Como usar

Como usar saia midi

Como usar saia midi

Apesar de ser consultora de estilo, eu não uso muitos itens que estão na moda. Eu só compro o que realmente faz sentido pra mim e o que vai funcionar no meu guarda-roupas por tempo suficiente de a peça valer o custo x benefício. A saia midi é um exemplo de peça que está na moda e eu comprei (duas), e que vou usar por muito tempo.

Como as pessoas têm alturas diferentes, a saia midi também fica em alturas diferentes em cada pessoa (uma vez eu comprei uma saia midi e uso como saia longa hahaha), mas não tem um tamanho certo para a saia midi: Midi vem da palavra meio, ou seja, ela tem tamanhos intermediários, sendo os mais “tradicionais” no meio da canela ou logo abaixo do joelho.

E pra começar a falar sobre essa peça, já vou começar pela dúvida que a maioria das pessoas tem:

Quem pode usar saia midi?

Eu tenho 1,56m e uso saia midi. Eu uso saia midi mesmo sendo baixinha, porque eu adoro o modelo, acho moderna e feminina ao mesmo tempo, porque combina com um monte de blusas que eu tenho, e isso pra mim é muito mais importante que parecer mais alta, por exemplo (vou falar se ela achata mesmo a silhueta a seguir).

A metodologia do meu trabalho como consultora de estilo fala mais sobre a pessoa que usa a roupa que da roupa que veste a pessoa. Então, quando o assunto é saia midi, eu preciso entender quem é a pessoa que vai vestir ela, antes de dizer se pode ou não pode usar. No meu caso, parecer mais alta não é uma questão a ser considerada, então, mesmo que eu use a saia midi de uma forma que eu pareça mais baixa, não é um problema pra mim.

Vamos pensar em duas mulheres com corpo tipo ampulheta, sendo que uma adora o bumbum grande e o quadril largo, e a outra odeia. A que adora, quer destacar essa parte do corpo, e a que odeia, quer disfarçar essas características. Então, considerando isso, não podemos dizer que quem tem o corpo tipo ampulheta não pode usar calça skinny, e sim dizer que quem quer disfarçar bumbum grande e quadril largo deve evitar calça skinny com alguns tipos de blusa, por exemplo.

calca-skinny-quem-pode-usar

Baixinha pode usar saia midi?

Se você é baixinha como eu e gosta de saia midi como eu, experimente, se olhe no espelho, use. Para essa e todas as outras peças, a resposta é sempre a mesma: Todo mundo que gosta pode usar. Se você é baixinha e quer usar saia midi sem se sentir “achatada”, eu vou ensinar como usar sem achatar tanto a silhueta a seguir!

Gordinha pode usar saia midi?

Para as gordinhas que querem usar saia midi, a resposta é a mesma: Pode usar sim! Se ela vai ser mais justa ou vai ter volume, se vai ser estampada ou lisa vai depender da sua relação com o seu corpo e com o seu estilo. Experimente, olhe para o seu corpo com carinho e não tenha medo de ousar!

saia-midi-plus-size

Nenhuma peça faz milagres ou estragos na silhueta sozinha. A peça de baixo que aumenta visualmente pode ficar bem com uma parte de cima mais volumosa, ou de cor mais viva, que tira a atenção da parte de baixo do corpo. Na consultoria de estilo a gente chama isso de “teoria Robin Hood”, que tira de quem tem muito e dá pra quem tem pouco. A saia aumentou muito o seu quadril e isso te incomoda? Compense tirando um pouco da atenção dos quadris, chamando mais atenção para a parte de cima do corpo!

Saia midi plissada

É o meu modelo favorito. As duas saias midi que eu tenho são plissadas, porque elas são delicadas e românticas, mas de uma maneira mais atual, mais moderna, e isso faz muito sentido pra mim e pro meu guarda-roupas, porque num dia eu saio mais “mocinha”, com uma blusa mais delicada e scarpin, e no outro eu coordeno com uma camiseta de banda, ou com alguma frase engraçadinha e bota (ou tênis), e das duas formas, eu me reconheço e as pessoas sabem quem sou eu.

A saia plissada dá um pouco de volume ao quadril, então, se a sua intenção é disfarçar essa parte do corpo, experimente usar com uma terceira peça, como na última foto acima. Existem muitas maneiras de não deixar de usar o que você gosta, sem “prejudicar” a sua silhueta!

saia-midi-plissada

Saia midi justa (lápis)

É o modelo mais sexy e também o mais usado no ambiente corporativo, porque se diferencia do modelo lápis tradicional apenas pelo comprimento. Se você for usar no ambiente corporativo e o dress code exigir algo mais formal, pode coordenar com camisas por dentro da saia e terceiras peças mais compridinhas. Se puder eliminar a terceira peça, dê preferência por peças mais larguinhas na parte de cima.

Para eventos mais informais, você pode coordenar com top cropped ou com camisetas, com salto alto ou tênis, de acordo com o seu estilo. Um modelo que está na moda de novo é o jeans, que você também pode usar no casual day, substituindo a calça jeans de toda sexta!

saia-midi-justa

Saia midi godê

É o modelo mais romântico, e também o mais democrático: Fica bem em todo tipo de corpo. Quem tem os ombros mais largos consegue equilibrar a silhueta, quem é mais gordinha não aumenta visualmente na parte do quadril, não achata a silhueta…

A saia midi godê é mais rodada, e pode ser lisa ou estampada, de tecidos mais fluidos ou mais rígidos, e assim como os outros tipos de saia midi, pode ser usada com todo tipo de sapato e blusa.

saia-midi-gode

Saia midi com tênis

Muita gente prefere usar peças mais femininas e delicadas como saias e vestidos com sapatos de salto alto ou sandálias, mas a verdade é que cada vez mais pessoas estão aderindo à moda de usar peças de estilos diferentes no mesmo look, e usar saia midi com tênis é super cool. Pode ser tênis branco, pode ser all star, tênis estampado ou o tênis de corrida, mais esportivo. Não tem regra a não ser usar o que você gosta, do jeito que você gosta.

saia-midi-tenis

Se faz o seu estilo e a sua empresa permite, é uma boa opção para substituir o combo jeans e camiseta do casual day!

Como usar saia midi sem achatar a silhueta

A saia midi “achata” a silhueta porque corta a sua perna em um comprimento intermediário e deixa pouca perna à mostra, então, uma forma de compensar esse efeito é usar sapatos da mesma cor da pele, para dar a sensação de “mais perna”. Não é a toa que a maioria das mulheres usa saia midi com o scarpin, porque além de super feminino, ele tem salto, e ajuda a alongar por deixar o peito do pé à mostra e por ter o bico fino.
saia-midi-achata-silhueta

Eu já parei de crescer há pelo menos 20 anos, e se eu nunca vou ser alta, e gosto de peças que são “proibidas” pra mim, eu tenho duas escolhas: Usar de uma maneira que me deixe bonita, ou não usar. Eu escolho usar! E você?

Facebook Comments

2 Comments

  1. Liiiiiiiindo que ficou seu cantinho novo!!!
    Amiga, eu sei o quanto tudo isso é importante pra você e só tenho energias boas pra mandar pra vc… que tudo continue dando certo. Sucessooooooooooo!
    te amo!

    p.s: amo saia midi mais tenho medo de usar… hahahahahaha

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *