icone-site-vestindo-autoestima
branco não fica bem em todo mundo

Branco não fica bom em todo mundo

Eu já falei aqui que o preto não fica bom em todo mundo, por que é o maior medo que as pessoas têm ao descobrir a cartela de coloração pessoal, e não, o branco não fica bom em todo mundo também, e assim como o preto, não está na maioria das cartelas de coloração pessoal.

Como em Janeiro tem promoção de todas as peças que não foram vendidas no Natal e Ano Novo (especialmente os vestidos brancos que ficam paradas no guarda-roupas depois do réveillon), vale a pena ler esse texto aqui antes de ir às compras – especialmente se você já sabe que não tem branco na sua cartela.

Porque o branco não fica bom em todo mundo

Sempre que o assunto é coloração pessoal tem alguma polêmica envolvida, mas vamos lá fazer esse “trabalho sujo”: Branco não fica bom em todo mundo e não existe só um tom de branco no mundo. Então, pode ser que o branco verdadeiro (aquele tom que a gente pensa quando fala na cor branca) não esteja na sua cartela mas outro tom de branco te favoreça. Vou explicar:

Existe mais de um branco?

Pra começar, preciso dizer que apesar de só existir uma cor branca (mas com 67 tons diferentes, segundo o livro “Psicologia das cores”, quando falamos em coloração pessoal a gente fala dos tons das cores, e com o branco não é diferente.

Então, quando eu falo que o branco não fica bom em todo mundo, o ideal é descobrir que tipo de cor (tom / temperatura e intensidade) valoriza mais a sua beleza.

O branco puro (que também é chamado de branco verdadeiro ou brilhante) é um tom intenso e que contrasta muito com a maioria das cores (assim como o preto).

Por isso não está em todas as cartelas e nós, consultoras de estilo, chamamos os outros tons de branco quente e branco frio.

O branco para cada cartela

Se você já fez a sua análise de coloração pessoal, já sabe se a sua cartela tem ou não o branco, e qual o melhor tom de acordo com o seu tipo de pele, né?

Mas, eu sei que muitas consultoras não explicam a cartela e deixam as clientes com dúvidas depois do serviço. Inclusive, eu tenho um serviço específico pra explicar melhor como usar a cartela de coloração pessoal pra quem fez a análise mas continua sem saber por que o branco não fica bom em todo mundo, e um monte de coisas a mais. Se é o seu caso, me manda mensagem por aqui e vamos resolver isso!

Para complementar o texto e deixar mais fácil pra entender, anota aí qual o melhor branco para cada cartela:

Branco para quem tem a cartela Inverno

É importante dizer que muita gente quer ter cartela de inverno por que aquele tom de branco que você pensou quando leu que branco não fica bom em todo mundo está presente em todas as cartelas de inverno – que também têm preto.

O branco puro é o melhor pra quem tem cartela Inverno, porque são as cartelas com mais contraste e intensidade, e também ficam bem com preto.

Atenção: A cartela Primavera Intensa, Primavera Clara e Verão Claro também têm o branco absoluto, por serem cartelas que são claras!

Branco para quem tem a cartela Verão

Quem tem cartela Verão fica melhor com roupas brancas off-white mais acinzentado, que é um tom mais frio e mais opaco.

Branco para quem tem as cartelas Primavera e Outono

Primavera e Outono são cartelas quentes, que combinam mais com o tom off-white mais amarelado, porque é um tom mais quente do branco.

Além da temperatura, vale a pena atentar para o fato de as cartelas da Primavera serem mais intensas e as de Outono mais opacas. Lembrando que a Primavera Clara tem o branco puro e esse branco off white!

Como usar branco se essa cor não me favorecer?

A análise de coloração pessoal é uma ferramenta pra você usar e te ajudar a se sentir mais bonita sem precisar acordar mais cedo pra fazer maquiagem, por exemplo, mas em momento nenhum essa técnica é proibitiva.

Além disso, vale lembrar que quando falamos de melhores cores ou cores que não te favorecem, estamos falando das cores usadas próximas ao rosto, então, qualquer cor que não esteja na sua cartela pode ser usada na parte de baixo (como uma calça branca) ou em acessórios como cinto e sapato.

E se não tiver branco na minha cartela?

Eu vivo dizendo que a consultoria de estilo é uma forma de empoderamento porque te enche de novas informações e conhecimentos sobre o seu corpo, estilo, cores e roupas em geral, e a análise de coloração pessoal também é uma ferramenta de empoderamento.

Eu envio para todo mundo que faz a análise de coloração pessoal (presencial ou online) um manual que tem quase 50 páginas com dicas de como usar as cores da cartela e como usar as cores que você gosta e não te favorecem.

Então, se essa é uma das suas cores favoritas e você quer usar as peças do réveillon durante o ano, vale a pena dar uma lidinha nesse texto, e ver as dicas que eu dei aqui sobre como usar preto quando essa cor não está na sua cartela, porque as dicas do texto valem para qualquer cor que não te favoreça, tá?

Se você gostou de saber que branco não fica bom em todo mundo e todas essas curiosidades sobre as cores, me segue lá no instagram para mais e para conhecer melhor o meu trabalho como consultora de estilo.

2 comentários

  1. Adorei as observações, Priscila!

    Minha cartela é outono quente, e antes de descobri-la já tinha notado que eu não ficava tão bem de branco frio. Estava buscando uma informação que corroborasse minha impressão, e seu post caiu como uma luva. Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!