icone-site-vestindo-autoestima
combinar acessórios

Como combinar os acessórios

Todo mundo sabe que os acessórios fazem a diferença no look, mas a maioria das pessoas têm dois problemas nesse quesito: Ou não usam porque na correria esquecem de colocar, ou têm dúvidas na hora de saber como combinar os acessórios.

No texto de hoje eu vou responder às perguntas mais comuns que as minhas clientes da consultoria de estilo ou as seguidoras do instagram me fazem.

Como combinar os acessórios?

Acessório é uma coisa extra vestuário, não é algo necessário – e por isso tem esse nome. Então, quando você usa acessórios, você está falando sobre o seu estilo e personalidade, e felizmente a moda permite que a gente use de formas variadas – mesmo no trabalho.

Veja a seguir as dicas que eu separei pra te ajudar a entender como combinar os acessórios.

Pode combinar prata com dourado?

Essa é disparada a maior dúvida quando falamos de como combinar os acessórios, e a resposta é SIM! Pode combinar prata com dourado, desde que isso faça sentido pra você.

Eu prefiro bijuterias prateadas, e não misturo porque não gosto de nada dourado. Se eu quisesse, o meu estilo permitiria, e ia ser coerente com quem eu sou.

Inclusive, o dourado é o metalizado ideal para a minha cartela de coloração pessoal, já que é um metal mais quente, mas ainda assim, eu prefiro usar prateado e explico melhor nesse texto aqui!

Algumas pessoas gostam mais de prateado, outras preferem dourado, algumas gostam de misturar e outras preferem fazer “conjuntinhos”. Esse é o grande segredo do estilo: conhecer os seus gostos, e o que faz sentido pra você. Se sentir bonita é SEMPRE mais importante que seguir as regras.

O cinto precisa combinar com o sapato?

Não precisa. Essa é uma das regras que “caíram”, mas até hoje muita gente tem essa dúvida. É importante saber que ser regra é diferente de você gostar ou não, e essa dica vale para todos os tópicos aqui.

Não é uma regra combinar o cinto com o sapato, mas se você acha estranho usar cores diferentes, ou prefere usar os dois itens da mesma cor, estilo ou material, tudo bem também! 🙂

Nesse texto aqui eu dou algumas dicas sobre como usar cinto pra deixar o seu look mais interessante!

Se usar brinco grande pode usar colar grande?

Vai depender do seu estilo – mais do que da sua silhueta! (Trouxe essa informação por que tem muitas consultoras de estilo que falam que mulher pequena tem que usar acessório pequeno e mulheres grandes usam acessórios grandes e isso é apenas sobre harmonia visual e não sobre estilo).

Tem gente que:

  • prefere o estilo mais minimalista, e se incomoda com o colar grande “brigando” com o brinco grande.
  • evita usar colar se o vestido ou a blusa tiver brilho ou estampa.
  • gosta de usar um anel em cada dedo, várias pulseiras em cada pulso, brinco grande e colar (ou vários colares).

Quem tá certo e quem tá errado? Simples:

  • Para quem usa o que quer e gosta está certo.
  • Para quem fica com medo da opinião alheia e evita experimentar coisas novas para descobrir o que gosta é melhor evitar (mesmo não sendo errado)! 🙂

O colar precisa combinar com o formato do decote?

Com certeza você já deve ter visto por aí uma imagem que mostra que tipo de colar usar com cada tipo de decote e EU não concordo com aquelas regras.

É claro que quando você usa formatos iguais, o visual fica mais harmônico, mas nem sempre a mensagem que você quer transmitir é de harmonia.

Veja esse exemplo que eu dei no meu instagram (e aproveita pra me seguir):

Observe bem:

  • No primeiro look, como o colar é mais curtinho (tipo uma gargantilha), chama mais atenção pro rosto e deixa o colo mais livre, mais à mostra.
  • Na segunda foto, o colar é mais volumoso e acompanha o formato do decote, ficando mais harmonioso e com o colo mais “preenchido”.
  • Na terceira imagem o colar cai pra dentro do decote num truque sensual de estilo, que deixa o look sexy-sem-ser-vulgar, por fazer quem olha tentar imaginar até aonde vai o colar, que pingente tem no final, e outras coisas mais.

Clicando aqui você lê sobre como os acessórios influenciam a silhueta!

Como eu falei na legenda da foto no Instagram, não existe certo e errado. Tem o que você gosta mais ou menos, o que faz sentido ou não pra você e o que faz você se sentir mais bonita.

A bolsa precisa combinar com o sapato?

Não precisa, e se você quiser, existem várias formas de combinar a bolsa com o sapato além de usar a mesma cor nos dois acessórios.

Eu, por exemplo, só uso bolsas de cores neutras (preta e caramelo), e isso facilita a coordenação, mesmo que eu use sapatos coloridos ou estampados (que eu adoro!!). E também vale lembrar que metalizado é neutro!

Você pode ver as dicas que eu dei nesse texto aqui, falando só sobre como combinar a bolsa com o sapato.

Posso combinar acessórios de estilos diferentes?

Aqui a regra é a mesma do prateado com o dourado, ou seja, não existe regra. Precisa é fazer sentido pra você!

É claro que se você combinar um colar de pérolas com um brinco ou um anel de pérolas o seu look vai ficar mais clássico e harmonioso, mas harmonia é um conceito que varia de pessoa pra pessoa, assim como feio e bonito, sexy e vulgar, caro e barato, e etc.

Se você acha que faz sentido usar uma pulseira de couro com um colar de pérolas, tudo bem.

Você também pode usar uma bolsa de palha com um sapato de couro, um brinco de pompom com um colar de prata, um brinco de coraçãozinho com um colar de sereia, um cinto metalizado com um brinco de pedra…

A ideia é que faça sentido PRA VOCÊ, e que cada uma dessas peças ajudem a passar uma imagem coerente de quem você é, como essa minha cliente fez:

Mulher baixinha pode usar acessório grande?

Sim. Quem me acompanha no Instagram já deve ter visto que eu AMO maxi-colares e sabe que eu tenho 1,56m (se ainda não me segue, aproveita <3).

Apesar de ser pequenininha, eu tenho a personalidade muito forte (ariana, né?rs). Então, se eu usar acessórios delicadinhos e pequenos, vou passar a imagem de uma mulher frágil e delicada, ou seja, uma imagem contrária a quem eu sou.

É muito melhor combinar os acessórios com a nossa personalidade que com o nosso corpo! Inclusive falei sobre isso nesse texto aqui, que explica que não precisamos escolher o acessório pelo tipo de corpo!

De novo, vou usar imagens da Miroslava Duma, que é diva e pequenininha como eu. Usei só imagens dela no meu texto sobre roupas PP e 34.

Outro quesito que você precisa considerar é o seu gosto pessoal e o efeito que esses acessórios causam na sua silhueta, como já falei anteriormente.

Então, se você é grandona e quer usar um brinquinho de pedra, ok. Se é pequeninha e quer usar um colarzão, ok também.

Como combinar roupas estampadas com colar?

Essa pergunta veio lá do grupo do Facebook, de uma das meninas que comprou o meu curso online  “Vestindo Autoestima: Como se tornar sua própria consultora de estilo”, e vou usar duas imagens de clientes minhas para exemplificar.

Nessa primeira foto, a cliente é mais discreta, e prefere que o acessório seja um complemento da roupa, só mudando a mensagem de acordo com a forma que é usado.

Essa segunda cliente é mais ousada, e usa os acessórios para colorirem o look e deixarem o look de trabalho menos “careta”, já que os acessórios chamam menos atenção e ocupam menos espaço que uma peça de roupa.

Você pode deixar o colar “escondido” na peça, usando uma cor parecida, ou deixar que ele seja o destaque do look, de acordo com o seu estilo e com o que te faz se sentir bem!

Espero que eu tenha esclarecido as dúvidas de vocês sobre como combinar os acessórios! Se deixei de falar sobre alguma coisa, comenta aí – e se precisar da minha ajuda profissional, entra em contato comigo por aqui pra saber como a consultoria de estilo pode te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!