icone-site-vestindo-autoestima
como-usar-tweed

Como usar tweed sem ficar careta

As pessoas leem o meu site basicamente por quatro motivos: por gostarem de moda, por pesquisarem por um assunto específico no google e cair aqui, por quererem se vestir melhor ou por gostarem do meu trabalho como consultora de estilo! <3

Então, antes de explicar como usar tweed sem ficar careta, eu preciso alinhar e saber que todo mundo vai ter o mesmo nível de informação. Então eu preciso explicar primeiro o que é Tweed.

O que é Tweed?

Tweed é um tecido clássico de lã e por ser mais grossinho é ótimo para os dias de inverno. Surgiu na região do rio Tweed, na Escócia (por isso o nome), onde era o grande centro têxtil do século XIX, e se popularizou com a ajuda da Coco Chanel (sempre ela!!!), com a confecção dos famosos tailleurs da marca, os famosos conjuntinhos dos anos 50.

Apesar de ser um tecido clássico, a moda está sempre atualizando, usando novas cores e possibilitando usar em looks mais casuais, em modelagens diferentes do tradicional casaco Chanel, por isso, juntei essas dicas para você conseguir usar as suas peças de tweed sem ficar careta!

casaco Chanel tweed

Dicas pra você saber como usar Tweed sem parecer careta

Eu sempre comento (e falo melhor aqui) que antes de me tornar consultora de estilo em 2014 eu trabalhei por 11 anos como psicóloga organizacional, em Recursos Humanos. Nessa época, eu tinha um dress code semi formal e hoje, que eu posso usar qualquer roupa para trabalhar, eu poderia não usar mais nada daquela época… se eu não gostasse tanto de peças de alfaiataria!

Uma das peças dessa época que eu mantive no meu guarda-roupas e continuo usando MUITO é um casaqueto de tweed com a estampa xadrez pied de poule, que eu mostrei no meu instagram domingo. Clica aqui pra me seguir por lá também!

Um outro é um blazer com manga 3/4 com uns fios metalizados, que eu uso em festas ou baladas no frio, com calça jeans ou saia com meia calça.

Antigamente, o tweed era usado com um vestido preto básico e colares de pérola, e a menos que você seja uma mulher com prioridade adequação (estilo clássica / tradicional) e isso fizer sentido pra você, existem várias formas de deixar o tweed menos careta (mesmo se for um blazer ou um casaqueto mais clássico).

Veja as dicas fora do óbvio sobre como usar tweed que eu separei pra você:

Escolha peças de tweed coloridas

Tudo que é colorido é mais jovem e informal, então, se você gosta do tecido e da modelagem mas quer saber como usar tweed sem ficar careta ou formal demais, invista em peças de tweed coloridas.

peças coloridas de tweed - como usar tweed sem ficar careta

Essas opções são ótimas para ambientes de trabalho semi formais ou para o lazer. E se quiser saber como usar outras peças coloridas com o seu tweed colorido, lê esse texto aqui sobre como combinar cores.

Use modelagens mais modernas

Hoje a moda permite que todos os modelos de roupa sejam feitos em tecidos diferentes, e por isso, você pode aderir à moda da jaqueta bomber feita nesse tecido clássico!

Também existem modelos de jaqueta biker, blazer boyfriend, e outras modelagens tão moderninhas quanto, de acordo com o seu estilo! Mexer na modelagem da roupa é um dos jeitos de usar tweed, que é um tecido mais formal, sem ficar com um look careta!

bomber de tweed

Faça mix de estampas

Se ousar for com você mesmo, aposte também em um mix de estampas como a imagem abaixo, com duas padronagens de xadrez, ou na minha foto lá em cima, com o tweed xadrez e a camiseta de listras, por exemplo. Mix de estampas usando as mesmas cores ou o mesmo tema (nesse caso, o xadrez) nunca dão errado! Eu ensino as regras do mix de estampas nesse texto aqui!

Aposte no estilo hi-low

O estilo hi-low (ou hi-lo) significa misturar peças luxuosas com outras mais descoladas, meio esportivas ou básicas, como a saia com o tênis, ou o casaqueto com o jeans.

Blazer de tweed menos careta

Se você tiver aquele modelo de blazer de tweed mais clássico, com ombreiras e na modelagem mais ampla, use com peças mais informais.

Tweed na balada

Lembra que eu falei no começo do texto que uso o meu blazer de mangas 3/4 em festas? Não é só porque ele tem brilho não, porque quem gosta de brilho usa até de dia (e tá na moda), é porque o que vai dizer se uma roupa é de balada ou não é o seu estilo e a forma como você vai coordenar ela.

look de balada com peça de tweed

Eu adoro peças de tweed e espero que tenha te ajudado a entender como usar tweed sem ficar careta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!