icone-site-vestindo-autoestima
acessórios de acordo com o tipo de corpo

Precisa escolher os acessórios de acordo com o corpo?

Eu adoro ler artigos na internet que citam regras bizarras e se esquecem de que as pessoas são diferentes, e por isso têm gostos e estilos diferentes. Sou muito grata por ter escolhido a formação em Psicologia, que me permite trabalhar como consultora de estilo considerando a pessoa, e não as regras, e por isso eu digo para todas as minhas clientes que não precisa escolher os acessórios de acordo com o corpo, e vou explicar porque.

Quem me segue no instagram (me segue lá!) já deve ter visto que eu AMO maxi colares, e sabe que sou toda mignon, já que tenho 1,56m e visto roupas 34 e PP. Mas, a minha personalidade é forte e eu não sou nada delicada, então, colocar um brinquinho discreto e um colar fininho é super incoerente com quem eu sou, e passa uma imagem mais frágil do que a imagem que eu gostaria de transmitir.

Como escolher os acessórios de acordo com o corpo?

Como são vários acessórios e tem acessório pra várias partes do corpo, eu vou responder a essa pergunta de forma separada, falando de alguns dos acessórios de causam maior dúvida nas minhas clientes, pra você entender se precisa escolher os acessórios de acordo com o corpo ou não.

Precisa escolher os óculos de acordo com o formato do rosto?

Existem várias teorias e profissionais que dizem que os óculos precisam estar harmônicos com o formato do rosto, mas pra mim, é a mesma coisa de dizer que quem tem quadril largo tem que usar calça reta para disfarçar o quadril sem pensar que a mulher que tem o quadril largo pode simplesmente gostar dessa característica e não querer disfarçar essa parte do corpo, e sim evidenciar ou valorizar!

Então, se você tem o rosto mais redondo e não se incomoda com o formato dele e não quer que ele pareça mais anguloso, você pode sim usar um óculos redondo, como a Miley Cyrus, por exemplo:

A Olivia Wilde, que tem o rosto bem quadrado, também mostra que não quer “suavizar as linhas retas do rosto” ao usar um óculos também quadrado, ao invés do mais arredondado, que é indicado por muitas pessoas como sendo o ideal.

Então, na hora de escolher o óculos, pense no seu objetivo e na relação que você tem com os traços do seu rosto, para saber qual é o melhor pra você!

Precisa escolher os brincos de acordo com o formato do rosto?

Na consultoria de estilo, eu também dou dicas de acessórios para as minhas clientes, e na hora de escolher os brincos, eu indico os que vão ajudar ela a ver o seu rosto de forma mais positiva, porque um dos benefícios da consultoria de estilo é aumentar a autoestima das clientes.

Nesse caso, quem quer deixar o rosto mais fino, deve usar brincos mais compridos e angulosos, e quem quer que o rosto pareça mais arredondado, deve usar brincos mais volumosos e arredondados. Percebem que tem muito pouco a ver com o formato do rosto e muito mais com a sua relação com o formato do rosto?

Mulher grande usa acessórios grandes e mulher pequena usa acessórios pequenos?

Eu particularmente acho que acessório é parte de um todo que passa uma mensagem sobre quem você é, então, se você é meiguinha e delicada, mesmo que você tenha 1,80m você combina com acessórios pequenos, e o contrário também é válido.

Eu, com 1,56m e acessórios pequenininhos ia passar uma mensagem de fragilidade que é completamente incoerente com a minha força e personalidade, então, eu sempre estou com maxi colares e brincos maiores, que falam melhor de quem eu sou. Com essa cliente do Rio, que é do meu tamanho, essa fórmula também fazia mais sentido:

Outra teoria diz que as mulheres baixinhas devem usar os colares mais compridos, para alongar a silhueta, enquanto as mais altas devem optar por gargantilhas e chockers. Não é bem assim!!!! Você não escolhe a sua altura, mas pode sim escolher o tamanho, o formato e o estilo dos seus acessórios!!

Essa regra funciona sim para mudar a sua silhueta, mas não é uma regra geral e sim pra quem quer esse efeito na silhueta! Como parecer mais alta não é uma prioridade pra mim, eu uso colares curtos mesmo tendo 1,56m. Entende?

Precisa escolher as bijuterias de acordo com a temperatura da pele?

Quem já fez análise de coloração sabe que cada tipo de pele tem um tipo de bijuteria (metalizado) diferente. Quem tem a pele quente fica melhor com acessórios dourados, quem tem a pele mais fria harmoniza melhor com acessórios prateados e quem tem a pele neutra pode usar tanto dourado quanto prateado. Eu falei melhor sobre o metalizado de cada cartela de coloração pessoal nesse texto aqui e se você já sabe qual a sua, vale a pena clicar pra ler.

Mas, isso também não é uma regra! O fato de ser melhor para a coloração não significa que você tenha que parar de usar o metal que você gosta mais, principalmente se forem acessórios pequenos, que não influenciam na coloração, ou se você estiver maquiada, já que a maquiagem altera o sub-tom da pele.

Mas, se você sabe a temperatura da sua pele e quer usar os acessórios metalizados a favor da sua coloração pessoal, seja para iluminar o rosto ou para quebrar o efeito da cor de baixo (como o preto, que não tem na maioria das cartelas), o ideal é obedecer a essa regrinha com acessórios maiores.

OBS: Essa foto não significa que negras fiquem melhor de prateado e brancas de dourado, ok? Não existe uma regra que diga que a temperatura de todas as negras, brancas, mulheres de olhos claros ou escuros tenham um tipo de pele específico, ok? Só com a análise de coloração pessoal a gente descobre isso, e se você quiser saber a sua, me mande um email! 🙂

Regra da proporcionalidade física

Para quem curte uma regrinha, vale dizer que existe a chamada “regra da proporcionalidade física”, que é usar os acessórios de tamanhos proporcionais à sua silhueta. Exemplos:

  • escolher o tamanho do relógio, adequando a largura do pulso
  • mulheres de pernas grossas usarem saltos largos, enquanto os saltos finos ficam mais harmoniosos em mulheres que tem as pernas mais finas
  • mulheres pequenas parecem menores com bolsas grandes
  • colares compridos alongam a silhueta de mulheres baixinhas
  • brincos compridos afinam o rosto e o pescoço

Eu já falei aqui que não faço análise de silhueta na minha consultoria de estilo justamente por achar que o tipo de corpo não deve impedir ninguém a usar o que gosta, ou limitar o estilo de ninguém.

Consultoria de estilo é informação sobre moda e mais repertório. Quem vai escolher os acessórios que servem ou não e os que fazem sentido ou não é você!

2 comentários

  1. Amei seu comentario! Tb nao sou alta e nao tenho nada a ver com acessorios superdelicados, pq nao combinam com minha personalidade. Até que enfim alguma consultora junta a psicologia junto com o estilo da pessoa. Parabens! Aliás, salvei seu texto perfeito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!