icone-site-vestindo-autoestima
cartela de cores sem preto

Cartela de cores sem preto, e agora?

Eu escuto MUITO as pessoas reclamarem da cartela de cores sem preto, porque além de eu fazer a análise de coloração pessoal nas minhas clientes da consultoria de estilo (presencial aqui no RJ ou online), eu também faço a análise de coloração pessoal avulsa aqui no Rio, ou online, para quem só quer saber quais as suas melhores cores.

Eu vivo falando sobre cartela de cores sem preto lá no meu instagram, por que realmente é uma cor que as pessoas gostam e tem facilidade de usar (talvez justamente por acharem que é fácil de usar), e sempre posto looks de clientes e dicas que podem complementar esse texto, então me segue lá pra acompanhar!

Cartela de cores sem preto

Como só 5 cartelas das 12 possíveis tem preto (as 3 cartelas de Inverno, a minha, que é Outono Profundo, e Primavera Intensa), imagina a quantidade de gente que fica desesperada sem saber o que fazer com uma cartela de cores sem preto, ou seja, sem roupas pretas.

Esse é um dos maiores medos que as pessoas têm na hora de descobrir a cartela de coloração pessoal, e eu falo mais sobre isso aqui.

Agora vou te explicar por que tem tantas cartelas de coloração pessoal sem preto e o que fazer se a sua não tiver!

Preto não fica bem em todo mundo

Nesse texto aqui eu já falei que preto não fica bem em todo mundo, e justamente por isso que tem cartelas de cores sem preto. Cada cartela tem as cores que mais favorecem um tipo específico de coloração pessoal, ou seja, de pele e sub tom de pele.

Quando falo de cores que mais favorecem alguém significa as cores que iluminam, ajudam, harmonizam, destacam tudo que você tem de mais bonito, e que neutralizam, diminuem e minimizam o que a gente tem que não é tão legal assim, como olheiras, marcas de expressão, cicatrizes, manchas….

E quem já fez a análise de coloração viu que isso tudo é verdade. A pele reage melhor ou pior a um grupo de cores mesmo. A grande maioria das minhas clientes consegue ver isso nas fotos e no espelho, como mostra esse feedback que eu postei lá no instagram:

E assim como tem cartela de cores sem preto, tem cartela de cores sem branco, e você pode até descobrir que a sua cor favorita não está entre as suas melhores cores (ou nos melhores tons), e é aí que tá o pulo do gato!

Minha cartela de cores não tem preto, e agora?

A primeira coisa que você precisa saber é que descobrir que o preto não está entre as cores que te favorecem NÃO SIGNIFICA, DE JEITO NENHUM, estar proibida de usar preto.

Eu falei sobre isso nesse texto aqui de Novembro/2019, quando falei de outros medos na hora de descobrir a cartela de coloração pessoal.

Assim como tudo na consultoria de estilo, a análise de coloração pessoal é uma ferramenta que mostra o que funciona pra você, mas quem escolhe se vai usar essa ferramenta ou como usar é você, que é uma pessoa além de roupas, e pele e cores… e se você AMA preto, não deve ser uma opção pra você deixar de usar preto e nem jogar fora todas as suas roupas pretas.

Mas e então, porque fazer a análise de coloração pessoal se eu posso usar todas as cores? Você deve estar se perguntando nesse momento, né?

Cartela de coloração pessoal é ferramenta

Eu sempre digo que informação é empoderamento, e a partir do momento que você tem uma informação em mãos, cabe a você saber como usá-la a seu favor.

O que eu falo para TODAS as minhas clientes é que a primeira coisa que elas precisam é se olhar no espelho com carinho, e perceber o que elas gostam mais e o que elas gostam menos no rosto.

Eu, por exemplo, tenho bolsas enormes embaixo dos olhos. Então, eu percebo claramente que elas ficam mais suaves quando eu uso as cores da minha cartela (Outono Profundo – que tem preto, e não é, nem de longe, a minha cor favorita).

Mas, se eu usar uma cor que não está na minha cartela, a primeira coisa que eu olho no espelho são as olheiras. E se elas estiverem me incomodando, eu vou saber que é por causa da cor “errada”, e posso usar a cartela de cores a meu favor!

Além disso, vale lembrar que as cores neutras coloridas funcionam muito bem no lugar do preto, e também pode ser uma boa opção para quem não tem preto na cartela.

Como usar preto com uma cartela de cores sem preto?

Se você ama preto, você vai usar preto com uma cartela de cores sem preto de uma dessas formas:

  • Se você se olhar no espelho e se achar linda mesmo de preto (ou com qualquer outra cor fora da sua cartela)
  • Usando maquiagem, para disfarçar o sub tom de pele
  • Com algum acessório da sua coloração pessoal (maxi colar ou brinco metalizado ou colorido)
  • Colocando uma terceira peça da sua coloração pessoal por cima da roupa preta
  • Nas peças de baixo (calça, shorts, saia)

Nas fotos do dia de montagem de looks com as minhas clientes presenciais da consultoria de estilo no Rio, você vê esses exemplos explicados abaixo:

  • Blusa preta com maxi colar com as cores dela, que “chegam primeiro” no rosto, quebrando o efeito do preto no rosto para a primeira cliente;
  • Blazer quebrando o efeito da blusa preta para as outras duas;
  • Usando 3 peças com preto no look da quarta cliente, que gosta do que vê no espelho, mesmo com uma cartela de cores sem preto!

Dica extra: Use preto na intensidade da sua cartela

Outro jeito de usar preto, é usar uma peça na intensidade da sua cartela, como nessas duas fotos:

preto intenso e preto fosco

Na primeira foto, o preto é intenso, e é ideal para as cartelas de primavera que não tem preto (primavera pura e primavera clara), e na segunda foto, o preto é opaco / suave, e fica melhor pra quem tem cartelas de verão em geral e as duas cartelas de outono que também não tem preto (outono suave e outono puro).

Isso acontece porque você vai repetir uma das características da sua cartela, que é a intensidade: Quem tem cartela intensa (primaveras e invernos) usa um preto intenso e quem tem cartelas suaves / opacas (verões e outonos) usa um preto opaco / suave.

Como descobrir a cartela de coloração pessoal?

Se quiser saber a sua cartela de cores, entre em contato para fazer a sua análise de coloração pessoal (presencialmente aqui no RJ ou a análise de coloração pessoal online em qualquer lugar do mundo)!

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!