Como usar

Troque o preto por uma cor neutra colorida

Troque o preto por uma cor neutra colorida

TODAS as minhas clientes da consultoria de estilo (sem exceção) ficam surpresas ao ver que suas roupas coloridas ou estampadas funcionam tão bem com as cores neutras coloridas tanto quanto funcionam com o preto.

Chamamos de cores neutras coloridas todas as cores neutras diferentes de preto e branco, ou seja: Azul marinho, Bege (creme, off white), Caramelo, Cinza, Marrom, Mostarda, Verde Militar e Vinho.

É claro que assim como tudo na moda, você pode não gostar do resultado final e achar que não combina com você, mas nesse texto eu vou mostrar algumas coordenações pra você repetir em casa e versatilizar ainda mais o seu guarda-roupas, e conseguir ficar mais colorida e mais jovem mesmo que o dress code peça que você use apenas roupas neutras (e não exija apenas preto e branco, claro)!

OBS: Ao longo do texto eu vou falar que algumas dessas cores não são cores de verdade, porque na teoria, só existem três cores primárias: Azul, Vermelho e Amarelo. Todas as outras “nascem” da mistura dessas cores entre elas, formando as cores secundárias (laranja, verde e violeta) e quanto mais pigmentação, mais escura a cor, e quando tem menos, a cor é mais clara, formando outra cor (como o roxo, violeta e lilás, por exemplo). Esse assunto dá um texto inteiro, mas achei que valia explicar a “base” do meu pensamento!

Trocando o preto pelo azul marinho

O azul marinho é tão escuro e tão clássico quanto o preto, mas só de não ser preto já deixa o seu visual um pouco menos careta. É sempre a primeira dica que eu dou para as minhas clientes jovens que não querem parecer muito velhas e continuar obedecendo ao dress code da empresa.

O azul marinho é um tom de azul mais escuro, e fica lindo com amarelo, que é a sua cor complementar, ou com tons de verde, que é a sua cor análoga. Veja mais sobre círculo cromático aqui.

Trocando o preto pelo bege (ou creme, ou off white)

Essas cores são diferentes, mas a diferença na tonalidade é bem pequena, e você pode experimentar a que você tiver em casa, pra ver que funciona tanto com cores coloridas quanto com outros neutros, de acordo com o tipo de contraste que você gosta mais – ou do seu contraste pessoal.

Trocando o preto pelo branco

Apesar de o branco não ser uma cor neutra colorida, poucas pessoas experimentam coordenar o branco com outras cores, e até mesmo com outros neutros.

Trocando o preto pelo caramelo

Caramelo não é uma cor, eu sei. Mas, é uma variação do marrom mais jovem, mais vivo, menos careta, e que a gente encontra com mais facilidade, porque está sempre indo e voltando pra moda.

Trocando o preto pelo cinza

É impossível não fazer essa piada, mas a verdade é que aqui você pode considerar todos os cinquenta tons de cinza, de acordo com o seu gosto pessoal.

Na segunda imagem usamos o cinza para coordenar com uma peça estampada que não tem cinza, e que a maioria das pessoas coordenaria com preto, branco ou uma cor da estampa.

Trocando o preto pelo marrom

O marrom é uma cor que pouca gente gosta, mas ele funciona muito bem com cores coloridas e principalmente pra quem tem a coloração mais terrosa (como eu).

Trocando o preto pelo mostarda

O mostarda também não é uma cor, e sim a mistura do amarelo com o marrom! Você consegue ver um pouco dessas variações no círculo cromático, que eu mostrei aqui no texto sobre como coordenar cores, e entender porque fica tão bonito com azul (amarelo e azul são cores complementares).

Trocando o preto pelo verde militar

Apesar de o verde não ser uma cor primária e nem uma cor neutra, o verde militar foi convencionado como cor neutra, assim como o jeans e o caramelo, e no texto que eu falo sobre a parka você pode ver que ela funciona bem como neutra!

Trocando o preto pelo vinho

O vinho é a cor neutra mais colorida, e a minha preferida. Como o vinho é uma variação mais escura do vermelho, fica ótimo com rosa, quase uma coordenação monocromática tom sobre tom.

Coordenação formal e informal de cores

As cores neutras são mais formais que as cores coloridas, mas as neutras coloridas são mais informais que o preto e o branco.

Outro fator que deve-se considerar quanto à formalidade é que quanto mais cores tem um look, mais informal, jovem e criativo ele é, e isso também conta em looks com cores neutras coloridas. Então, para montar looks formais, use apenas 2 cores, e para looks mais informais, pode usar mais de 2.

Um dia desses eu postei um look com 3 cores neutras coloridas lá no instagram. Me segue lá para ter dicas extras!

Facebook Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *