Como usar

Como usar blazer colorido ou estampado

Como usar blazer colorido ou estampado

Já contei aqui várias vezes que quem compra o meu curso online “Vestindo Autoestima: Como se tornar sua própria consultora de estilo” fala comigo lá no nosso grupo do Facebook, e de vez em quando alguém pede um texto ou uma dica, e uma das meninas me pediu pra falar sobre como usar blazer colorido ou estampado.

No curso eu falo muito sobre cores, e aqui eu fiz um texto especificamente falando sobre como combinar cores, mas assim como ela ainda tem dúvidas, pode ser a dúvida de mais pessoas, e então vamos lá.

Como combinar cores

Para combinar cores a nossa ferramenta sempre será o círculo cromático, que vai nos mostrar quais são as cores análogas (vizinhas), as cores complementares (opostas) e como montar um look em tríade (três cores separadas pelo mesmo número de cores entre si). Esse é o meu modelo favorito, porque além de ter mais cores (12), tem todas as tonalidades, que também ajuda a ver o contraste entre as cores: Uma cor clara contrasta mais com uma cor escura que com outra cor clara, e cores do mesmo tom não contrastam tanto.

Cores análogas x cores complementares

O círculo cromático é uma das ferramentas que eu mais uso, mas confesso que não tenho de cabeça todas as cores análogas e complementares. Sempre consulto o círculo para montar os looks das minhas clientes, porque dependendo do estilo dela, uma coordenação é mais adequada que a outra, como vou falar a seguir.

Nesse exemplo podemos ver que as cores análogas são vizinhas e as cores complementares são opostas. Eu já falei aqui que cada peça que você compra ou tem no guarda-roupas precisa render pelo menos 3 looks diferentes, e conhecer as cores é uma ótima maneira de saber se a peça vai render muitos looks ou não.

Como usar blazer colorido coordenando cores análogas

As cores análogas são mais parecidas por serem mais próximas, e contrastam menos. São ideais para montar looks mais discretos e mais elegantes. Se o blazer for colorido e você quiser montar um look com uma cor análoga, pode coordenar com a cor vizinha dele numa outra peça de roupa, no sapato ou nos acessórios, além de também coordenar o seu blazer colorido com uma peça estampada que seja de cor análoga (ou blazer colorido com uma peça lisa de uma cor análoga).

Como usar blazer colorido coordenando cores complementares

As cores complementares contrastam mais e são as melhores escolhas para looks mais criativos, ousados e informais. Aqui a regra é a mesma. Vale coordenar cores complementares em duas peças, em uma peça e um acessório ou sapato, no mesmo tom ou em tons diferentes.

Blazer colorido em cores tríades

Pra quem quer coordenar em nível avançado, é só escolher começar por uma peça de uma cor, contar 1, 2, 3, 4… casas pro lado direito e a mesma quantidade pro lado esquerdo do círculo cromático e juntar tudo, em peças lisas ou estampadas!

Eu mostrei isso lá no meu instagram ano passado, quando fiz o desafio #1calça30looks, com dicas para coordenar uma calça laranja por 30 dias sem usar cores neutras! 🙂

Blazer colorido ou estampado com base neutra

A forma mais fácil de usar blazer estampado ou colorido com uma base mais neutra, com a peça sendo o destaque do look. Vale lembrar que existem as cores neutras coloridas que combinam tão bem quanto o preto e o branco (como o cinza na última foto) e que as estampas preto e branco combinam com qualquer peça lisa de cor.

Vale a pena ver o vídeo que eu falo sobre coordenação de cores estampadas no youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=53Pzgox11M8

Mix de estampas com blazer estampado

Se o seu estilo for mais criativo, você pode usar o seu blazer estampado para fazer mix de estampas. Eu falo sobre como fazer mix de estampas aqui e também tem um texto sobre mix de estampas no trabalho.

Também vale coordenar o blazer estampado com um look monocromático por baixo, numa das cores que repete na estampa, ou numa cor análoga ou complementar a uma das cores da estampa do blazer. A base de toda coordenação de cores está em dois pilares: círculo cromático (parte técnica) e o seu estilo (o que faz sentido pra você).

Na dúvida, experimente, se olhe no espelho e veja se gosta. Se você se sentir linda e bem, o look funcionou!!

Facebook Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *