icone-site-vestindo-autoestima
queer-eye

Queer eye: A mudança externa ajuda na mudança interna

Eu sempre falo que consultoria de estilo é mais que roupa e que hoje, como consultora de estilo, eu me sinto muito mais psicóloga que antes, já que eu ajudo ativamente na mudança da autoestima das minhas clientes, e por isso eu estou gostando tanto da série Queer Eye, que estou vendo na Netflix.

Queer Eye

Pra quem nunca viu, Queer Eye é uma série onde 5 homens gays (que são chamados de “os 5 fabulosos”) transformam 5 áreas da vida dos participantes (em geral homens héteros) para que eles se sintam mais seguros e tenham mais autoestima:

  • Antoni Porowski:  Fala de culinária e ensina os participantes a cozinharem de pratos simples aos mais sofisticados, tanto para receberem alguém quanto para se virarem sozinhos;
  • Bobby Berk: Cuida da decoração da casa ou do espaço que o participante quer transformar;
  • Karamo Brown: Fala de cultura e é estilo “paizão”, dando conselhos e ajudando na parte moral dos participantes;
  • Jonathan Van Ness: Cuida da parte estética, ensinando os participantes a cuidarem dos cabelos e da pele;
  • Tan France: Ajuda a transformar o estilo dos participantes, comprando novas roupas e ensinando como se vestir de acordo com o tipo de corpo e rotina.

Na foto abaixo: Jonathan, Bobby, Antoni, Tan e Karamo. Ainda não decidi de qual deles gosto mais! <3

Eu comecei a ver  porque faz parte do meu trabalho como consultora de estilo estar sempre estudando, e como eu atendo homens com alguma frequência, e sabia que essa série me ajudaria a entender um pouco mais não só de moda masculina, mas a entender o universo masculino em geral, mas eu me apaixonei por esses cinco homens e pelo trabalho que eles fazem, e não tem um episódio que eu consiga ver sem me emocionar.

A mudança externa ajuda na mudança interna

Como psicóloga eu sei o quanto pode ser difícil e demorada uma mudança interna, já que mexe com várias coisas que podem ser difíceis de lidar, como a forma como a gente se vê, os nossos medos e as nossas expectativas, e por isso eu acredito de verdade que o nome “Vestindo autoestima” que eu escolhi pra falar do meu trabalho como consultora de estilo foi muito assertivo, já que essa mudança externa na forma como os meus clientes se vestem muda a forma como eles se veem, se sentem e se relacionam com o mundo.

Muitas vezes a consultoria de estilo é conhecida por programas de TV como o “Esquadrão da Moda”, e por isso existe tanto preconceito e mitos, e seria uma realidade muito diferente se as pessoas entendessem a consultoria de estilo como o trabalho do Tan France em Queer Eye.

Por não ser uma série de moda e estilo, Queer Eye não foca apenas na mudança externa das roupas do participante, e sim na mudança externa realizada no seu visual completo (contando com a parte de estética feita pelo maravilhoso e divertido do Jonathan) e da sua casa, mas é muito visível e mostrado o quanto os participantes mudam de atitude e tem a autoestima melhorada quando essas 5 áreas são mudadas, e o quanto isso impacta na vida deles. E os participantes SEMPRE comentam de como a forma de se vestir diferente ajudam eles a se sentirem mais seguros e a se gostarem mais.

Os feedbacks que eu recebo dos meus clientes falam muito pouco sobre roupa e muito mais sobre como eles estão se sentindo e sobre autoestima, e eu ia esperar acabar de assistir as duas temporadas inteiras para indicar aqui, mas a ansiedade não deixou eu esperar. Esse pode ser o empurrãozinho que você precisava para cuidar mais de você, para deixar que a mudança externa te ajude na mudança interna!

E como disse o Jonathan no episódio que eu vi no domingo “às vezes quando as pessoas têm dificuldade de mudar por dentro, fazer uma mudança por fora ajuda, porque quando você muda a aparência você se enxerga diferente. Isso te inspira a batalhar um pouco mais, porque você se sente um pouco mais você!”.

Queer Eye no Japão

Apesar de ter escrito esse texto em 2018, em Março de 2020 eu voltei pra atualizar aqui e dizer que a temporada que o Queer Eye gravou no Japão é linda, cheia de informações culturais interessantes e episódios muito emocionantes.

O Japão é o único lugar no mundo todo (fora do Brasil) que eu quero conhecer, e a série só me deixou mais apaixonada ainda! Olha esse trailer:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!