Como usar

Blazer é um bom investimento?

Blazer é um bom investimento?

Se você acompanha o meu trabalho já sabe que eu sou totalmente contra a lista de peças que toda mulher tem que ter, e que também não incentivo ninguém a comprar nada que esteja na moda (ou só porque é um clássico) sem saber o estilo e as prioridades dessa pessoa.

O que serve pra mim, não serve pra você. O que é bonito pra mim, é feio pra você. O que é adequado pra mim, é incoerente pra você. E não tem nada de errado nisso, muito pelo contrário!!! É maravilhoso ter pessoas com essas diferenças todas na vida!

Mas, esses dias uma das meninas que comprou o meu curso online  “Vestindo Autoestima: Como se tornar sua própria consultora de estilo” perguntou no nosso grupo do Facebook em que peça ela deveria investir, que peça ela poderia pagar mais caro, e essa pergunta virou esse texto aqui.

O blazer é uma peça formal?

Sim. O blazer é uma peça mais formal que outros casacos e jaquetas que você pode usar, mas como você não vai sair só de blazer por aí, o que vai dizer se o look é formal ou não é a forma como você vai coordenar o blazer, com que peças vai usar. Eu falei sobre isso no texto que mostrei como cada estilo universal usa as peças clássicas, e apesar de o blazer também estar lá, achei que valia a pena fazer um texto só sobre ele.

No começo do mês eu fiz um texto explicando como usar blazer colorido ou estampado, e mostrei que ele fica bem tanto em looks mais formais, de trabalho, quanto para levantar um look mais casual, e combina com todos os 7 estilos universais, como vou mostrar a seguir.

Blazer ideal pro estilo clássico/tradicional

Quem tem o estilo mais clássico / tradicional vai evitar modelagens diferentes, estampas e tecidos da moda e cores coloridas, mesmo sem precisar obedecer um dress code prifissional.

Blazer ideal pro estilo criativo

Quem tem o estilo criativo não precisa torcer o nariz para o blazer. É só coordenar ele do seu jeito e deixar a peça mais moderna. Vale fazer mix de estampas, coordenar com tênis ou peças esportivas, coordenar cores complementares (que contrastam mais e são mais informais) e até em tríade!!!

Blazer ideal pro estilo elegante

Quem tem o estilo elegante pode usar o blazer até mesmo nas horas de lazer e nos seus looks mais informais, seja numa coordenação de cores neutras coloridas, em um look monocromático ou de cores análogas ou fazendo uma coordenação mais interessante.

Blazer ideal pro estilo esportivo/natural

Esse é o estilo de quem quer se sentir confortável e despojada, e apesar de o blazer ser uma peça mais social, a forma de coordenar a peça é que diz se o look é formal ou não. Então, use com legging, tênis, e peças de tecidos mais informais, como jeans, malha e moletom, por exemplo.

Blazer ideal pro estilo moderno/dramático

Quem tem o estilo moderno / dramático (ou prioridade impacto arquitetura) está mais “preocupada” com as formas das peças do que com as formas do corpo. Gosta de peças estruturadas, com designes diferentes, assimetrias e volumes, e se tiverem que usar um blazer comum (por causa do dress code, por exemplo), pode combinar com acessórios mais interessantes ou diferentões. Parece que está sempre vestida pra ir pro palco!!

Blazer ideal pro estilo romântico

Quem tem o estilo romântico pode usar o blazer mais “clichê”, com estampas florais, ou pode usar um blazer mais clássico com elementos românticos, como o laço e a renda, para dar uma “quebrada” na delicadeza, principalmente no ambiente de trabalho, onde não é o lugar ideal para demonstrar fragilidade. Dica: Para o ambiente de trabalho, sempre é melhor usar o floral escuro!

Blazer ideal pro estilo sexy

Atualmente eu estou atendendo duas clientes da consultoria de estilo aqui no Rio que têm a prioridade de alma sexy, ou seja, querem causar um impacto sensual em qualquer situação, momento ou lugar. Aqui a ideia é valorizar o corpo, chamar a atenção de forma sexy.

Blazer é um bom investimento?

Apesar de eu ter mostrado que a mulher de todos os estilos consegue usar um blazer de uma forma diferente, e que existem vários tipos de tecido, cor, modelagem, estampa e modelo de blazer diferentes, para agradar as mulheres de todos os tipos, um blazer só será um bom investimento SE VOCÊ FOR USAR!

Não vale comprar um blazer só pra dizer que tem, ou pra esperar por uma situação para usá-lo! Ao contrário do que diz a Carrie Bradshaw, não vale “investir” o seu dinheiro em roupas!

Eu sei que isso não é uma resposta. Mas infelizmente, sem saber quem está me lendo, eu não posso dar uma resposta definitiva. Se uma cliente me perguntar isso, eu vou dizer sem dúvida SIM ou NÃO, mas sem te conhecer, conhecer seu estilo, sua rotina e suas prioridades, tudo que posso fazer é te fazer pensar a respeito! Coisa meio de consultora de estilo, meio de psicóloga! 🙂

Devo pagar caro por um blazer?

Desconsiderando o fato de que caro e barato é um conceito muito pessoal, agora vou tentar responder à pergunta dela.

Se você encontrar um blazer bonito, bem feito, que seja a sua cara, e por um preço maravilhoso, não deixe de comprar só porque é barato. Nem sempre o que é caro é bom e o que é barato é ruim, mas se você quiser que a peça dure bastante e que você não precise substituí-la tão cedo por outra porque deu bolinha, esgarçou ou o tecido “acabou”, vale a pena pagar um pouco mais caro sim.

Eu falo mais sobre isso no texto que ensino a calcular o custo benefício das peças.

 

Facebook Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *