preto e o sapato é vermelho, pode ser que as pessoas nem saibam quem era a dona do sapato vermelho na festa, porque não olharam para o seu rosto!

Como combinar o sapato e a bolsa pelo estilo

Assim como você não vai de mochila para um casamento, você não vai de scarpin para a academia. Mas, em algumas situações, a gente não precisa seguir protocolos e pode usar o que quiser.

Se o seu estilo é mais criativo / moderno, você vai se sentir muito bem usando tênis com blazer e maxi bolsa de couro. E não tem nada de errado nisso – acredite!! Mas, se você gosta de estar “adequada”, cumprindo regras, anota essas dicas:

*Se for usar uma espadrilhe de corda, por exemplo, opte por uma bolsa de couro, lona ou de outro material rústico, como a palha, porque combinam mais do que com peças clássicas como um scarpin de pelos ou de camurça, por exemplo.

* Peças mais clássicas, como aquelas bolsas de alças compridas ficam bem com outras peças clássicas, como scarpin.

bolsa combinando com o sapato

Consegue ver que mesmo acreditando que o sapato precisa combinar com a bolsa, não precisa ser de um jeito só?

Como combinar o sapato e a bolsa com outros “neutros”

A gente convencionou que neutro é tudo que combina com tudo, mas cada pessoa pode definir os seus próprios neutros. O seu neutro pode ser um sneaker vermelho, um tênis de animal print, um oxford metalizado, uma mochila de veludo ou uma bolsa de franja.

Uma cliente de BH só tem uma bolsa, e é de animal print. Pra onde ela vai, com a roupa que for, ela usa a mesma bolsa, porque pra ela, a bolsa combina com tudo mesmo. É o neutro dela! Os meus são um mocassim rosa e um slipper de zebra!

como combinar a bolsa com o sapato

Você não precisa ter uma bolsa de cada cor pra combinar com cada sapato, e nem comprar só bolsas de cores neutras pra combinar com tudo. Conheça as suas prioridades e o seu estilo, e combine (ou descombine) do seu jeito!

Também vale a pena ler esse texto aqui, que eu explico que nem toda cor neutra é versátil, pra entender melhor essa relação com os “neutros” que você acha que não combina com tudo!

Que cor de bolsa combina com tudo?

Se mesmo depois desses argumentos pra te mostrar que você tem mais opções, ainda assim você achar que o sapato precisa combinar com a bolsa, e preferir usar uma bolsa que combine com tudo, vale ler esse texto aqui, que eu mostro algumas opções em cores neutras coloridas, pra você decidir que cor é a sua favorita e que vai combinar melhor com o seu estilo e cartela de coloração pessoal.

Eu sempre indico as bolsas em cores neutras coloridas da Soulier (que é uma marca carioca) para as minhas clientes. As peças são de couro, e têm opções para todos os estilos:

cor de bolsa que combina com tudo

Na primeira compra no site, você ganha 15% de desconto. Basta inserir o cupom SOULIER15 e aproveitar – inclusive para comprar sapatos da mesma cor da bolsa nova, se você continua achando que o sapato precisa combinar com a bolsa!

Porque as pessoas acham que o sapato precisa combinar com a bolsa?

Hoje em dia existem várias cores de bolsa e sapato, e várias tonalidades da mesma cor em materiais diferentes, o que dificulta muito a combinação das peças, especialmente se você gosta de fazer “conjuntinho”.

Antigamente, os sapatos eram mais neutros, assim como os cintos, e era mais fácil combinar. Além disso, a moda está com menos regras, e isso permite que você use cores diferentes nos acessórios também.

Vale dizer que quanto mais tradicional você for, mais o conjuntinho vai parecer coerente. Do mesmo jeito que desconjuntar as peças faz mais sentido pra quem é mais criativa!

Se precisar de ajuda pra descobrir o seu estilo e montar looks que funcionem pra você, me manda uma mensagem por aqui!

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!