Como usar

Como usar rosa

Como usar rosa

Outubro é o mês do combate ao câncer de mama, que foi o primeiro câncer que a minha mãe teve, em 1990 🙁 e usar rosa (que é o símbolo da campanha de conscientização para o diagnóstico precoce) sempre rende muitas dúvidas, já que normalmente é associado a looks mais jovens.

No artigo de hoje (já que quarta-feira vestimos rosa, né? rsrs) vou falar sobre como usar rosa em situações diferentes, desde a balada até o look de escritório, agora na primavera ou para colorir os dias mais frios, em diferentes tons e estilos.

Rosa com vermelho

A coordenação análoga (de cores vizinhas no círculo cromático) desse ano é o rosa com vermelho, e se você quer começar a usar rosa de forma elegante, criativa e estar na moda, essa é uma ótima maneira.

Eu acho essa coordenação de cores tão bonita que usei rosa com vermelho no réveillon também – e aproveitei pra pedir amor pra esse ano, mas ainda não chegou! 🙁

Usar rosa com verde

Uma coordenação de cores complementares mais injustiçada, principalmente aqui no Rio, já que tem a escola de samba Mangueira, que tem as cores rosa e verde na bandeira. Eu particularmente adoro e acho muito interessante, e criativo como a maioria das coordenações complementares, ou seja, de cores de lados opostos no círculo cromático.

Uma forma de sair do caricato é optar por tons mais suaves e opacos, como nesses looks. Como eles não chamam muito a atenção, o look parece menos colorido, e além disso, os tons não contrastam muito, e isso faz com que pareça mais harmônico.

Se essa combinação de cores parece muito ousada pra você, tente usar uma peça rosa com um acessório verde, ou vice-versa:

Usar rosa com cinza

Outra coordenação de cores que eu gosto muito e que dá super certo é usar rosa com cinza, que é uma cor neutra colorida que valoriza mais o rosa que o preto, e que você pode usar caso a sua cartela de cores não tenha preto.

Usar rosa na parte de baixo

Quando as minhas clientes querem começar a usar mais cor ou cores mais ousadas, eu sempre indico começar incluindo cor nas partes de baixo, como calças e saias, porque como a gente se comunica através do rosto, tanto os outros quanto a gente repara mais no que está mais perto do rosto, como colar, brinco e blusa, por exemplo.

Usar rosa nas peças de alfaiataria

Outra dúvida na hora de usar rosa é ficar com medo de o look ficar muito delicado, e por isso uma opção é usar rosa nas peças de alfaiataria,  já que a alfaiataria deixa os looks mais “adultos” e a cor quebra um pouco a formalidade da peça, evitando parecer uma adolescente.

O terninho (conjunto de blazer e calça) está de volta à moda, e também vale usar uma peça de alfaiataria rosa em looks mais informais!

Looks monocromáticos com rosa

Quando a gente fala em monocromático, a maioria das pessoas pensa no look total black ou total white, que são mais clássicos e neutros, mas você pode usar rosa pra fazer um look monocromático também, independente do seu estilo.

Eu costumo falar para todas as minhas clientes da consultoria de estilo (presencial aqui no RJ ou online) que uma peça sozinha ou uma cor sozinha não tem poder absoluto num look, mas sim o resultado total. Rosa é uma cor delicada? Sim, mas fica menos delicada numa peça mais “masculina”, como uma calça ou um blazer por exemplo, ou numa estampa mais clássica. Então, se você gosta da cor, vale investir, considerando sempre o look total e a mensagem que você quer passar.

Se você acha que não consegue fazer isso sozinha, me manda um email que eu te ajudo!

 

 

 

Facebook Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *