icone-site-vestindo-autoestima
o-blazer-nao-transmite-autoridade

Blazer não transmite autoridade

Quem me segue no instagram sabe que eu sou completamente contra qualquer generalização ou regra que pareça que qualquer coisa seja uma verdade absoluta, e ao contrário do que muita gente fala por aí, blazer não transmite autoridade.

O blazer é uma peça única, que vai ser usada com outras peças, e essa mistura de peças pode resultar em mensagens diferentes. Além disso, existe blazer de cores, modelos, comprimentos, estilos e tecidos diferentes, e só o fato de ser um blazer não é suficiente para transmitir uma mensagem única com todas essas variações.

Esse texto, assim como todo o meu trabalho na internet (aqui no blog e lá no instagram) como consultora de estilo é para te fazer pensar antes de acreditar em fórmulas prontas e entender porque algumas coisas não funcionam pra você ou não fazem sentido. Vem comigo!

Que tipo de blazer não transmite autoridade?

Mostrar que tipo de blazer não transmite autoridade não é tão simples assim, porque precisamos pensar no contexto / look inteiro, mas vou usar essas fotos de uma cliente que eu atendi na consultoria de estilo presencial aqui no Rio de Janeiro como exemplo:

Nos dois looks ela está usando o mesmo blazer, e fizemos esse exercício na etapa de montagem de looks pra ela aprender a versatilizar as peças. No primeiro look, para o trabalho, ela vai usar o blazer com salto alto, calça e camisa de tecido plano, para ter mais formalidade, enquanto no segundo look, ela vai pro lazer com tênis, shorts jeans e camiseta de malha.

Notem que o blazer não transmite autoridade no segundo look, porque as outras peças que ela usou junto com o blazer cortam essa mensagem, que é transmitida apenas no resultado final do look, ou seja, o blazer não transmite autoridade sozinho.

O que avaliar num blazer para transmitir autoridade?

A autoridade e o poder do blazer estão tanto no fato de ser uma peça vinda do guarda-roupas masculino quanto em elementos e características que transmitem mais formalidade. Então, além de pensar nas peças que você vai usar junto com o blazer, vale a pena avaliar:

  • O tecido do blazer (o tecido plano e mais estruturado é mais formal que a malha e tecidos mais fluidos)
  • A cor dele (as cores mais neutras e escuras são mais formais que cores claras e/ou coloridas)
  • A modelagem (o modelo mais tradicional, parecido com o blazer masculino, transmite mensagem de autoridade com mais facilidade que os modelos mais modernos, como o blazer cropped, que está na moda atualmente, por exemplo)
  • O caimento

Nessas minhas fotos abaixo, com um blazer de linho claro e peças mais informais fica fácil de entender esses itens acima, que são potencializados por estarem todos juntos, porque a minha intenção não era transmitir autoridade.

Pra você entender essa lógica, pense no conceito de “sexy sem ser vulgar”: pra quebrar a mensagem de sensualidade de uma peça, como uma saia justa e curta, por exemplo, a mulher usa uma camisa de manga sem decote. Pode ser um vestido curto mais largo, ou uma blusa curta, justa e decotada com uma calça comprida com modelagem mais ampla.

Em todos esses casos, a gente está misturando peças com mensagens opostas, para diminuir o impacto dessa mensagem. Por isso que o blazer não transmite autoridade sozinho, e sim dentro de um contexto.

O blazer pode transmitir outras mensagens?

Com um monte de gente falando sobre arquétipos (e muita gente falando besteira sobre o assunto), eu já falei aqui sobre governante sem blazer, ou seja, transmitir a mensagem de autoridade sem precisar usar blazer, e vale a pena ler esse texto pra complementar essa leitura.

Você pode usar blazer para transmitir várias mensagens, independente do seu estilo. Dá pra ser sexy, criativa e até mesmo despojada usando um blazer – basta pensar nos itens que eu falei ali em cima, e misturar os elementos da maneira certa pra transmitir a mensagem que você quer.

Se você não souber como fazer, me manda uma mensagem por aqui que eu te ajudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!