icone-site-vestindo-autoestima
como usar cinto

Como usar cinto pra deixar o look mais interessante

A maioria das minhas clientes da consultoria de estilo não tem muito cinto, e as que tem, não usam por não saberem como usar, ou por acharem que o cinto é apenas um acessório funcional, pra não deixar a calça cair.

Como semana passada eu atendi uma cliente aqui no Rio de Janeiro que adora cintos, no dia de montagem de looks eu pude fazer ela ver o cinto como um acessório que cria interessância no look e efeitos na silhueta, e vou mostrar pra você como usar cinto pode beneficiar o seu estilo!

Como usar cinto por cima da roupa

Pra começar, uma tendência fortíssima nesse inverno, que eu já mostrei nesse texto aqui. Vai lá ler pra você encontrar inspirações pra usar cinto em cima do tricô, do blazer, do cardigã e até de casacos mais pesados, e deixar a sua silhueta mais marcada sem passar frio!

Como usar cinto largo

O cinto largo não é uma unanimidade, e é o tipo de acessório que tem vários pontos a observar, e dependendo da repercussão desse texto, eu posso fazer um só sobre como usar cinto largo. Me conta se você gostaria de ler? Por enquanto, vamos ver como usar cinto largo na cintura e no quadril.

Como usar cinto largo na cintura

Com essa cliente, montamos um look com o cinto largo por cima da camisa, marcando a cintura e prendendo a echarpe, que é um truque de estilo muito usado para alongar a silhueta e acinturar o look ao mesmo tempo.

Esse cinto da minha cliente tem elástico, assim como a maioria dos cintos largos, e por isso, quem tem gordurinha sobrando nessa região precisa ficar atenta ao resultado final, já que esse modelo aperta mais que os outros, e pode prejudicar a silhueta!

Você pode usar cinto largo com tudo: Com calça, com saia, com vestido, com macacão… A dica é pensar no resultado que você quer na silhueta, já que o cinto largo pode quebrar a silhueta se for de uma cor muito diferente do look (principalmente em mulheres baixinhas), e aumentar visualmente a área da barriga e quadris, além de evidenciar seios grandes.

Mas, quem me acompanha sabe que não existe certo e errado e nem nada proibido. Você só precisa saber como usar cinto largo sem quebrar a silhueta ou evidenciar barriga, seios grandes e quadris largos, se essas características te incomodarem. Nesse caso, o ideal é optar por um cinto de cor próxima à da peça de baixo.

E se você é ainda mais ousada, pode comprar um cinto largo mais diferentão, com mais pontos de interessância, e que vão chamar ainda mais a atenção!!

Como usar cinto largo no quadril

O cinto largo no quadril é muito usado com vestidos mais justos, mas também pode ser usado com calças de cintura baixa (que estão na moda e eu falei aqui), e é uma boa opção para cinco tipos de pessoa:

  • Quem tem os seios muito grandes, e não quer usar um cinto grosso na cintura porque ele aumentaria visualmente essa região;
  • Quem tem os ombros mais largos, e quer equilibrar a silhueta;
  • Quem quer destacar os quadris, ou aumentar visualmente essa região, já que a linha horizontal cria essa sensação de maior;
  • Quem tem o tronco mais curto, e usa o cinto para “deslocar” a cintura pra baixo;
  • Quem quer usar o cinto largo no quadril, independente do tipo de corpo! Gosta? Usa! 🙂

Vale dizer que os cintos fininhos no quadril também causam esses mesmos efeitos na silhueta, principalmente os coloridos e com detalhes, mas de uma forma mais discreta que os cintos largos, que ocupam mais espaço no look.

Eu já falei sobre a influência dos acessórios na silhueta nesse texto aqui.

Como usar cinto colorido

O cinto colorido é uma opção maravilhosa para acinturar, além de acrescentar interessância ao look. Com essa cliente da semana passada, usei o acessório pra deixar ela mais colorida dentro do estilo e do limite dela. Nem todo mundo é criativa tipo mix de estampas e color block!!

O primeiro look usei o cinto azul para fazer uma coordenação de cores análogas com o verde, e no segundo o cinto vermelho com o laranja da blusa.

A coordenação de cores complementares (opostas) é muito pra ela, mas também funciona, se for o seu estilo! Vem aprender a fazer essas coordenações aqui.

Você pode perceber que em ambos os looks da cliente, parece um tom sobre tom e o cinto não aparece tanto, apesar de ser de uma cor diferente, mas como eu falei, para essa cliente, especificamente, era a melhor forma de fazer, e a consultoria de estilo funciona de acordo com o estilo e as necessidades da cliente – essa é a única regra que eu não quebro nunca!

Com essa cliente que eu atendi no ano passado, o look era mais neutro, e o cinto colorido fazia uma coordenação de cores análogas com o sapato. Mostrei lá no instagram:

Mas, você também pode usar cinto colorido de uma cor completamente diferente da roupa, para acentuar o efeito acinturador e chamar ainda mais a atenção para essa área do corpo!

A ideia de todo acessório é acrescentar uma interessância a mais no look, e isso puxa instantaneamente o olhar para o ponto que ele cobre.

Por isso, seja um brinco, um colar, um cinto ou qualquer outro acessório, você precisa ficar atenta a dois pontos:

  • O acessório precisa estar em boas condições. Nada de usar cinto quebrado, ressecado, ou com algum pedaço faltando, como os cintos com pedrarias, tachas e outros elementos;
  • Que quer chamar a atenção (ou que não quer disfarçar) a parte do corpo que o acessório cobre, porque ele vai ser evidenciado com o acessório!

Como usar cinto estampado

O cinto estampado faz o mesmo efeito que o cinto colorido, mas o seu grande diferencial é poder ser usado pra fazer mix de estampas de forma mais discreta, já que ocupa menos espaço que uma peça de roupa, por exemplo.

Foi um truque que eu usei com uma cliente advogada que queria parecer mais criativa sem chocar o tribunal e ficar adequada no casual day:

Nesse texto aqui eu ensino várias dicas para fazer mix de estampas no trabalho! E pra você ver a diferença entre um look com mix de estampas e um com uma blusa lisa, peguei essas duas imagens com calça verde e cinto de oncinha no pinterest:

Como usar cinto com fivela dupla

Quando o assunto é cinto, a tendência atual é o cinto com fivela dupla, que tem um estilo Boho e ficou famoso quando a Kendal Jenner aderiu o acessório nos seus looks.

Hoje em dia você já encontra cinto com nó e laço prontos (eu mesma tenho alguns), como esse aqui embaixo que eu usei por cima do tricô, e se você quiser aderir à moda do cinto com fivela dupla, também basta procurar nas lojas!

O cinto com duas fivelas é vendido assim e uma delas é fixa e a outra é a que você vai usar pra fechar! Geralmente a fivela tem essa pegada western, que também está na moda, e por isso é usado em looks Boho! 🙂

Como o cinto com duas fivelas é diferentão, ele chama bastante a atenção, e é um acessório muito bacana pra tirar o look jeans e camiseta do básico, mas também pode deixar um look que já é mais interessante ainda mais interessante, dependendo do seu estilo!

Como usar cinto como acessório

Como falei, o cinto é um acessório, e não precisa ser usado apenas como acessório funcional, pra não deixar aquela calça cair. Como todo acessório, ele também pode (e deve!) ser usado para complementar o look, pra deixar o look mais interessante.

Veja a diferença que o cinto faz nesses dois looks que montei com a minha cliente na semana passada:

Como todo acessório, ele vai chamar a atenção pra região do corpo que cobre (logo abaixo dos seios, cintura, barriga ou quadril) e deve estar em boas condições SEMPRE!

Se você ainda não sabe se vai gostar de usar cinto e quer experimentar, compra um mais baratinho, pra valer o custo benefício caso você use poucas vezes.

Veja alguns exemplos de looks com cintos diferentes, em áreas diferentes do corpo, que foram usados como um acabamento do look:

Como usar cintos diferentes

Existem vários outros tipos de cintos que eu não citei aqui. Tem os cintos metalizados, com pedrarias, de materiais diferentes, de larguras e estilos diferentes, mas em geral, as dicas funcionam de forma igual, assim como o efeito que eles causam na silhueta.

Então, por último, mas não menos importante: Experimente, e se olhe no espelho com carinho e atenção. Veja se gosta do resultado final. Se você gostar, o look tá certo! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!