Como usar, Dress code, Tendência

Como usar a calça pantacourt

Como usar a calça pantacourt

No começo do ano passado, quando a calça Pantacourt foi apontada como tendência, parecia que não duraria mais que uma estação, mas ela continua firme e forte nas passarelas e vitrines do verão 2017, e ainda é motivo de dúvida entre muitas pessoas.

A calça pantacourt é uma calça pantalona curta, também chamada assim ou de bermudão e tem o comprimento midi, ou seja, um comprimento intermediário, que pode terminar desde logo abaixo do joelho até a canela, assim como a saia midi.

Eu escrevi um texto pro Superela (site que eu sou colunista de moda, estilo e empoderamento feminino) falando sobre isso aqui, e como o texto tem um ano e meio, vou atualizar explicando quem pode usar, como usar, e te dar inspirações e truques de estilo!

A calça pantacourt achata a silhueta?

Uma das maiores dúvidas quando falamos de calça pantacourt é sobre o efeito dela na silhueta, principalmente de quem é mais baixinha. Em defesa da peça, eu preciso dizer que nenhuma peça causa efeitos desastrosos ou milagres maravilhosos sozinha.

A calça pantacourt, assim como qualquer outra peça de comprimento intermediário, achata a silhueta sim. Mas, existem várias formas de cortar esse efeito e continuar usando a peça, se você quer incluir essa tendência ao seu guarda-roupas, mesmo que seja baixinha como eu. Eu tenho 1,56m e AMO calça pantacourt e saias midi, e até postei foto usando uma no Instagram, semana passada:

Inspirações: Como usar a pantacourt

Existem várias formas de usar a pantacourt, considerando que existem vários tipos de silhueta, demandas e estilos. No meu Pinterest tem uma pastinha específica cheia de inspirações além dessas que vou dar aqui. Me segue lá!

Pantacourt no trabalho

A calça pantacourt não é uma calça tradicional, e por isso, não é uma peça que deve ser usada no trabalho caso o dress code da empresa seja mais formal. Se for semi-formal, você pode optar por coordenar a peça com partes de cima de tecido plano (que não esticam, tipo cetim, chiffon, seda, viscose, etc), como você usaria com outras calças.

pantacourt-trabalho

Se o dress code do seu trabalho inclui casual day, ou é mais informal, você pode usar a pantacourt de acordo com o seu estilo, respeitando apenas as regras que servem para qualquer ambiente de trabalho: evite transparências e decotes muito ousados.

pantacourt-trabalho-informal

Sem achatar a silhueta

As dicas para usar a calça pantacourt sem achatar a silhueta são as mesmas que servem para a maioria das peças: Usar sapato de gáspeas baixas (tipo sapatilha e scarpin, que mostra o peito do pé até comecinho dos dedos) ou da cor da pele, e looks monocromáticos.

pantacourt-silhueta

Disfarçando o volume do quadril

A calça pantacourt tem volume, e se você tem o quadril largo e acha que deve disfarçar, esses looks monocromáticos também servem pra você. Outra opção é desviar o olhar da parte de baixo da silhueta, puxando o olhar para a parte de cima do corpo, usando peças mais coloridas, com detalhes (babados, aplicações, brilhos, texturas, etc) echarpes, lenços ou maxi colares, ou usar uma terceira peça mais alongada, cobrindo quadril e bumbum. Se for investir em peças estampadas, evite as estampas muito grandes ou de cores muito contrastantes.

pantacourt-quadril

Pantacourt no inverno

Apesar de deixar parte da perna de fora, dependendo da região que você mora e da sua sensibilidade ao frio (eu sou friorenta e morro de frio mesmo morando no Rio de Janeiro), a pantacourt pode ser uma ótima opção para sair do comum nos dias mais frios, e variar os looks – que costumam ser automaticamente formados por uma calça comprida.

pantacourt-inverno

Se você ainda não aderiu a essa tendência, ainda dá tempo!

 

Facebook Comments

2 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *