icone-site-vestindo-autoestima
brilho-de-dia

Como usar brilho (inclusive de dia)

Você não precisa esperar uma festa ou balada pra usar o brilho que usou na noite de réveillon! O brilho é o novo básico, e nesse texto eu vou ensinar como usar brilho inclusive em looks durante o dia!

E pra começar o primeiro texto do ano, vamos começar com a polêmica que sempre envolve o brilho: Afinal, pode usar brilho de dia? Vou falar sobre isso e dar outras dicas sobre como usar brilho também!

Pode usar brilho de dia?

Quem já me acompanhava antes do blog aqui no site (eu escrevo sobre moda na internet desde 2009 em vários sites <3) e me segue lá no meu instagram sabe que eu sempre fui contra regras do tipo “pode x não pode” sem um motivo, simplesmente por acharem que é feio.

Claro que no ambiente de trabalho existe regras de vestimenta e essas devem ser respeitadas (e independente da formalidade da empresa e do tipo de dress code, brilho realmente não combina com ambiente de trabalho), e existem regras que facilitam a nossa vida por harmonizarem cores e silhueta, mas são regras facilitadoras, para ajudar quem precisa ou quer aquela informação, e não no sentido de ser proibido. Exemplo: Calça reta diminui visualmente quadris largos e coxas grossas. Isso não significa que outro modelo de calça seja proibido para quem tem quadril largo e coxas grossas. Entende?

Mas, voltando ao brilho de dia. Você pode não gostar. Você pode achar brega. Pode achar feio. Mas quem gosta e quer usar, pode usar sem medo.

Como usar brilho de dia?

Começou com o metalizado (principalmente nos sapatos) e com a volta dos patches, que têm dominado as peças jeans como calças e jaquetas, e ganham a versão brilhante. (Veja como colar patches aqui). Depois as marcas começaram a vender jaquetas de paetês e blusas com detalhes brilhantes. O dourado e o prateado, que na onda dos metálicos aparecem muito nas últimas temporadas, ganham voz também no glitter.

A melhor forma de usar brilho de dia é a combinação no melhor estilo hi-lo (uma abreviatura de high low, que significa misturar uma peça cara com uma barata, ou uma peça de luxo com uma mais simples), combinando peças básicas ou minimalistas com acessórios de glitter ou uma peça brilhante.

como usar brilho de dia

Como eu trabalho com moda, o meu dress code é: Usar o que eu quiser e gostar. Quando uso brilho de dia, eu também faço no estilo hi-lo, porque é uma forma de deixar o visual jeans e camiseta menos básico.

look com brilho de dia

Uma opção para as mais básicas e discretas que querem começar 2017 ousando um pouco mais (YAAAY!!) é usar peças com brilho na parte de baixo do corpo, em calças, saias ou shorts, porque como a gente se comunica através do rosto, as pessoas sempre reparam mais nas peças que a gente usa na parte de cima, como blusas e casacos.

Com usar brilho versão saia lápis:

A saia lápis é uma peça clássica e elegante, que pode ficar mais moderna com brilhos, e se você tem uma no seu guarda-roupas, pode usar com camiseta de malha – inclusive com tênis!

como usar saia com brilho

Como usar brilho nos shorts ou legging

Nas peças esportivas também dá pra usar brilho e fazer um look hi-lo, em peças como o shorts ou a legging.

como usar brilho durante o dia

O glitter está de volta

Quem acompanha as semanas de moda internacionais e nacionais, já percebeu que o glitter tem sido um destaque nas coleções de moda e nas coleções de marcas como a Dolce & Gabbana.

roupa com glitter

Nas ruas, a tendência também tem ganhado muita força, mas especialmente nos acessórios, em sapatos e bolsas, além dos próprios patches.

patch de glitter nas roupas

Diferença entre glitter, lantejoula e paetê

Se você chegou nesse texto aqui querendo saber como usar brilho, talvez você queira saber que nem tudo que reluz é ouro existe diferença entre glitter, lantejoula e paetê.

As pessoas costumam confundir mais o paetê ( que é um disco liso), e a lantejoula (que é um círculo sextavasado, ou seja, tem 6 lados com relevo que a deixa com o formato de forminha).

diferença entre lantejoulas e paetês

O glitter é mais parecido com a porpurina, porque é uma partícula bem fininha. e geralmente é usado em maquiagem, mas também está nos cintos, sapatos e acessórios em geral, ocupando menos espaço no look, e colocando uma pitada de ousadia.

sapatos com glitter

Não importa como, o importante é brilhar!

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!