Coloração pessoal, Como usar

Cores quentes x Cores frias

Cores quentes x Cores frias

A cor é o elemento que mais chama a atenção em um look, e provavelmente por isso, o texto que recebe mais visualização aqui no site é o que eu conto sobre a análise de coloração pessoal, que é uma das etapas da consultoria de estilo e o serviço que eu mais faço separadamente (presencialmente aqui no Rio de Janeiro), para quem quer saber que cores mais a favorecem e como usar as cores a seu favor.

Uma das informações que a cliente recebe é se a pele dela é quente ou fria (também existe a opção de a pele ser neutra, mas isso é assunto pra outro texto), e consequentemente, se ela deve usar mais cores quentes ou mais cores frias, para que seu look fique mais harmonioso e ela fique mais bonita. Mas o que são cores quentes e cores frias?

Como são feitas as cores?

Não dá pra explicar o que são cores quentes e cores frias sem lembrar da aula de educação artística que a gente tem na escola, e fica misturando várias cores para fazer outras cores e outros tons das cores que já existem. Lembra?

Todas as cores “nascem” da mistura entre outras cores, e tudo começa com as cores primárias, que são o azul, o amarelo e o vermelho.

Quando a gente mistura vermelho e amarelo achamos o laranja, e quando misturamos o azul com o amarelo nasce o verde, e todos os tons e cores dependem das cores que você usa na mistura. Se uma cor tiver mais pigmentação azul, será uma cor fria. Se tiver mais amarelo na mistura, é uma cor quente.

No nosso amigo círculo cromático dá pra ver isso melhor:

Como a temperatura das cores influencia o visual?

Quando eu faço a análise de coloração pessoal, seja num serviço avulso ou como parte da consultoria de estilo, eu avalio o sub-tom da pele da cliente para saber se é quente, fria ou neutra. Se for quente, o ideal é que ela use tons quentes, e se o sub-tom da pele dela for frio, ela deve usar cores frias.

Você já ouviu falar que loira não pode usar amarelo? Acontece que uma mulher loira pode ter a pele mais quente e outra loira pode ter a pele mais fria, e ao mesmo tempo, existem amarelos quentes e amarelos frios (assim como todas as cores).

Na foto abaixo vemos tons diferentes do amarelo, e cada loira tem o seu tom ideal. Não é a COR que importa, e sim o TOM dela. 

Nas cartelas de coloração pessoal, que a cliente ganha após a análise, as cartelas quentes tem mais amarelo, laranja e vermelho, mas também têm cores “frias” em tons quentes. Assim:

Quem tem a pele quente, vai usar o azul, o verde, o rosa, o amarelo e o vermelho (e outras cores) em tons mais amarelados, ou seja, com mais amarelo na composição. Quem tem a pele fria, vai usar o azul, o verde, o rosa, o amarelo e o vermelho (e outras cores) em tons mais azulados, ou seja, com mais azul na composição. Assim:

Na hora de comprar uma roupa para a cliente, eu observo e ensino ela a observar se ela tem mais pigmentação amarela ou azul, para saber se a peça vai fazer ela brilhar ou se vai deixar ela apagadinha e chegar na frente dela. Se vai valorizar ou prejudicar. Se vai fazer ela se sentir bonita ou se as pessoas vão achar que ela tá doente.

Todas as cartelas têm todas as cores?

Existem cartelas que não tem alguma cor? Existem! Inclusive preto e branco, que ao contrário do que a maioria pensa, não ficam bem em todo mundo não

E aí, se a cliente quiser usar uma roupa, maquiagem ou acessório de um tom diferente do tom da pele dela, basta usar em peças longe do rosto, ou quebrando o efeito da peça com outra peça por cima, ou usando maquiagem, ou um acessório metalizado (prata para quem tem a pele fria, dourado para quem tem a pele quente e ambos para quem tem a pele neutra) para alterar o sub-tom natural da pele.

Nas cartelas abaixo, Verão Puro é uma cartela FRIA, e Primavera Pura é uma cartela QUENTE:

Você pode notar que apesar de ter as mesmas cores (azul, amarelo, verde, rosa, vermelho, roxo, cinza, marrom…) os tons é que se diferenciam. Um é mais quente, o outro mais frio. Um é mais vivo e o outro mais opaco. Mas isso também vai ficar pra outro texto!

Se você quiser saber a sua cartela de coloração pessoal, me mande um email!

 

Facebook Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *