Como usar

O que usar quando chove e faz calor?

O que usar quando chove e faz calor?

Esses dias aqui no Rio tem sido assim: Muito calor durante o dia (sensação térmica de quase 50 graus) e chuva no final do dia e à noite, e quase sempre é mais fácil escolher o “look do dia” para vestir em dias chuvosos quando o tempo está frio do que saber o que vestir nos dias chuvosos de verão.
Chuva no Rio sempre foi sinal de “casaquinho”, mas ultimamente eu não tenho sido uma carioca legítima, porque mal dá pra usar blusa nesse calor! Hahaha

Como a chuva de verão não é característica apenas aqui do Rio, sei que onde quer que você esteja lendo esse texto, essas dicas vão ser úteis. Então anota aí:

Que materiais esquentam menos no verão?

A temperatura é um dos fatores decisivos para a gente escolher o que vestir, e quando chove e faz calor, a gente precisa vestir alguma coisa que não faça a sensação de calor aumentar.

No texto que eu fiz com dicas sobre como usar preto no verão eu falei que as peças feitas com tecidos de fibras naturais (com algodão, seda, linho, viscose e lã na composição) são mais leves e arejadas, e são ideais para dias de temperaturas mais altas. Além de esquentar menos, esses tecidos secam mais rápido, ou seja, vantagem dupla e dois motivos para usar tecidos de fibras naturais nos dias que chove e faz calor!

Veja aqui as diferenças entre as peças de poliéster e de algodão.

Que materiais protegem da chuva?

Peças feitas de material sintético como o poliéster e a viscose (a lista é enorme, mas basta eliminar os tecidos de fibras naturais que citei acima) esquentam mais, mas podem ser usadas para proteger da água da chuva. Nesse texto aqui eu falo sobre a importância de observar e entender a etiqueta das roupas.

Nos pés, o ideal é usar sapatos de materiais que a água não vai estragar, como a borracha das melissas, o vinil e o verniz, por exemplo. Sapatos de material como couro, camurça e pêlos devem ser evitados quando existir a possibilidade de chuva.

Se o seu estilo permitir, invista em galochas, porque dá pra compor looks tanto com vestidos e shorts quanto com leggings e calças compridas.

O que vestir nos dias chuvosos de verão?

Além do material das peças, você também deve ficar atenta às peças que vai usar nos dias chuvosos de verão. Veja algumas dicas:

  • Prefira peças de comprimentos mais curtos ou intermediários, como a calça pantacourt e a saia midi, que não vão arrastar no chão;
  • Se você tiver que usar calça comprida (por causa do dress code empresarial, por exemplo), prefira as cores mais escuras e com as bainhas mais curtas, como a calça skinny e a cigarrete;
  • Dobre a bainha da calça jeans para evitar que arraste no chão e absorva a água;
  • Como o guarda-chuva é peça fundamental nesses dias, faça dele um acessório! Que tal ter um guarda-chuva estampado para fazer um mix de estampas ou colorido para deixar o look neutro e sóbrio mais ousado?

 

Olhar a temperatura faz parte do processo de se vestir, porque vai evitar que você passe frio, calor ou seja surpreendida por uma chuva. Instala um aplicativo no celular e dá uma olhadinha na previsão do tempo antes de escolher a roupa que vai sair!

Facebook Comments