Coloração pessoal

Como entender a minha cartela de coloração pessoal?

Como entender a minha cartela de coloração pessoal?

A análise de coloração pessoal é o serviço que eu mais faço, tanto presencial aqui no Rio quanto online pra esse mundão todo, e o meu manual tem mais de 30 páginas porque é um assunto maravilhoso e complexo, e por isso vou explicar um pouco aqui como entender a cartela!

Características da cartela de coloração pessoal

Eu sempre falo para as minhas clientes que o certo é entender as características da sua cartela de coloração pessoal, porque isso vai ajudar a achar as suas cores na arara das lojas no dia de compras, e a saber o que você já tem no guarda-roupas e precisa ser usado com truques para não prejudicar a sua beleza natural, como eu explico nesse texto aqui, falando sobre como usar o preto, que só está em 4 cartelas, se a sua cartela não tem essa cor.

Todas as 12 cartelas têm 3 características / dimensões: Temperatura, Intensidade e Profundidade. Essas 3 características são as mesmas da sua pele, e só existe uma cartela de coloração pessoal com o mesmo conjunto de características!

Temperatura da cartela de coloração pessoal

A temperatura é a primeira característica que a consultoria analisa para definir a cartela de coloração pessoal, e ela pode ser quente ou fria. Toda cartela que é quente ou fria é chamada de PURA e tem uma por estação (Primavera Pura, Verão Puro, Outono Puro e Inverno Puro) e nesse caso, a temperatura é a característica mais importante!

Também tem as cartelas neutras, que podem ser neutra-quente ou neutra fria! Ou seja, a temperatura está aqui, mas não é a característica mais importante da cartela!

Nessa foto, eu mostro a comparação na análise de coloração pessoal que fiz com uma amiga lá em Barueri – SP, sendo a primeira foto os rosas quentes, e a segunda foto os rosas frios!

Cartelas quentes e cartelas frias

Quando falamos em temperatura, as estações quentes são o Outono e a Primavera, e as estações frias são o Inverno e o Verão!

Pra identificar se a cor é quente ou fria, você precisa entender que todas as cores e seus tons diferentes têm pigmentos de cor azul e amarelo. Se a cor tem mais pigmentos azuis, ela é mais fria. Se a cor tem mais pigmentos amarelos, ela é mais quente.

Falei aqui nesse texto sobre cores quentes e frias, e tem outras informações pra você entender mais as cores também!

Intensidade da cartela de coloração pessoal

A intensidade é o mesmo que saturação dos pigmentos de cor, e por isso quanto mais saturada é a cor, mais intensa (viva e brilhante), e quanto mais a cor recebe cinza ou marrom na sua composição, mais ela fica opaca (apagadinha e menos saturada, com uma “poeirinha” na frente).

Cartelas intensas e cartelas opacas

Quando falamos em intensidade, as estações intensas são a Primavera e o Inverno, e as estações opacas são o Verão e o Outono!

Profundidade da cartela de coloração pessoal

A profundidade também é chamada de valor, e indica quanta pigmentação de preto ou de branco tem na cor: Quanto mais preto, mais profunda a cor é, independente de ela ser uma cor clara ou escura!!!

Cartelas profundas e cartelas suaves

As cartelas profundas (Outono Profundo e Inverno Profundo) também são chamadas de escuras por causa dessa característica das suas cores, e as cartelas suaves (Outono Suave e Verão Suave) também são chamadas de claras, porque têm mais pigmentação de branco.

Pra entender como funciona a profundidade, vale lembrar de quadros, quando os pintores usam luz e sombra pra deixar um objeto mais distante e dar a sensação de profundidade na pintura.

O mar também é um outro jeito de entender a influência da luz sobre as cores: Na superfície, onde tem mais incidência de luz, a cor é mais clara, e quanto mais profundas são as águas, mais escuras (menos luz).

Contraste Pessoal

Além dessas características, cada cartela de coloração pessoal tem o seu tipo de contraste, que pode ser baixo, médio ou alto, mas eu vou falar sobre isso em outro texto. Por enquanto, vê esse post do meu instagram onde eu mostro os contrastes numa análise que fiz aqui no Rio:

View this post on Instagram

Hoje teve análise de coloração pessoal e a cliente linda 💕deixou mostrar aqui a etapa da análise de contraste. ➡️ Na primeira foto, testamos o alto contraste e você pode ver que as cores chegam primeiro que ela. 🙈 ➡️ Na segunda foto, o tecido de médio contraste fica mais harmônico, mas pesa um pouco a fisionomia dela. ☹ ➡️ Na terceira foto, vemos que o baixo contraste complementa a beleza dela, com diferença de tons mais baixo, exatamente como na sua pele. 👸 . . O contraste pessoal ajuda a ver qual a melhor diferença de tons entre as peças e nas estampas, e a ideia é repetir o contraste pessoal no look, para que a roupa valorize a beleza da pessoa! 💪 . . Quem conseguir ver as diferenças me conta aqui! 😎 . . . #consultoriadeestilo #personalstylist #estilo #rj #analisedecoloracaopessoal #coloraçaopessoal #suascores #contrastepessoal #maiscorporfavor #vestindoautoestima #vistaquemvocêé #cores

A post shared by Vestindo Autoestima (@vestindoautoestima) on

 

 

 

 

Facebook Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *