Como usar

Como combinar os acessórios

Como combinar os acessórios

Todo mundo sabe que os acessórios fazem a diferença no look, mas a maioria das pessoas têm dois problemas nesse quesito: Ou não usam porque na correria esquecem de colocar, ou têm dúvidas na hora de combinar os acessórios.

No texto de hoje eu vou responder às perguntas mais comuns que as minhas clientes da consultoria de estilo me fazem.

Pode combinar prata com dourado?

Essa é disparada a maior dúvida quando falamos de acessórios, e a resposta é SIM! Pode combinar prata com dourado, desde que isso faça sentido pra você. Eu prefiro bijuterias prateadas, e não misturo porque não gosto de nada dourado. Se eu quisesse, o meu estilo permitiria, e ia ser coerente com quem eu sou.

Algumas pessoas gostam mais de prateado, outras preferem dourado, algumas gostam de misturar e outras preferem fazer “conjuntinhos”. Esse é o grande segredo do estilo: conhecer os seus gostos, e o que faz sentido pra você. Se sentir bonita é SEMPRE mais importante que seguir as regras.

O cinto precisa combinar com o sapato?

Não precisa. Essa é uma das regras que “caíram”, mas até hoje muita gente tem essa dúvida. É importante saber que ser regra é diferente de você gostar ou não, e essa dica vale para todos os tópicos aqui. Não é uma regra combinar o cinto com o sapato, mas se você acha estranho usar cores diferentes, ou prefere usar os dois itens da mesma cor, estilo ou material, tudo bem também! 🙂

Se usar brinco grande pode usar colar grande?

Tem gente que prefere o estilo mais minimalista, e se incomoda com o colar grande “brigando” com o brinco grande. Tem gente que evita usar colar se o vestido ou a blusa tiver brilho ou estampa. Tem quem goste de usar um anel em cada dedo, várias pulseiras em cada pulso, brinco grande e colar (ou vários colares).

Quem tá certo e quem tá errado? Simples: Quem usa o que quer e gosta está certo. Quem fica com medo da opinião alheia e evita experimentar coisas novas para descobrir o que gosta está errado! 🙂

O colar precisa combinar com o formato do decote?

Com certeza você já deve ter visto por aí uma imagem que mostra que tipo de colar usar com cada tipo de decote e EU não concordo com aquelas regras. É claro que quando você usa formatos iguais, o visual fica mais harmônico, mas nem sempre a mensagem que você quer transmitir é de harmonia. Veja esse exemplo que eu dei no meu instagram (e aproveita pra me seguir):

Na primeira foto, como o colar é mais curtinho (tipo uma gargantilha), chama mais atenção pro rosto e deixa o colo mais livre, mais à mostra. Na segunda foto, o colar é mais volumoso e acompanha o formato do decote, ficando mais harmonioso e com o colo mais “preenchido”, e na terceira imagem o colar cai pra dentro do decote num truque sensual de estilo, que deixa o look sexy-sem-ser-vulgar, por fazer quem olha tentar imaginar até aonde vai o colar, que pingente tem no final, e outras coisas mais. Em breve vou fazer um texto sobre como os acessórios influenciam a silhueta. Fiquem de olho! 🙂

Como eu falei na legenda da foto no Instagram, não existe certo e errado. Existe o que você gosta mais ou menos, o que faz sentido ou não pra você e o que faz você se sentir mais bonita.

A bolsa precisa combinar com o sapato?

Não precisa, e se você quiser, existem várias formas de combinar a bolsa com o sapato além de usar a mesma cor nos dois acessórios. Eu, por exemplo, só uso bolsas de cores neutras (preta e caramelo), e isso facilita a coordenação, mesmo que eu use sapatos coloridos ou estampados (que eu adoro!!). Também vale lembrar que metalizado é neutro! Você pode ver as dicas que eu dei nesse texto aqui, falando só sobre como combinar a bolsa com o sapato.

Posso combinar acessórios de estilos diferentes?

Aqui a regra é a mesma do prateado com o dourado, ou seja, não existe regra. É claro que se você combinar um colar de pérolas com um brinco ou um anel de pérolas o seu look vai ficar mais clássico e harmonioso, mas harmonia é um conceito que varia de pessoa pra pessoa, assim como feio e bonito, sexy e vulgar, caro e barato, e etc.

Se você acha que faz sentido usar uma pulseira de couro com um colar de pérolas, tudo bem. Você também pode usar uma bolsa de palha com um sapato de couro, um brinco de pompom com um colar de prata, um brinco de coraçãozinho com um colar de sereia, um cinto metalizado com um brinco de pedra… a ideia é que faça sentido PRA VOCÊ, e que cada uma dessas peças ajudem a passar uma imagem coerente de quem você é, como essa minha cliente fez:

Mulher baixinha pode usar acessório grande?

Sim. Quem me acompanha no Instagram já deve ter visto que eu AMO maxi-colares e sabe que eu tenho 1,56m (se ainda não me segue, aproveita <3). Apesar de ser pequenininha, eu tenho a personalidade muito forte, e se eu usar acessórios delicadinhos e pequenos, vou passar a imagem de uma mulher frágil e delicada, ou seja, uma imagem contrária a quem eu sou. É muito melhor combinar os acessórios com a nossa personalidade que com o nosso corpo!

De novo, vou usar imagens da Miroslava Duma, que é diva e pequenininha como eu. Usei só imagens dela no meu texto sobre roupas PP e 34.

Outro quesito que você precisa considerar é o seu gosto pessoal e o efeito que esses acessórios causam na sua silhueta, como já falei anteriormente. Então, se você é grandona e quer usar um brinquinho de pedra, ok. Se é pequeninha e quer usar um colarzão, ok também.

Como combinar roupas estampadas com colar?

Essa pergunta veio lá do grupo do Facebook, de uma das meninas que comprou o meu curso online  “Vestindo Autoestima: Como se tornar sua própria consultora de estilo”, e vou usar duas imagens de clientes minhas para exemplificar. Nessa primeira foto, a cliente é mais discreta, e prefere que o acessório seja um complemento da roupa, só mudando a mensagem de acordo com a forma que é usado.

Essa segunda cliente é mais ousada, e usa os acessórios para colorirem o look e deixarem o look de trabalho menos “careta”, já que os acessórios chamam menos atenção e ocupam menos espaço que uma peça de roupa.

Você pode deixar o colar “escondido” na peça, usando uma cor parecida, ou deixar que ele seja o destaque do look, de acordo com o seu estilo e com o que te faz se sentir bem!

Facebook Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *