Coloração pessoal

Quem tem a pele neutra deve usar cores quentes ou frias?

Quem tem a pele neutra deve usar cores quentes ou frias?

O serviço que eu mais faço fora da consultoria de estilo (tanto presencial aqui no Rio quanto online) é a análise de coloração pessoal, e a maioria das dúvidas vem das pessoas que tem a pele neutra. Afinal, quem tem a pele neutra deve usar cores quentes ou frias?

O que é a pele neutra?

Para falar sobre isso, é importante começar explicando que a pele neutra é o tipo de pele que não tem a temperatura como característica principal da coloração pessoal.

No texto que eu explico como entender a sua cartela de coloração pessoal, eu falo sobre as 3 características que toda cartela tem: temperatura (que pode ser quente ou fria), intensidade (intensa ou opaca) e profundidade (escura ou clara).

TODAS as cartelas tem essas três características, e isso significa que mesmo a pele neutra é quente ou fria, porque ela tem uma temperatura específica! O fato de ela ser neutra não significa que ela não tenha uma temperatura, e sim que a temperatura não é a principal característica dela!! Vou explicar melhor:

Como sabemos se a pele é neutra?

Na análise de coloração pessoal, a consultora de estilo analisa as três características da pele para definir a cartela, sendo a temperatura a primeira característica a definir, comparando como a pele reage às cores quentes e frias, e vendo qual é o melhor para a pessoa, ou seja, com que temperatura a pele dela fica mais bonita e harmônica.

Se a pele da pessoa fica melhor com as cores quentes (como a minha, por exemplo), em seguida a consultora de estilo vai comparar as cores quentes com as cores neutras, pra saber se a pele dela é quente mesmo ou se é neutra. E se a pele dela ficar melhor com as cores frias, a comparação é entre as cores frias e as neutras.

Nesse caso, ainda estamos definindo a temperatura da pele, que é quando sabemos se a pele é pura (quente ou fria) ou se é neutra. E se na comparação entre as temperaturas, a pele for neutra, ela vai ser neutra quente (cartelas de outono ou primavera, se o quente for melhor pra ela) ou neutra fria (cartelas de verão e inverno, se o frio for melhor pra ela).

Eu mostro a comparação de tons quentes e frios nessa foto, lá no instagram:

Como a cartela de coloração pessoal é definida?

O nome da cartela sempre fala sobre a característica principal da coloração pessoal, e a pessoa que tem a pele neutra pode ter a pele neutra quente e ter uma cartela de outono ou da primavera, ou uma pele neutra fria, que pode ser uma cartela de verão ou inverno. Então:

  • Se a pele for quente, a cartela vai ser de outono ou primavera, e vai ser chamada de outono puro ou primavera pura se a característica principal da cartela (e da coloração pessoal da pessoa) for a temperatura, ou seja, o fato de a pele dela ser quente. Mas, apesar de ser quente, essas cartelas também têm as outras duas características (profundidade e intensidade), sendo o outono puro uma cartela quente, opaca e escura (profunda), e a primavera pura uma cartela quente, intensa e clara.
  • Se a pele for fria, a cartela vai ser de verão ou inverno, sendo chamada de verão puro ou inverno puro se a característica principal da cartela (e da coloração pessoal da pessoa) for a temperatura, ou seja, o fato de a pele dela ser fria. E, apesar de ser fria, essas cartelas também têm as outras duas características (profundidade e intensidade), sendo o verão puro uma cartela fria, opaca e clara (suave), e o inverno puro uma cartela fria, intensa e escura (profunda).
  • Se a pele for neutra, chamamos de pele neutra quente ou de pele neutra fria (o que significa que a pele é quente ou fria, mas tem outra característica como principal), ou seja, que a intensidade ou a profundidade é a característica principal dela, e não a temperatura!

Sobre o nome de cada cartela de coloração pessoal

Como falei, o nome da cartela traz a característica principal dela, e aí, uma cartela que é quente ou fria tem o nome de PURA, e as cartelas neutras vão ter a temperatura (quente ou fria), e ter no nome de acordo com a característica, sendo a intensidade (ser intensa ou opaca) ou a profundidade (ser clara ou escura) como principal!

Assim, se a característica principal da coloração da cliente que tiver a pele neutra quente for ser uma pele mais opaca, significa que é uma cartela de outono (outono suave), e se a pele for mais intensa, que é uma cartela da primavera (primavera intensa). Do mesmo jeito, se a cartela for neutra fria, vai ser uma cartela de inverno, se for mais intensa (inverno intenso), e de verão se for mais opaca (verão suave).

Além disso, a consultora analisa a profundidade da pele, e isso fala que a cartela neutra é mais escura (profunda) ou mais clara (suave). A cartela neutra quente com característica principal sendo a profundidade vai ser outono profundo (como a minha) ou primavera clara, como a dessa cliente aqui:

View this post on Instagram

Um dos maiores mitos da análise de coloração pessoal 🎨 é achar que as pessoas que se parecem fisicamente 👩🏻👩🏻👩🏼👩🏼👩🏽👩🏽👩🏿👩🏿 têm a mesma cartela! 🙄 • • Isso é um assunto longo e merece um post lá no site, mas trouxe a foto da cliente de hoje porque expliquei pra ela uma coisa que achei interessante trazer pra cá: Mesmo ela sendo morena e tendo a pele mais escura que a minha, a cartela dela é uma das mais claras (Primavera clara) e eu tenho uma das cartelas mais escuras (Outono profundo)! 😱 Isso acontece porque a análise é do subtom da pele, e tanto peles claras quanto peles escuras podem ter profundidade! Eu vou falar sobre isso depois! ✔ • • Além disso, se tivesse uma tabela dizendo que loura do olho azul é verão suave e morena do cabelo preto é primavera pura, era só olhar a tabela, e não precisava da análise, né? 🤨😜 • • #consultoriadeestilo #personalstylist #estilo #rj #estilopessoal #vestindoautoestima #suascores #analisedecoloracaopessoal #coloraçaopessoal #vistaquemvocêé #empoderamentofeminino

A post shared by Vestindo Autoestima (@vestindoautoestima) on

Se a cartela for neutra fria e tiver a profundidade como característica principal, vai ser inverno profundo ou verão claro!

Como a profundidade também é chamada de clara (suave) e escura (profunda), é muito comum as pessoas não entenderem o conceito, e por isso eu vou fazer um texto específico explicando a profundidade.

Eu falo mais sobre cada característica das cartelas de coloração pessoal nesse texto aqui, mas enquanto o texto sobre profundidade não sai, eu tô sempre falando sobre coloração pessoal lá no instagram e mostrando foto que tiro nos atendimentos, então me segue lá!

Como definir a cartela de coloração pessoal

Eu sei que é muita informação, então vai um resuminho de como a consultora de estilo define a cartela de coloração pessoal de acordo com a temperatura, e vai te dizer se a sua pele é quente, fria, neutra quente ou neutra fria:

  • Se quente x frio = quente: cartela de outono ou primavera
  • Se quente x neutro = quente: outono puro ou primavera pura
  • Se quente x neutro = neutro: outono suave, outono profundo, primavera clara ou primavera intensa
  • Se quente x frio = frio: cartela de verão ou inverno
  • Se frio x neutro = frio: verão puro ou inverno puro
  • Se frio x neutro = neutro: verão suave, verão claro, inverno intenso ou inverno profundo

 

 

 

 

 

Facebook Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *